Os restaurantes do Grupo Capricciosa que incluem casas como o Doca de Santo, o Irish&Co. e o Selllva, oferecem 50% de desconto na carta durante o mês de novembro em Lisboa, Carcavelos e Cascais.
O contexto social que vivemos por força da COVID-19, leva o restaurante Feitoria, casa com uma estrela Michelin, em Lisboa, a encerrar portas pela segunda vez este ano.
De 10 de novembro até ao final do mesmo mês, o restaurante Belcanto, casa com duas estrelas Michelin e na 42ª posição na lista “The World’s 50 Best Restaurants”, oferece metade do valor da refeição ao almoço.
Uma mesa portuguesa tem, com certeza, um cozido. Prato tradicional do receituário nacional que Olivier da Costa agora recria com as carnes maturadas, assinatura do K.O.B by Olivier em Lisboa e no Porto.
Os lagares trabalham em novembro a azeitona acabada de colher. Este azeite novo inspira a Cantina de Ventozelo, casa em São João da Pesqueira, que acaba de criar um menu inspirado nas antigas refeições dos trabalhadores do lagar.
É com uma mesa descontraída e inspirada no mar, embora com propostas cárnicas, que o restaurante Boato volta a abrir portas na Rua Rodrigues Sampaio, em Lisboa. A carta chega assinada pelo chefe de cozinha Manel Perestrelo.
É com foco na cozinha tradicional portuguesa, embora sem desmerecer a contemporaneidade, que abriu portas em Vila Nova de Gaia o restaurante Dona Maria. Casa que faz viagem a pratos emblemáticos da mesa nacional.
A ruralidade também se faz de cozinha repleta de sabor. É esta mesa intemporal que o restaurante Provincia pretende recriar em Lisboa. Na carta, preponderam ingredientes nacionais, embora com uma incursão pela cozinha mediterrânica italiana.
Nascido em 2019 com a missão de gerar emprego na restauração para pessoas sem-abrigo, o É Um Restaurante abriu novamente portas, com serviço exclusivo de take away e entregas ao domicílio. As ementas são desenvolvidas pelos chefes de cozinha Nuno Bergonse e Dadid Jesus.
Juntar ingredientes indispensáveis da cozinha de outono e usá-los do pequeno-almoço ao jantar, foi o desafio do Friends Kitchen, restaurante em Vila Nova de Gaia. Para cumpri-lo, há panquecas de castanha, salada e hambúrguer com abóbora e uma Vitela de comer à colher com risotto de cogumelos.
Dos sabores nacionais e jantares harmonizados com cocktails, da sala privada aos produtos da estação, o restaurante lisboeta Plano tem, agora, um novo menu e chama-lhe “Mesa Portuguesa”. A partir de novembro, decorrem jantares de harmonização com cocktails de autor.
“Ressaca Brunch” é como se chama a nova proposta dos restaurantes Guilty by Olivier. Em Lisboa e no Porto, as indisposições de fim de semana curam-se ao domingo com pizzas, Donut triple cheeseburger, mas também com saladas e panquecas.
O lisboeta Forno d’ Oro, restaurante do chefe de cozinha Tanka Sapkota, foi premiado pelo concurso “50 Top Pizza Europa”, com quatro distinções. Além de ser considerada a 22ª melhor pizzaria da Europa, o Forno d’ Oro é ainda classificado como a melhor pizzaria de Portugal.
O restaurante Terroir, na capital, sugere brunchs que casam os clássicos desta refeição em harmonização com vinhos nacionais. Há três opções para saborear sempre ao domingo.
Frente ao Tejo nasceu o novo maat Café. Numa carta para diferentes momentos do dia, destacam-se os brunchs. A partir de um consumo de 15 euros, os clientes obtêm bilhete para o maat, Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, vizinho do novo café.
O ator brasileiro Ronan Horta leva a Lisboa o evento multicultural “Oh! Sorte em Movimento”. No “jantarte experience”, a 22 de outubro, será possível assistir a um conjunto de mostras artísticas, desde cinema, poesia, artes plásticas e música, enquanto se janta.
Marlene Vieira tem restaurante novo. Em agosto deste ano, a chefe de cozinha rasteirou a pandemia e abriu a sua nova casa de comeres à beira Tejo. Na Lisboa histórica nasceu o Zunzum Gastrobar. O ingrediente é 100% português. As técnicas de confeção e as receitas fazem justiça ao nome do restaurante
Outubro é mês de muitas novidades no restaurante mexicano de Matosinhos, que alarga o seu horário aos jantares e apresenta novos pratos, inspirados nas receitas “de las abuelas”. Não falta no Sicario uma “happy hour”, com oferta de dois cocktails pelo valor de um.
A 15 de outubro, o restaurante Doca Peixe recebe o primeiro de cinco encontros vínicos conduzidos pelo escanção Rodolfo Tristão. “Iniciação ao Vinho” é o tema que inaugura os jantares.
A correria do dia a dia não tem de significar refeições desinteressantes e sem equilíbrio nutricional. Os dois espaços Delidelux em Lisboa contam, agora, com um menu executivo com sugestões ligeiras e onde preponderam saladas, sanduíches e pratos de peixe e carne.
Assistir aos jogos de futebol do Porto, Benfica e Sporting dão direito a cervejas grátis na Cervejaria Fininho. A casa instalada na Invicta oferece a cerveja sempre que uma daquelas equipas marcar um golo.
O restaurante RIB Beef & Wine Lisboa, especializado em diferentes cortes de carne, voltou a abrir portas com uma carta renovada, assinada pelo chefe de cozinha Luís Rodrigues.
Em homenagem à cultura alemã haverá, durante todo o mês de outubro, não só as tradicionais cervejas da Bavária, mas também pratos inspirados na gastronomia do país.