A 23 de novembro, o chefe de cozinha Filipe Ramalho festeja o seu quinto ano ao leme do restaurante Basilii no Torre de Palma Wine Hotel, em Monforte. Para celebrar, cinco chefes juntam-se para preparar um jantar de aniversário.
O Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas, reunido no Algarve, atribuiu ao Rei dos Leitões, da mealhada, o prémio de melhor restaurante europeu de 2019. Já a casa Mata à Vista, no Algarve, arrebatou o título de melhor restaurante nacional.
A chegada dos meses frios pede pratos reconfortantes. O restaurante Olivier Avenida, em Lisboa, apresenta ao longo da semana um menu de almoço, que culmina todas as sextas-feiras com um Cozido à Portuguesa à Moda de Olivier.
Os sabores do mar português e da lusofonia estão presentes no novo menu que o chefe de cozinha Miguel Laffan apresenta no restaurante de nome homónimo. No Miguel Laffan at Atlântico, o “Menu Lusofonia tem o peixe como protagonista.
Com dicas, receitas, instruções simples de seguir e muita informação sobre os benefícios para a saúde, “Caldos, Preparados e Canjas” chega pelas mãos de duas autoras e amigas.
Juntar Natal e Ásia na mesma frase não faz muito sentido, mas esta não deixa de ser uma época de celebração no Oriente e, consequentemente, na taberna mais asiática de Lisboa. Em dezembro, o Soão recebe o Dongzhi Festival, com um menu especial para celebrar o Solstício de Inverno.
O Hotel Casino Chaves recebe, em dois fins de semana, de 22 a 23 e de 29 a 30 de novembro, o Festival da Francesinha, um evento dedicado aos apreciadores deste prato típico do norte.
Numa manhã de final de outubro, Alexandre Silva recebe-nos no seu Loco, em Lisboa, restaurante com uma estrela Michelin. Uma hora de conversa com o chefe de cozinha que espevita as suas memórias de infância, que reabilita o orgulho pelos produtos nacionais, a coerência e firmeza dos princípios e a h
Até 17 de novembro, Ílhavo acolhe uma grande festa dos comeres do mar, o Festival Gastronomia de Bordo. Dezanove restaurantes apresentam a cozinha tradicional e bacalhoeira.
Centenas de cervejas de Portugal e do mundo, à venda em território nacional, vão estar à prova, em Lisboa, na primeira edição do “Paixão Pela Cerveja Awards & Beer Party”. A festa, a 16 de novembro, apresenta os prémios “Excelência” e “Prestígio” e as Beer Masterclasses.
A aldeia do Alcaide, no concelho do Fundão, volta a receber de 15 a 17 de novembro, o “Míscaros - Festival do Cogumelo”. Uma iniciativa que reúne 60 tasquinhas nas ruas da localidade. Uma festa com gastronomia, live cookings, passeios micológicos, exposições e muita animação.
Ao seus O Talho, A Cevicheria e O Asiático, o chefe de cozinha Kiko Martins, junta este mês de novembro um novo restaurante. Desta feita, a viagem faz-se até ao Brasil, com O Boteco. Um regresso às origens. Kiko nasceu no Rio de Janeiro.
Depois de a 1 de novembro oferecer pasteis de nata vegan, a Pastelaria Batalha volta às ofertas, a 9 e 10 de novembro, desta feita com as bolas de Berlim.
Já é possível “ler” a primeira temporada de “Doces do Ofício”. O programa do 24 Kitchen, conduzido pelo chefe de pastelaria Francisco Moreira, chega agora aos livros, com o mesmo nome. Inclui todas as receitas e vídeos com explicações passo-a-passo. Com lançamento a 12 de novembro.
O Hotel Cascais Miragem comemora o tradicional Dia de São Martinho com um menu de jantar comemorativo feito à medida da ocasião, numa reinterpretação dos ingredientes típicos do outono, como a castanha, o marmelo, os cogumelos, as nozes e a jeropiga.
De 12 a 17 de novembro, o restaurante O Frade, em Belém, propõe um programa de São Martinho rico em tradição e gastronomia. Com pratos especiais e um workshop de vinho de talha, o magusto festeja-se segundo as tradições alentejanas.
A 9 de novembro, a aldeia do Sabugueiro, na vertente norte da Serra da Estrela, revive uma tradição local, a Noite das Caçoilas. A mais de mil metros de altitude, a população e os visitantes reúnem-se em torno do forno comunitário, palco para comeres que revisitam a mesa local.
O Mosteiro de Alcobaça, classificado como Património da Humanidade pela UNESCO, acolhe uma vez mais, de 14 a 17 de novembro, uma das mais doces mostras de doçaria nacional e internacional.
A harmonização entre vinho e queijo é um clássico. Com vinho do Porto não será tão óbvia, mas para isso contamos com os especialistas. Estes, vão marcar presença, a 11 de novembro, no Salão Nobre do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, no decorrer de uma prova de queijos portugueses e Portos.
De 29 de novembro a 2 de dezembro, regressa à arena do Campo Pequeno, o Mercado de Natal. Mais de 150 expositores vão apresentar artigos de autor e peças de design exclusivamente de origem portuguesa, maioritariamente inspirados nas artes e ofícios tradicionais. Uma iniciativa que traz, também, fins
Denomina-se Alle Wine a startup portuguesa que apresenta uma aplicação móvel capaz de integrar toda a experiência enoturística nacional numa única app. A aplicação que se destina aos enoturismos e aos enoturistas mereceu apresentação na Web Summit, em Lisboa.
Depois de em junho último, o site de viagens Big Seven Travel incluir a Francesinha do portuense Café Santiago entre as sanduíches épicas da Europa, já este novembro elege-a como uma das 50 melhores do mundo.
Entre tantos estilos de cerveja e queijos diferentes, como é que se podem encontrar as combinações mais saborosas? A resposta vai ser dada a 23 de novembro, num workshop na Super Bock Casa da Cerveja, em Matosinhos.