Chamem-lhe “novo normal” ou, se se preferir, a adaptação possível aos constrangimentos que a atual pandemia nos obriga. Na realidade, não obstante máscaras, separação, regras e procedimentos, sabe-nos pelo céu, a notícia da reabertura de portas dos restaurantes, a 18 de maio.

Com esplanadas reforçadas, cumprimento das medidas anunciadas pela Direção-Geral da Saúde que aqui pormenorizamos, os restaurantes ajeitam-se a esta sua nova vida. Não faltam novas propostas nas cartas, mas também o reencontro com os pratos de que gostamos. Regra geral, recomenda-se a reserva antes da visita ao restaurante.

Para acompanhar, em atualização, algumas das propostas da temporada dos restaurantes na era COVID-19.

A sul

Regressam as carnes e mariscos da Portugália, La Brasserie L’Entrecôte e Ribadouro

O Grupo Portugália reabriu alguns dos seus restaurantes, nomeadamente as lojas de rua, com a Portugália Cervejaria Alvalade e a Cervejaria Ribadouro e Portugália Cervejaria de Belém e La Brasserie de L’Entrecôte, situada no Parque das Nações.

“Por seu turno, a partir de 1 de junho, serão reabertas as lojas nos centros comerciais de norte a sul do país, de acordo com as normas de cada espaço”, lemos em comunicado. O grupo de restauração com mais de 90 anos de história passa a disponibilizar serviço de take away.

Relativamente aos menus, “estes não sofrem alterações em termos de preços, mas serão reduzidos em todos os restaurantes". Exceção à La Brasserie de L’Entrecôte, que mantém a carta centrada na estrela da casa, a peça de carne, acompanhada do molho cujos ingredientes são receita secreta.

Regressam as carnes e mariscos da Portugália, Brasserie L’Entrecôte e Ribadouro
Bife com molho à Portugália. créditos: Grupo Portugália

Bairro do Avillez reabre a 1 de junho

“Vamos servi-lo de máscara mas por debaixo dessa máscara, vamos estar com o mesmo sorriso de sempre. Estamos desejosos de voltar e a contar convosco. Abrimos dia 1 de junho”. É desta forma, no Instagram, que o chefe de cozinha José Avillez anunciou a reabertura do seu Bairro, em Lisboa e onde encontramos conceitos como o Páteo (mariscos, petiscos, carnes, peixes e sobremesas) e a Taberna (queijos e charcutaria, bifana de atum com legumes avinagrados, pluma de porco alentejano). Uma reabertura que será faseada no que respeita aos vários restaurantes do Grupo e com alguns dos espaços que encerraram em março último a não reabrirem definitivamente, como anunciou em entrevista à RTP, já este maio, o chefe de cozinha com duas estrelas Michelin no restaurante Belcanto (Lisboa).

Ainda no que respeita a novidades no universo Avillez, a da pizzaria que passará a estar em funcionamento no Bairro, aquando da reabertura.

Morada: Rua Nova da Trindade, nº 18, Lisboa.

Contactos: Taberna: Tel. 210 998 320; Páteo: Tel. 215 830 290.

Pizzaria ZeroZero

Com duas casas instaladas na capital, a pizzaria ZeroZero também passa a estar de portas abertas a partir de 18 de maio. Contudo, anote: o restaurante do Parque das Nações, abre ao almoço e ao jantar. Já o congénere, instalado no Príncipe Real, abre apenas ao jantar. Em ambos há duas amplas esplanadas. No interior, de acordo com a equipa da ZeroZero, “ambos os espaços vão ter apenas 50% das mesas disponíveis e estamos a seguir todas as recomendações da Direção-Geral da Saúde”.

Moradas: Alameda dos Oceanos, lote 2.11.01H, Parque das Nações, Lisboa. Rua da Escola Politécnica, nº 32, Lisboa.

Contactos: Tel. 218957016 (Parque das Nações), 213 420 091 (Príncipe Real); E-mail zerozero@pizzeriazerozero.pt

A “Magia da Estação” chegou à mesa de duas pizarias lisboetas
créditos: Amuse Bouche

Mercantina reabre portas com sabores de Itália

Após semanas com as portas abertas apenas para serviços de take away e entrega ao domicílio, a Mercantina reabriu os três restaurantes lisboetas inspirados na cozinha de sabor mediterrânico - Alvalade, Chiado e Bistro 37. Um regresso que se faz com duas promoções: “2x1 ao almoço e ao jantar à segunda-feira, nos pratos selecionados nas três unidades; e oferta da refeição das crianças todos os dias, ao almoço, em Alvalade e no Chiado”, anuncia a marca em comunicado.

