Quando em julho deste ano, o chefe de cozinha Henrique Leis, alegando pressão e cansaço, afirmou querer abdicar da estrela Michelin, deu voz pública a uma realidade que já tocou a muitos outros pares de profissão. Custos, pouca liberdade criativa, ansiedade, são alguns dos argumentos que nos últimos
É homem de palavra franca e sem ´rodriguinhos`. Nem teria tempo para floreados. Rui Paula, o chefe de cozinha que divide (ou multiplica) o seu talento nos restaurantes DOC, DOP e Casa de Chá da Boa Nova, esta com duas estrelas Michelin, conquistada no guia de 2020.
Na Gala Michelin realizada em Sevilha, Portugal brilhou com quatro novas estrelas para a restauração nacional. Temos agora sete restaurantes com duas estrelas, 20 com uma estrela. No campeonato das perdas, três restaurantes abandonam as estrelas, Henrique Leis, L'And Vineyards e Willie's.
A 28 de novembro, Miguel Laffan, chefe de cozinha do restaurante do InterContinental Cascais-Estoril, vai preparar um menu de degustação em torno do bacalhau, dando mostra da versatilidade deste peixe.
Henrique Sá Pessoa é a prova de que a perseverança vence. Em 2014 teve de fechar o seu restaurante Alma. Não por ser este um ato falhado, mas porque a crise no país foi um ato quase mortal para a economia. Dois anos mais tarde, Henrique estava a receber a sua primeira estrela Michelin no novo Alma.
A família Serrano Mira abre os portões da Casa da Tapada, propriedade vinhateira, em Amares, Braga, para receber os participantes e dar o toque de partida da 4.ª edição do Amares Trail. A prova, agendada para 24 de novembro, coincide com uma mostra gastronómica em torno das papas de sarrabulho.
O pão de cerveja é o mais recente protagonista da nova padaria do chefe de cozinha Vítor Sobral e do mestre padeiro Mário Rolando, que juntaram dois alimentos milenares para fazerem um pão de sabor português.
É a segunda vez que Lisboa acolhe o Lagunitas Beer Circus Sideshow, uma festa cervejeira que se faz em torno das artes circenses. Tal como na edição anterior, as surpresas serão muitas, assegura a organização.
A 3 de dezembro, o restaurante Alma, de Henrique Sá Pessoa, LMA junta-se ao jantar mais global do mundo, o The Grand Gelinaz!Shuffle Stay in Tour. Chefes de cozinha de todo o mundo irão trocar receitas por um dia, sem sair das suas cozinhas.
O Time Out Market abrirá as portas, a 22 e 23 de novembro, à sexta edição do “Dão Capital”, evento que juntará 33 produtores de vinhos que harmonizarão com iguarias da região. A entrada é livre.
Estamos a oferecer cinco convites individuais para o evento House of Spirits que, a 29 e 30 de novembro, anima Lisboa com o mundo das bebidas destiladas, das aguardentes e runs, aos whiskies, conhaques, grappas, entre outras.
Em 2018, Portugal não tendo um ano fulgurante no que respeita a estrelas Michelin, alcançou um feito, ultrapassou a trintena de estrelas, repartidas por 25 restaurantes. Melhor do que 2017, mas aquém das expetativas. Este 2019, renova-se a esperança de chegarmos à tripla estrela. De caminho, olhemos
A 3 de dezembro, terça-feira, o Belcanto de José Avillez participa no Gelinaz, um jantar sem precedentes a nível mundial, criado por Andrea Petrini, que conta com a participação de 148 chefes de cozinha. O menu é surpresa, até mesmo para o chefe que o deverá conceber.
A quinta edição da Festa do Espumante, em Melgaço, reúne uma grande montra de referências à base da casta Alvarinho. De 22 a 24 de novembro, a atenção estará também centrada nos produtos regionais, sessões de show cooking com chefes de restaurantes Michelin e provas comentadas.
No campeonato do sobe e desce das estrelas Michelin, há os sempre elegíveis restaurantes candidatos ao trio máximo, os que já deviam ostentar a segunda e primeira estrelas e os que, por direito próprio, merecem a primeira. As nossas apostas estão aqui. E somos generosos.
Com o frio a instalar-se e as noites mais longas, o restaurante e pizaria Mano a Mano, em Lisboa, celebra a estação com um novo menu de temporada que homenageia os ingredientes da estação. Marmelo, castanha, abóbora e diospiro são alguns dos ingredientes nos pratos criados pelo seu novo chefe de coz
O desafio é grande. Mais de uma centena de chefes de cozinha à escala mundial vão receber uma receita mistério, concebida por um colega de profissão. Portugal participa neste The Grand Gelinaz! Shuffle com o chefe Alexandre Silva. A 3 de dezembro, o jantar no Loco, em Lisboa, vai ser surpresa, até p
O mundo das cervejas vai reunir-se no Lisbon Marriott Hotel, a 16 de novembro, na primeira edição da Beer Party, com cervejas portuguesas e estrangeiras. A festa aberta ao público, integra três formações com especialistas. Não faltará música, petiscos e outras surpresas.
É com Albino Santos, de Bensafrim, no Algarve que calcorreamos os olivais para descobrir os segredos de preparação das azeitonas. Estas, pedem alguns cuidados, incluindo esmaga-las levemente com um maço de madeira e demolhá-las dias a fio. Um labor que inclui o tempero a preceito, não faltando o oré
De 14 a 16 de novembro, a Alfândega do Porto recebe um encontro internacional que visa debater a gastronomia e os produtos alimentares portuguesas. No Melting Gastronomy Summit vai ser apresentado o manifesto para a candidatura da Dieta Atlântica a Património Imaterial da UNESCO.
Esta é a segunda edição de um evento que junta, na mesma cozinha, concorrentes e ex-concorrentes do programa de televisão MasterChef. Na noite de 16 de novembro, ao jantar, as portas do restaurante lisboeta D. Afonso o Gordo, abrem-se ao público para um serão irreverente à volta da cozinha.
O Natal nas Caldas da Rainha traz este ano muitas surpresas, do presente gigante, com sete metros, ainda em segredo, ao balão de ar quente, uma pista de gelo ecológica e um mercado com 600 lojas. Tudo para experienciar a partir de 16 de novembro.