“Com os Azeites”, do chefe de cozinha Vítor Sobral, com fotos de Nuno Gouveia, é mais do que um manual de receitas – tem-nas naturalmente. No livro que chega agora aos escaparates, os autores levam-nos numa descoberta pelas rotas da história do azeite em Portugal, e no mundo.
A tradição inglesa impõe que seja servido às cinco da tarde, mas no Vogue Café Porto, o menu de lanche, com o chá como estrela está disponível a partir das quatro da tarde. Até 18h30, a mesa faz-se com os sabores reconfortantes da estação.
A Condé Nast Traveler, revista norte-americana de viagens e lifestyle, publicou um artigo onde classifica a região vinícola do Alentejo como um dos seis destinos a não perder no próximo ano.
Os apreciadores de tintos, brancos, rosés, generosos e espumantes vão contar com quatro ações de degustação no Mar Shopping Algarve. Os Wine Moments sugerem uma viagem pelos vinhos do mundo.
Para facilitar a escolha a quem oferece pelo Natal, a DeliDelux criou oito cabazes com produtos vindos dos quatro cantos do mundo, disponíveis nas lojas de Santa Apolónia e da Avenida, ambas em Lisboa.
O Hotel Cascais Miragem preparou um menu de iguarias tradicionais para o serviço de take-away, especialmente para a quadra natalícia e para o Réveillon.
“Um jantar de Natal fora do comum” é como a equipa do The Insólito, em Lisboa, define o menu para a época festiva. Não faltam pratos para vegetarianos.
O imperador Júlio César e o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, duas figuras que ditaram o rumo da história de Itália, dão o nome aos dois menus de Natal que o restaurante Mano a Mano, em Lisboa, preparou para celebrar a época.
A 30 de novembro, o Teatro Thalia, em Lisboa, acolhe um jantar que se apresenta como uma experiência gastronómica de homenagem à floresta autóctone: “Momentum: da Floresta ao Prato, uma experiência sensorial”.
O restaurante Geographia, em Lisboa, lançou a sua nova carta, com pratos de influências portuguesas, mas também angolanas, brasileiras, cabo-verdianas, goesas, macaenses, moçambicanas, são-tomenses e timorenses.
No ano em que conquista a primeira estrela Michelin para o restaurante Mesa de Lemos, em Viseu, o chefe de cozinha Diogo Rocha chega aos escaparates com um livro que revela uma sua paixão antiga, os queijos. “Queijaria do Chef. Guia de Queijos Portugueses” tem fotografia de Mário Ambrózio.
A 1 de dezembro, coincidindo com a inauguração das festas de Natal na cidade da Covilhã, o município oferece a toda a população e visitantes um bolo de proporções generosas. Terá 60 metros de comprimento.
Neste outono, com o inverno à porta, o chefe de cozinha Hermínio Costa propõe, à mesa do restaurante Egoísta, um conjunto de opções com pratos reconfortantes. Da nova carta fazem parte criações inspiradas nas cores da época, privilegiando a ligação que o restaurante tem com o mar, e a relação de pro
De 29 de novembro a 2 de dezembro, regressa à arena do Campo Pequeno, o Mercado de Natal. Mais de 150 expositores vão apresentar artigos de autor e peças de design. Estamos a oferecer cinco bilhetes duplos.
Por 26 vezes o restaurante São Gabriel, no Algarve, viu ser-lhe atribuída a estrela Michelin. Agora, dois dias depois de ter visto revalidada a estrela, chega o anúncio do encerramento daquele estabelecimento na Quinta do Lago. Leonel Pereira ruma a um novo projeto. Para o São Gabriel está preparado
Dom Rodrigo, queijinhos de figo, morgados, a doçaria com sabor a sul de Portugal é rica, bem-parecida e feita por mãos encarregues de trabalho primoroso. De figos e amêndoas nascem pitéus intemporais. Um património que a iniciativa Mar D´Estórias aqui nos traz.
Da jornalista sueca de lifestyle e moda Maria Ahlgren, chega aos escaparates nacionais “Beauty Food”, um livro que promete ajudar a combater os sabotadores quotidianos da beleza. Isto através da comida que levamos às nossas mesas.
A nova garrafeira Wines By Heart, em Lisboa, abre a época da Trufa Branca e apresenta um menu especial até ao final de novembro. Criados pelo chefe de cozinha Rodrigo Osório, os vários pratos, da entrada à sobremesa, têm como protagonista a trufa branca a harmonizar com os vinhos.
Fez-se justiça no momento em que o chefe de cozinho do Mesa de Lemos, Diogo Rocha, subiu ao palco a 20 de novembro, em Sevilha. Diogo recebia a sua estrela Michelin e, com ele, toda a região de Viseu e a cozinha portuguesa eram homenageadas.
Quando os chefes com estrela Michelin se sentam à mesa de um restaurante português sem estrelas o que se passará? Uma pergunta que será respondida nos 25 episódios do novo programa da RTP “Mesa portuguesa com estrelas com certeza”. Estreia a 27 de novembro.
A partir deste novembro a aplicação de viagens da Uber fica disponível em Portugal continental e insular. A aplicação passa a disponibilizar a sua opção de viagem, a uberX, aos habitantes e visitantes da ilha da Madeira.
Henrique Sá Pessoa, José Avillez, João Rodrigues, Alexandre Silva, Diogo Rocha, Rui Paula, estão entre os chefes que viram os seus restaurantes distinguidos na gala Michelin, a manifestarem-se nas redes sociais. Agradecimentos à equipa, aos clientes e dever cumprido, dão o tom geral.
Em poucos anos, a jovem sueca Greta Thunberg tornou-se uma voz mundial de alerta para as alterações climáticas. Um apelo que tocou a norte-americana Jeanette Winter, autora e ilustradora que dá, agora, aos escaparates nacionais o livro “O Nosso Mundo está a Arder”. Um apelo sentido e pedagógico.
Na noite sevilhana de 20 de novembro, o chefe de cozinha Rui Paula quis falar em português ao subir ao palco para receber a sua segunda estrela Michelin. Na Andaluzia, o timoneiro do restaurante Casa de Chá da Boa Nova, homenageou a sua equipa e o produto nacional.