Moradas: Mercantina Alvalade: Praça de Alvalade, nº 6B. Mercantina Chiado: Rua da Misericórdia, nº 114. Bistro 37: Avenida da República, nº 37.

Contactos: Alvalade: Tel. 217 960 313. Chiado: Tel. 213 470 512. Bistro 37: Tel. 919 134 014.

Lisboa: Mercantina quer surpreender no São Valentim

Com sabor português, Sr. Lisboa reabre e promete novidades

Bacalhau à Lagareiro, risoto de novilho com vinho tinto, Bacalhau à Brás, caril de camarão e basmati, estão entre os pratos que celebram a reabertura do restaurante Sr. Lisboa, no Bairro Alto. Após dois meses de portas fechadas, a casa retoma as operações, mantendo em paralelo o serviço de take away. Da cozinha, entregue nas mãos do chefe Pedro de Sousa, anunciam-se novidades para breve, com “um menu revivalista, com os petiscos icónicos da carta com que se estreou na restauração, há quatro anos, como por exemplo, os croquetes de alheira ou o choco frito à Setúbal”, lemos em comunicado.

Entretanto, todos os sábados e domingos, o take away inclui Leitão da Bairrada, com batata, laranja e espumante a acompanhar (65 euros/duas pessoas ). O leitão é preparado e entregue pelo Pedro dos Leitões, casa histórica na zona da Bairrada.

Morada: Rua de São José, nº 136, Lisboa.

Contacto: Tel. 213 423 512.

sr lisboa
créditos: Amuse Bouche

Duas estrelas do Alma regressa a 26 de maio

É terça-feira, 26 de maio, que o chefe de cozinha Henrique Sá Pessoa, regressa à atividade no seu restaurante Alma, casa lisboeta com duas estrelas Michelin. Para Sá Pessoa, a decisão da reabertura do restaurante é "um passo que é dado com confiança, sabendo que tudo estamos a fazer para dar segurança aos nossos clientes. A restauração irá viver uma nova fase com muitas dificuldades, mas temos de caminhar passo a passo". Recorde-se que o fine dining, encerrado desde 16 de março deste ano, apresenta uma carta com três menus de degustação: "Costa a Costa", "Alma" e "À la Carte".

Morada: Rua Anchieta, nº15, Chiado, Lisboa.

Contactos: Tel. 213 470 650; email alma@almalisboa.pt

henrique sá pessoa

JNcQUOI Asia

Em março último, os restaurantes da marca JNcQUOI anunciavam o encerramento por tempo indeterminado. Agora, a 18 de maio, o JNcQUOI Asia, gerido pelo Grupo Grupo Amorim Luxury, anuncia a reabertura. A partir das 12h00, voltamos a contar com a cozinha de inspiração asiática com pratos como o Pato cantonês (38 euros) e o Frango Tandoori (22 euros).

Morada: Avenida da Liberdade, 144, Lisboa.

Contactos: Tel. 210 513 000 ; E-mail: bookatable@jncquoiasia.com

JNcQUOI Asia
créditos: JNcQUOI Asia

Audaz Gastropub

No início deste ano, Campo de Ourique, em Lisboa, via inaugurado um novo gastropub, o Audaz. Poucas semanas volvidas, a casa fechava portas devido ao estado de emergência. Agora, este 18 de maio, às 12h00, o Audaz volta a fazer mostra da sua cozinha, mas também de uma bem fornecida carta de bebíveis, nomeadamente os cocktails de autor. Os petiscos estão por conta do chefe de cozinha Manuel Lino. Entre as propostas, há menus de almoço (12,5 euros/ dois pratos, ou 15 euros/ três pratos), assim como novidades, como os Baos de moelas de galinha com maionese de kimchi.

Morada: Rua 4 de Infantaria, nº 3A, Lisboa.

Contacto: Tel. 211 349 094.

audaz
créditos: audaz

Restaurante Bon Bon com estrela Michelin reabre a 23 de maio

Detentor de uma estrela Michelin, o restaurante Bon Bon, localizado em Carvoeiro, no Algarve, tem marcada a sua reabertura para 23 de maio. A abertura decorre, “numa primeira fase aos almoços, ao sábado, domingo e segunda-feira, e só abrirá aos jantares no 25 de junho”, informa a equipa daquele espaço que tem na cozinha o chefe Loius Anjos.

“A reabertura traz consigo o estrito cumprimento das normas definidas para restauração, como a lotação limitada, a reserva de lugares e todas as medidas de higiene para assegurar a máxima proteção e segurança dos clientes e colaboradores”, sublinha o proprietário, Nuno Diogo.

Morada: Urb. Cabeco de Pias, Sesmarias de Carvoeiro.

