Sara Oliveira, naturopata, deixa-nos um desafio diário no seu blogue, Nem Acredito que é saudável: "E se pudéssemos juntar o que faz bem com o que sabe bem?".

As três receitas com castanhas que nos traz preenchem estes requisitos. Comecemos por uma Mousse vegan de castanhas, explicada pela sua autora, Sara Oliveira."Começamos por preparar um puré de castanhas, adoçado com tâmaras, ao qual juntamos a minha base preferida para mousses sem ovos e sem lácteos: o tofu sedoso".

"O resultado é uma mousse cremosa, com um sabor fantástico a castanhas, rica em proteínas e uma percentagem baixíssima de gordura. Para adoçar a mousse pode escolher o adoçante que mais gostar: açúcar de coco, stevia, xilitol, geleia de arroz. Já fiz com stevia e xilitol e qualquer uma das opões ficou maravilhosa. Se quiser também pode utilizar o creme de castanhas para outras receitas ou simplesmente barrar em tostas ou comer directamente do frasco. É uma delícia por si só.

Passemos, então, às Trufas de castanha, também comentadas por Sara: "Estas pequenas bolinhas são viciantes, quando se começa a comer torna-se difícil parar, por isso, apreciadores de castanhas, esta receita é para vocês. Para mim, a mistura da castanha com o chocolate resulta na perfeição, é como estar a comer uma castanha mas mais delicada, mais requintada. Tão requintada que estou a pensar fazer no Natal e oferecer estes miminhos em vez dos bombons de sempre. Gostava de chamar a atenção para o quanto estas trufas são óptimas para fazer com as crianças além de serem  uns docinhos bem saudáveis para  petiscarem".

Trufas de castanhas
Trufas de castanhas
Ver receita completa

Para fechar esta viagem de sabor em torno das castanhas, um Creme de castanhas e cacau (vegan, sem açúcar,sem glúten): "Num dia, depois de chegar a casa, vinda das ruas de Lisboa com o cheiro a castanhas ainda na minha cabeça, atrevi-me a  preparar uma pasta a que apelidámos na brincadeira de "castanhella".
Castanhas cozidas, tornadas em puré, juntam-se com cacau puro e geleia de agave e tornam-se uma delicia, difícil de resistir, perfeita para pôr nas tostas, no pão, ou porque não comer à colher!".

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.