Quando nos chega às mãos uma garrafa de Porto não é só vinho que recebemos, mas também a alma da região onde foi produzido. Um néctar que pode estagiar décadas até ao momento de consumo. Uma preciosidade que há que saber cuidar e beber. Ficam algumas regras essenciais.
Sobraram-lhe cascas de maçã? Tem uma embalagem de tortilhas na despensa? Saiba que o caminho para snacks viciantes se faz com pouquíssimos ingredientes e o calor do forno.
Não é para todos mas são muitos os apreciadores de comida forte e apaladada. Algumas confeções gastronómicas globais são preparadas com uma quantidade de malaguetas e de pimentas tão grande que deixam qualquer um de boca aberta.
Sem comprometer o sabor, apresentamos-lhe receitas pouco calóricas, embora ricas na diversidade de ingredientes. Acompanhamentos, pratos principais e sobremesas que nos dão prova de que na cozinha há vida para lá do consumo de proteína animal.
Para os longos dias dentro de casa, juntar a família à volta de uma atividade é garantia de diversão. Está na altura de puxar pelos tachos e panelas. O melhor entretenimento pode estar à distância de receitas simples para miúdos e graúdos fazerem em conjunto. Bom apetite!
O Dia Internacional do Obrigado tem como principal objetivo o simples agradecimento a quem nos faz feliz e é importante nas nossas vidas e dia a dia. Vamos celebrá-lo com três receitas que vai adorar.
Se vai entrar em 2022 em casa e pretende deliciar-se com propostas originais e criativas, ainda que simples e muito fáceis de preparar, não precisa de pensar muito mais. Para todos os gostos e paladares, estas são as receitas que vão fazer a diferença este réveillon.
Por causa da pandemia e do teletrabalho obrigatório, são muitos os portugueses que se veem na contingência de ter de voltar a confecionar grande parte das refeições. Para lhe facilitar a vida, selecionámos uma série de propostas irresistíveis, simples e nutritivas.
Nos encontros familiares e nos convívios gastronómicos com amigos, por norma, nunca há só uma, pelo que acabamos por provar um pedaço de cada. Para sublimar todos esses doces, nada melhor do que um néctar rico, com alguma acidez mas também algum açúcar.
Em 1999, o mundo conhecia o gin Hendrick's e, com ele, uma história que nos embrenha na verdejante Escócia do século XIX, num período fascinante, a época vitoriana. Uma narrativa que envolve rigor para encontrar um equilíbro de sabores inusitado, complexo, embora suave e subtil. Mas também o de uma
Bolinhas de maçã, uma mistura para cacau quente e umas papas de aveia com chocolate. Um trio de miminhos saudáveis para oferecer em frasco este Natal. Propostas de Sara Oliveira, naturopata, autora do blogue “Nem Acredito que é Saudável”.
Confecionada com as sobras de bacalhau da Consoada, esta receita tradicional minhota tem, nos dias de hoje, apreciadores em todas as regiões do país. As couves, as batatase os alhos são, a par do azeite e do vinagre, outros dos ingredientes deste popular prato português.
Nalgumas regiões do país, suplanta o bacalhau nas celebrações natalícias mas, na realidade, é consumido em todo o território nacional durante todo o ano. Apesar de ser mais servido com brancos, também pode ser harmonizado com tintos e até com rosés.
Natal é sinónimo de família à volta da mesa, seja de que dimensão ou que tradições queiramos destacar. É a altura do ano em que matamos saudades de alguns pratos que só se confecionam nesta altura. Também lançamos mãos à obra noutros pratos, criados especialmente para a ocasião.
Por ter pouca gordura, é uma carne muito apreciada. Na maioria das vezes, é temperada com limão e/ou laranja, citrinos que pedem, depois, néctares com alguma acidez. Se não sabe o(s) que há de servir, aceite as nossas sugestões de harmonização e delicie-se.
Cozido com couves, assado no forno, frito em azeite ou numa das muitas receitas tradicionais existentes, o fiel amigo é uma presença constante na mesa dos portugueses ao longo de todo o ano. E, harmonizado com estes néctares nacionais, sabe ainda melhor.
As broas fazem parte das nossas melhores memórias de mesa de Natal. Para quem gosta de manter a tradição das receitas caseiras, ficam estas quatro gulosas sugestões.
Porque o valor de uma prenda também está na nossa entrega a quem mais gostamos, deixamos-lhe sugestões de sabor caseiro. Bolachinhas, compotas e chutney para preparar com amor e embrulhar com carinho.
Com o inverno à porta, há que pensar em receitas que confortem corpo e alma. Isto, sem esquecer um dos objetivos da cozinha do dia a dia, a facilidade e rapidez. Deixamos-lhe seis sugestões.
Quantas vezes já lhe aconteceu calcular em excesso a quantidade de arroz que coze? Para o aproveitar em receitas criativas, aceite as sugestões que aqui lhe deixamos.
Bacalhau com natas, lombo com castanhas e batata-doce com alheira estão entre as receitas que reunimos como sugestão para uma semana que se avizinha fria. Não falta um empadão de carne com chouriço e um esparguete com vegetais.
Todos guardamos memórias reconfortantes de lanches de infância com queques e bolos de arroz, a acompanhar o copo de leite. Para recuperarmos este nosso património pasteleiro, deixamos-lhe as receitas de uma nutricionista e dois chefes de cozinha.