Cancelada a edição deste ano do Lisbon Bar Show, a organização propõe um encontro virtual a todos os que apreciam o mundo dos cocktails e mixologia. A 18 de maio, Dia Nacional do Cocktail, o brinde faz-se no Instagram.
Empadas, scones e um pudim energético, vão estar em destaque no workshop que decorre a 17 de maio. Contas feitas, serão seis a receitas para acompanhar em direto, no online. Isto, sem que faltem dicas e conselhos para uma alimentação consciente.
Cabazes de fruta entregues ao domicílio, um leilão virtual com os primeiros frutos, cozinha ao vivo nas redes sociais e conversas com nomes sonantes da música nacional, dinamizam mais uma campanha da cereja no Fundão. Em ano dominado pela COVID-19, a festa faz-se no digital, mas com sabor a cereja f
Nem o jantar vai faltar nos concertos em drive-in que a Fábrica do Braço de Prata, em Lisboa, inaugura a 13 de maio. Momentos musicais que decorrerão em simultâneo no online.
Senhor de duas estrelas Michelin no restaurante Belcanto, José Avillez juntou-se ao apelo dos profissionais da restauração feito nas redes sociais. Pedem ajuda ao Governo. O setor atravessa a maior crise de sempre, face ao encerramento dos estabelecimentos provocado pela COVID-19.
Em maio, o concurso de arte internacional “Nat Cool Art”, vem desafiar todos os que queiram participar em Portugal e pelo mundo a desenharem a sua versão do rótulo da garrafa de vinho Nat Cool, do produtor Niepoort. A proposta vencedora recebe 500 euros em vinhos, anuncia a organização.
Conhecidas as linhas de orientação da Direção-Geral da Saúde para a reabertura dos restaurantes, a 18 de maio, a APHORT, associação para o setor, disponibilizou um guia online de boas práticas para esta “nova normalidade”. O “Dia XL, da grande limpeza e arrumação” e a avaliação da qualidade do ar no
Até ao final de junho, Castro Marim celebra o Festival Internacional do Caracol, embora este ano sujeito aos constrangimentos provocados pela crise pandémica. Nas redes sociais, vão circular dezenas de receitas e demonstrações de cozinha. Os restaurantes servem em regime de take away.
Uma viagem aos Vinhos do Tejo, com ligação a mais de 150 referências, é a proposta da adega virtual que nos põe em contacto direto com os produtores daquela região. Uma iniciativa que chega com diretos no Instagram.
Não se apresentando como uma aplicação de entregas de comida ao domicílio, a Kitch reúne restaurantes lisboetas como o Nómada, GoJuu e Marlene Vieira. A proposta passa por levar a casa comida que "não é para viajar pela cidade dentro de uma mochila numa mota”.
Originária da Ásia, a laranja há muito que iniciou a sua viagem de conquista mundial. Doce ou amarga, de cor tentadoramente fresca e luzidia, a laranja, ou “Portokale” em diferentes países, tornou-se, também, uma embaixadora da boa fruta nacional.
Cinco restaurantes que se mantiveram sem atividade no período da emergência nacional, retomam, agora, o take away e as entregas ao domicílio. São eles, o Este Oeste, SushiCorner, Mano a Mano, SushiCafé Amoreiras e o SOI, todos em Lisboa.
Certos assuntos à mesa são para levar muito a sério. O pires e travessa de caracol é um deles. Por enquanto, resta-nos a miragem de uma reabertura condicionada das casas petisqueiras a 18 de maio. Mas, alegremo-nos, a época da “caracolada” já arrancou no take away e entregas ao domicílio.
Vão ser duas as masterclasses sobre vinhos do Porto e Douro que nos entram em casa no mês de maio através do Instagram. Em destaque, novas formas de provar os néctares e provas comentadas. Os enólogos presentes vão responder às perguntas dos participantes.
Até ao próximo dia 4 de junho, em seis sessões de cozinha em direto, Henrique Sá Pessoa, traz-nos dicas, truques e revelações sobre os alimentos. “À la Sá Pessoa”, programa do 24Kitchen no Instagram, arrancou com uma uaula sobre frango panado. E com mão de chefe com duas estrelas Michelin.
Comer devia ser fácil. Em teoria, sim. A prática não se revela tão linear. Após dezenas de dietas de perda de peso, a norte-americana Caroline Dooner disse-lhes “que se lixem” e terminou um ciclo de restrições, obsessões por comida. Ao SAPO Lifestyle conta como travou o inimigo.
Menor consumo de carne e pescado frescos, mais enlatados e congelados, aumento ligeiro de hortícolas, pão e lacticínios e expressiva procura de bolos e chocolate. Estes são alguns dos resultados do estudo que avaliou como o período de confinamento doméstico, durante o estado de emergência, afetou os
A 5 de maio celebra-se o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa, instituído pela UNESCO. Em oito perguntas, fazemos uma breve viagem global à língua falada por mais de 200 milhões de seres humanos.
Uma marca de vinhos portuguesa, sediada no Alentejo, viu os seus rótulos galardoados com um dos prémios mais importantes do design europeu na categoria "packaging de bebidas alcoólicas”.
“Na guerra ou se vence ou se é vencido”. No caso vertente, a COVID-19 é uma “guerra” que nenhum empresário da restauração quereria travar, face à desproporção de forças. Três cozinheiros e empresários portugueses juntaram-se à conversa. Alexandre Silva, Hugo Silva e Vasco Coelho dos Santos, na prime
A 18 de maio voltaremos aos restaurantes. Um regresso com uma realidade diferente. Também na restauração, há um antes e um depois COVID-19. Sobre este facto, o SAPO Lifestyle conversou com Susete Estrela, engenheira alimentar. As regras de higiene e segurança existem, cumpre-nos aplicá-las em defesa
Bolo de chocolate, mousse de chocolate e panquecas são as três receitas mais pesquisadas no SAPO LIfestyle no período que mediou entre 19 de março e 2 de maio. Caso para dizer que o doce reconfortou durante a vigência do estado de emergência.
Numa conferência transmitida via internet, Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, apelou à “calma e ponderação” no setor e desmentiu que acrílicos e medição de temperatura estejam nas medidas apresentadas ao Governo.
Numa altura em que o Governo e entidades ligadas ao setor, avaliam quando e em que termos vão reabrir os restaurantes portugueses, vale a pena viajar até ao mundo das regras, proibições, mas também oportunidades, que se anteveem. Dentro dos estabelecimentos o lema será, mais distanciamento e digital