Dizer não às dietas da moda, comer comida de verdade e cozinhar, são os três princípios que servem de manifesto ao livro da nutricionista franco-brasileira Sophie Deram. Em “O peso das dietas” (edição Pergaminho), a autora lança o desafio, o de comermos sem culpas, pondo de lado o “terrorismo nutricional”.

Após mais de 30 dietas de emagrecimento Caroline, disse-lhes: “que se lixem”
Após mais de 30 dietas de emagrecimento Caroline, disse-lhes: “que se lixem”
Ver artigo

“De repente inventam essa onda de cortar glúten, cortar gordura, cortar tudo. Nutrição não é só nutriente, é também comportamento […] Dietas da moda e excesso de restrições fazem a pessoa viver em guerra com a comida. Isso é o caminho para desenvolver um problema que chamamos de ´comer transtornado`”, sustentava Sophie em entrevista à revista brasileira “Época”.

Deste lado do Atlântico, no livro que chega este junho aos escaparates nacionais, para além das 70 receitas e dicas para o dia-a-dia, a também ativista contra as dietas restritivas, propõe-nos uma abordagem assente na nutrigenómica (ciência que estuda o impacto dos nutrientes na genética) e na neurociência.

Para Sophie, ter um peso saudável e uma alimentação equilibrada, não implica a perda da sanidade mental.

Quanto pesa uma dieta? A nutricionista brasileira Sophie Deram toma-lhes o peso

De acordo com “O peso das dietas”, “todos os estudos mais recentes demonstram que as dietas restritivas - baseadas na eliminação de elementos-chave, tais como os hidratos de carbono - não só fracassam em 95% dos casos, como também conduzem ao aumento de peso a longo prazo”.

Sophie Deram é nutricionista doutorada pelo Departamento de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Concentrou a sua investigação nas áreas da obesidade infantil, da nutrigenómica, dos transtornos alimentares e da neurociência do comportamento.

O livro chega aos escaparates com o preço de 16,60 euros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.