Contactos: Tel. 964 193 823; E-mail reservas@bonbon.pt

Restaurante Bon Bon com estrela Michelin reabre a 23 de maio

O Prego da Peixaria

Entre os diversos estabelecimentos que gere na capital e concelhos limítrofes, a marca O Prego na Peixaria, escolheu como restaurante/teste para a reabertura o espaço no bairro de Alvalade. À mesa, não faltarão os clássicos hambúrgueres de peixe ou marisco e os pregos em bolo do caco.

Morada: Avenida da Igreja, nº 34, Lisboa.

Contacto: Tel. 212 697 980.

Restaurante O Prego da Peixaria vai pregar para Algés

Depois de dois meses de portas fechadas, Sala de Corte volta ao ativo

“Com o fim de semana, chega também uma novidade deliciosa: ficamos muito contentes por anunciar, que a partir de segunda-feira, 18 de maio, a nossa Sala estará à vossa espera”, anuncia a equipa do restaurante lisboeta na sua página no Facebook. Para o chefe de cozinha Luís Gaspar foram dois meses de portas encerradas. Agora, volta ao ativo na steakhouse, todos os dias ao jantar, a partir das 19h00.

À mesa, aguardam-nos vários cortes de carne (Vazia, Picanha, Entrecôte, Lombo, Chateaubriand e Chuletón de Buey). O empratamento é feito nas tradicionais tábuas de corte e inclui um molho à escolha e um leque de acompanhamentos. Mas também não faltam os pregos, o bitoque e o hambúrguer.

Morada: Praça D. Luís, nº I 7, Lisboa.

Contactos: Tel. 213 460 030.

Restaurante Sala de Corte celebra quatro anos com carnes e bebidas em edição especial
créditos: Amuse Bouche

Ajitama Ramen Bistro

Quem não dispensa um ramen fumegante, pode contar,  a partir de 18 de maio, com a reabertura do Ajitama Ramen Bistro, em Lisboa. O espaço chega, agora, com esplanada. Entre as opções na carta, o Miso Ramen (14,5 euros),  gyozas (5,50 euros), tofu com cobertura crocante (5,5 euros).

Morada: Avenida Duque Loulé, nº 36, Lisboa.

Contacto: Tel. 213 540 920.

Ajitama Ramen Bistro, de clube “secreto” em casa do António para um restaurante no centro de Lisboa

Rodízio, mas com distância social, nos restaurantes Fogão Gaúcho

Com três restaurantes na zona da Grande Lisboa (Carnaxide, Carregado e Alverca), o grupo Fogão Gaúcho reabre os seus espaços e traz uma novidade: uma loja de produtos brasileiros e carnes, disponível online e com espaço físico nos restaurantes do grupo.

Na era Covid-19, uma das principais alterações no serviço do Fogão Gaúcho é a reformulação do conceito do buffet, que passa a ser servido à mesa.

Na carne, há também novidades nos cortes provenientes do arquipélago dos Açores: baby beef, fraldinha, bife de chorizo e costela.

Fogão Gaúcho Carnaxide: Avenida do Forte, nº 8F, Carnaxide. Contacto: Tel. 214 101 917.

Fogão Gaúcho Carregado: Rua 1º de Maio, nº 4. Contacto: Tel. 263 861 428.

Fogão Gaúcho Alverca: Rua António Ferreira Carmo, Fração F. Contacto: Tel. 219 591 324.

Fogão Gaúcho, o rodízio brasileiro que quer romper com preconceitos chegou a Alverca
créditos: @Paulo Barata

A norte

É com vista para o Douro que se faz o regresso do Vinum Restaurant & Wine Bar

A 25 de maio, o Vinum Restaurant & Wine Bar reabre portas. Em tempo de desconfinamento, o terraço daquele espaço, permite vista e refeições desafogadas para as margens das cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia.

Para celebrar a semana de reabertura, após dois meses de encerramento, o Vinum Restaurant & Wine Bar, localizado nas Caves Graham’s 1890, em Vila Nova de Gaia, recebe todos os visitantes com um Porto Tónico e um aperitivo de oferta.

A partir de 25 de maio, todo o serviço do restaurante passará a estar disponível também no terraço, com vista para o rio Douro. Já no que respeita às salas interiores, “vão manter o normal funcionamento, ainda que com lotação reduzida e mesas dispostas a uma distância mínima de segurança de dois metros. Isto, no que toca à sala principal, onde é possível testemunhar o envelhecimento de cerca de 3200 pipas das Caves Graham’s e no Atrium, um espaço íntimo rodeado por janelas com vista para a Ponte D. Luís I”, informa-nos a equipa do restaurante.

