Fofos no interior, de côdea estaladiça, ainda quente, os pães de queijo são ótimos para comer simples ou com manteiga. Feita a massa, pode congelar as bolinhas cruas para as levar ao forno mais tarde.
Por cá, os ovos de chocolate, os folares, as amêndoas, a aletria e o arroz-doce são alguns dos doces mais típicos da quadra pascal mas, noutras partes do mundo, são outras as especialidades gastronómicas a fazer salivar os milhões que celebram esta festa religiosa.
É uma das tendências que tem vindo a conquistar um crescente número de adeptos ultimamente. Nada melhor do que um néctar rico, com alguma acidez mas também algum açúcar, para finalizar uma refeição em beleza ou para sublimar uma pausa de doçura pascal.
Como esta é, por norma, uma carne com alguma gordura, este prato deve ser idealmente harmonizado com néctares marcados por uma acidez mais alta, com uma estrutura forte e com os taninos vincados. A maridagem com brancos nacionais não é, no entanto, de excluir.
A manteiga de amendoim é uma poderosa aliada da cozinha simples. Saiba que pode preparar dos bolos de caneca até ao “sushi” disfarçado de banana usando como ingrediente base o amendoim torrado ou cozido.
“Não precisa de viajar até à Madeira para desfrutar de um bolo do caco acabado de fazer, ainda quentinho, pronto para receber uma camada de manteiga ou hambúrguer”. Subscrevemos as palavras do chef Rui Ribeiro, do blogue “Faz & Come”.
Com o seu novo livro “A Cozinha Low Carb da Alê”, Alessandra Losacco apresenta um desafio aos leitores: que se inspirem na sua história de vida e empreendam um caminho de mudança. As muitas receitas que compõem a obra (publicamos algumas delas) mantêm o registo que conhecemos à autora: cozinha para
São muitos os doces que se podem preparar sem estes dois ingredientes. Dos mais simples e económicos aos mais exigentes elaborados, não faltam propostas irresistíveis, como pode ver de seguida. Se anda com vontade de ir para a cozinha, experimente estas receitas.
Mesmo quando o estado do tempo se mostra menos disposto a sorrir-nos, há que celebrar a chegada de uma nova estação. A primavera também é um estado de espírito em jeito de boa comida, belos tons e reconfortantes sabores. Isso mesmo nos traz Inês Gens Mendes nestas 6 receitas com a promessa de brilha
No dia em que chega a primavera, 20 de março, comemora-se também o Dia Mundial da Felicidade. Conheça alimentos que nos fazem sentir mais felizes, e umas receitas para colocar um sorriso no rosto.
Rui Marques, autor do blogue A Pitada do Pai, “cozinhou-nos” um novo livro, chamou-lhe “Estou Farto de Cozinhar…E Agora?” e apresenta-o como um manual para quem procura cozinha simples, mas nem por isso menos apetitosa. Rui partilha connosco seis entre as 60 receitas do título agora lançado.
Uns bolinhos de salmão com batata-doce, uma lasanha de bacalhau e nuggets de frango caseiros estão entre as oito receitas que selecionámos para o seu fim de semana. Não faltam sobremesas que aproveitam aquelas sobras de alimentos que encontra no frigorífico e despensa.
Um prato de massas que não dispensa a carne de frango, umas chamuças vegetarianas e o multifacetado atum estão entre os protagonistas das oito receitas que selecionámos.
Prepare uma refeição de Dia dos Namorados ultra saborosa sem passar horas na cozinha, deixando tempo livre para usufruir da companhia da sua cara-metade.
Em 2007, uma bloguer italiana, Sara Rosso, fã deste creme de chocolate com avelã, cacau e leite, nascido em 1963 (embora com antecedentes em 1946), lançou uma campanha de divulgação de receitas gulosas. A moda pegou e, atualmente, a Nutella tem direito a um dia de celebração mundial, o 5 de fevereir
Quando nos chega às mãos uma garrafa de Porto não é só vinho que recebemos, mas também a alma da região onde foi produzido. Um néctar que pode estagiar décadas até ao momento de consumo. Uma preciosidade que há que saber cuidar e beber. Ficam algumas regras essenciais.
Sobraram-lhe cascas de maçã? Tem uma embalagem de tortilhas na despensa? Saiba que o caminho para snacks viciantes se faz com pouquíssimos ingredientes e o calor do forno.
Não é para todos mas são muitos os apreciadores de comida forte e apaladada. Algumas confeções gastronómicas globais são preparadas com uma quantidade de malaguetas e de pimentas tão grande que deixam qualquer um de boca aberta.
Sem comprometer o sabor, apresentamos-lhe receitas pouco calóricas, embora ricas na diversidade de ingredientes. Acompanhamentos, pratos principais e sobremesas que nos dão prova de que na cozinha há vida para lá do consumo de proteína animal.
Para os longos dias dentro de casa, juntar a família à volta de uma atividade é garantia de diversão. Está na altura de puxar pelos tachos e panelas. O melhor entretenimento pode estar à distância de receitas simples para miúdos e graúdos fazerem em conjunto. Bom apetite!
O Dia Internacional do Obrigado tem como principal objetivo o simples agradecimento a quem nos faz feliz e é importante nas nossas vidas e dia a dia. Vamos celebrá-lo com três receitas que vai adorar.