Numa conferência transmitida via internet, Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP, Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, apelou à “calma e ponderação” no setor e desmentiu que acrílicos e medição de temperatura estejam nas medidas apresentadas ao Governo.
Numa altura em que o Governo e entidades ligadas ao setor, avaliam quando e em que termos vão reabrir os restaurantes portugueses, vale a pena viajar até ao mundo das regras, proibições, mas também oportunidades, que se anteveem. Dentro dos estabelecimentos o lema será, mais distanciamento e digital
A 30 de abril, inserido na programação do aniversário da Associação de Municípios Portugueses, aquela entidade propõe um brinde online ao futuro dos vinhos nacionais.
Para a chefe de pastelaria Rita Nascimento estar em casa significa dias preenchidos com muito trabalho. Além de continuar a partilhar dezenas de receitas doces nas suas redes sociais, como aqui damos nota, Rita mantém um encontro semanal “secreto” com gulosos anónimos. Secreto, mas com dia e hora ma
Contas feitas, são 2647 queijos artesanais aqueles que Joana Garcia, queijeira no Vimieiro, Alentejo vai doar ao pessoal médico de três hospitais do país, pelo seu contributo na luta contra a pandemia de COVID-19. Uma doação onde também pesa a generosidade de todos os que encomendaram os queijos de
De 1 a 3 de maio, Melgaço celebra os 25 anos da Festa do Alvarinho e do Fumeiro. Face à situação pandémica, a iniciativa transfere para as redes sociais momentos de degustação e de animação. Não faltará a presença de um chefe de cozinha com estrela Michelin e venda de fumeiros e vinhos online.
“Clean & Safe” ou, se preferir no nosso português, "Limpo e Seguro", é o selo que o Turismo de Portugal disponibiliza a todas as empresas do setor, incluídos restaurantes, cafés, bares e hotéis, que cumpram e promovam boas práticas de higiene para prevenir a COVID-19. Há regras e anunciam-se auditor
O impacto da pandemia COVID-19 no setor da restauração vai ocupar o debate, a 4 e 5 de maio, em mais uma edição do simpósio internacional “Sangue na Guelra”. Este ano, em formato live streaming, a iniciativa, de acesso gratuito, conta com nomes de peso: Joan Roca, Mauro Colagreco (melhor restaurante
Sábado, 25 de abril, o encontro com Pedro Abrunhosa não se vai fazer - nem assim poderia ser - frente a um palco. O cantor e compositor português, junta-se, no Instagram, ao produtor vinícola Dirk Niepoort para uma conversa de uma hora sobre vinhos e música.
Com maio chega o “Próximo Capítulo”, um clube de leitura online. Em cada encontro, um novo livro servirá de mote à conversa entre os participantes. Sempre com a presença de moderadores com conhecimento profundo das obras.
Contas feitas, são dez episódios com alguns dos mais mediáticos chefes de cozinha nacionais, aqueles que nos traz a nova temporada do podcast “Boca Mole”. O segundo episódio estreia a 24 de abril e junta os chefes pasteleiros Luca Arguelles, Francisco Siopa e Francisco Gomes.
Estamos quase todos em casa. Para que ponha o seu tédio a viajar, enquanto está em casa, deixamos-lhe a sugestão de dez grandes livros de ficção. Todos eles cabem num dia de leitura e são ótimas sugestões para o Dia Mundial do Livro.
O uso intensivo dos plásticos, os oceanos doentes, a desflorestação, o degelo, tratados numa linguagem que chega às crianças recebem atenção nestes livros. Isto com uma preocupação comum a todos eles: encontrar soluções ecológicas, cuidando com carinho desta nossa casa, o planeta Terra.
Todas as semanas, live no instagram, Henrique Sá Pessoa sugere uma receita que cozinha no seu atelier, em Lisboa, com um convidado especial. O próximo episódio, a 23 de abril, conta com a apresentadora Fátima Lopes. No total serão dez episódios.
Num período negro para o setor da restauração nacional não há apenas más notícias. O bar de cocktails Lisboeta Monkey Mash, criado pela dupla Emanuel Minez e Paulo Gomes, foi reconhecido como uma das dez melhores aberturas de bares europeus, pelos “Tales of the Cocktail Spirited Awards”.
A sobrevivência de muitos restaurantes nacionais encontra-se comprometida devido ao encerramento prolongado provocado pelo estado de emergência. Para apoiar, no presente, restaurantes, bares, cafés, o movimento “Juntos Voltamos Já” convida-nos a adquirir vouchers para uso futuro.
Alguns dos pratos mais icónicos da chefe de cozinha Marlene Vieira estão agora disponíveis em take away e entregas ao domicílio. Não falta os tão nossos bacalhau, Francesinha e pudim Abade de Priscos.
Não vale o argumento de falta de tempo. Só precisa de 25 minutos. Não serve afirmar que sai caro. É uma receita económica. E, garantidamente saborosa e provocante. Pernas de frango com um molho de manteiga de amendoim e lima. Divinal.
Pão mais saboroso com chá preto, bacon para apaladar o peixe, manteiga para potenciar o sabor do café. O mundo da cozinha está repleto de truques simples que nos ajudam a fazer sucesso à mesa e a tornar os alimentos mais saborosos.
A 13 de abril celebra-se o dia do beijo. Uma data que nos recorda esta manifestação de afeto, mas também de respeito e empatia. O que aqui propomos é um desafio em oito perguntas. Quem melhor conhece alguns dos beijos mais famosos?
Uma alimentação saudável em tempos de isolamento, à base de conservas de pescado e leguminosas é a proposta que nos deixa a Direção-Geral da Saúde (DGS), num manual online gratuito com receitas elaboradas pelo chefe de cozinha Fábio Bernardino.
Com a chegada da Páscoa, a Associação Vegetariana Portuguesa reforça a iniciativa que lançou em outubro de 2019 com o “VeggieKit” e o movimento Veggie em Casa. Agora, para além do guia online com dicas, livros, sugestões e receitas, contamos com um manual gratuito com receitas de Páscoa.
Folares que assumem a forma de animais, pães de ló, pães de bico, pães da Páscoa, cordeiro, borrego, mas também frango. As tradições de comeres pascais em Portugal são tão diversas quanto o as particularidades de cada região. Aqui, recordamos a mesa nacional numa viagem muito saborosa.
Mercearia, padaria, peixaria, talho entre mais de um milhar de pequenos e médios fornecedores estão reunidos na plataforma online “Hora de Encomendar”, agora também presente no portal SAPO, com entregas ao domicílio em mais de 30 localidades portuguesas.