No menu, mantêm-se as propostas criadas pelo chefe de cozinha Francisco Miranda, destacando-se o costeletão de vaca velha de Trás-os-Montes e o peixe fresco do Mercado de Matosinhos.

A cozinha passará a funcionar, sem interrupções, entre as 12h00 e as 23h00.

Morada: Rua do Agro, nº 141, Vila Nova de Gaia

Contacto: Tel. 220 930 417; e-mail reservas@vinumatgrahams.com

Vinum Restaurant & Wine Bar

Na Invicta, a reabertura do Vaccarum traz bebidas de oferta

No Porto, o restaurante Vaccarum, casa especializada em carnes no carvão e peças maturadas, faz o regresso à atividade com uma promoção. Até 24 de maio, o reencontro com os clientes faz-se com “Saudades Vossas”, o mesmo é dizer que o pedido de Francesinha traz até três cervejas de oferta. Já na escolha de “carnes maturadas ou da seleção premium a oferta, oferecemos uma garrafa de vinho (75 cl), também à sua escolha”, informa a equipa do restaurante nas redes sociais.

Na ementa cárnica encontramos o bife Black Angus na frigideira, a picanha Black Angus, o Costeletão, e o T-Bone e Tomahawk. No caso das carnes com maturação, estas fazem-se com 60 dias e incluem um muito especial costeletão de Wagyu, raça bovina japonesa.

Morada: Rua Fernandes Tomás, nº 839, Porto.

Contactos: Tel. 221 127 181

Vaccarum
créditos: Vaccarum

Em Gaia, restaurante Barão Fladgate reabre a 21 de maio

O restaurante Barão Fladgate, restaurante das caves Taylor’s, reabre a 21 de maio ao jantar. Com vista panorâmica sobre a Ribeira do Porto e o Rio Douro, o restaurante que dispõe de uma esplanada, combina os sabores nacionais com influências internacionais e uma seleção de vinhos, com o destaque para os néctares do Porto.

À mesa, uma das sugestões passa pelo “Menu Taylor’s”, composto por três pratos (entrada, prato e sobremesa), harmonizados com vinho do Porto (Porto Tónico Taylor’s Chip Dry, Taylor’s Late Bottled Vintage e Taylor’s Tawny 10 anos).

O restaurante pensou também nas famílias, criando espaços reservados para mesas familiares e pratos para os mais pequenos.

Morada: Rua do Choupelo, nº 250, Vila Nova de Gaia

Contacto: Tel. 223 772 951; E-mail bookings@baraofladgate.pt

Restaurante Barão Fladgate
António Chaves

Ílhavo estreia o renovado Restaurante Clube de Vela

Mais a norte, em Ílhavo, o Restaurante Clube de Vela, situado na Costa Nova, não só reabre a 18 de maio, como o faz numa altura em que “estreia” suas obras de requalificação que se iniciaram no final de 2019.

De resto, a casa com mais de 25 anos, entrega à mesa pratos como as amêijoas à Bulhão pato (18,5 euros), robalo ao sal (48 euros/kg), filetes de polvo (19 euros), açorda de marisco (22 euros), arroz de marisco (22 euros), entre outros. Não faltam as carnes. Uma sugestão, o chuletón maturado (60 euros/Kg).

Morada: Avenida José Estevão, Praia da Costa Nova, Ílhavo.
Contacto: Tel.: 234 360 250

Restaurante Clube de Vela
créditos: Restaurante Clube de Vela

Sagardi Cozinheiros Bascos reata a viagem aos sabores de Espanha

Na região norte, a viagem à cozinha do País Basco, retoma a 18 de maio com a reabertura do restaurante Sagardi Cozinheiros Bascos, próximo à Ribeira do Porto.

Após dois meses de encerramento, a casa regressa com alguns dos clássicos da carta, como o Txuleton e o peixe fresco, proveniente do Mercado de Matosinhos. Não faltam os pintxos, em jeito de petisco – e recompensa - pós-confinamento.

O Sagardi Cozinheiros Bascos passa a contar, em ambos os pisos, com um menu digital acessível através de um QR code.

O opera de segunda-feira a domingo, num horário mais reduzido (entre as 12h00 e as 23h00 em todo o restaurante). Menor será também a lotação máxima:  a esplanada, os pisos superior e inferior estarão limitados a 50% da sua capacidade.

Morada: Rua de São João, nº 54, Porto

Contactos: Tel. 221 130 987; E-mail reservas@sagardi.pt

sagardi

Notícia atualizada a 21 de maio, às 13h45, com informação sobre a reabertura dos restaurantes do Grupo Portugália.

Gostava de receber mais informações sobre este tema? Subscreva a nossa newsletter e as nossas notificações para que nada lhe passe ao lado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.