No que toca aos caracóis, tal como nas afeições futebolísticas, na patanisca perfeita ou no ponto certo da sardinha assada, é inútil enveredar por grandes discussões. Gostamos e ponto final. Em Lisboa, assim como noutros concelhos mais a sul, abriu a época do caracol, versão 2020.  O mesmo é dizer que o funcionamento se faz em regime de take away e entregas em casa.

Deixamos-lhe algumas sugestões.

Pomar de Alvalade

Não é só de caracol e caracoleta que vive a fama desta casa com mais de 30 anos no bairro lisboeta de Alvalade. Na ementa, disponível para take away, encontra as moelas estufadas, as gambas, as pataniscas de bacalhau, o prego no prato, entre muitas outras sugestões. No que toca ao caracol, a dose orça os 7,50 euros, a de caracoleta assada, os 9,50 euros.

Morada: Rua Marquesa de Alorna, 21C, Alvalade, Lisboa.
Contacto: 218 497 460

Certos assuntos à mesa são para levar muito a sério. O pires e travessa de caracol é um deles. Por enquanto, resta-nos a miragem de uma reabertura condicionada das casas petisqueiras a 18 de maio. Mas, alegremo-nos, a época da “caracolada” já arrancou no take away e entregas ao domicílio.
créditos: Pomar de Alvalade

O Filho do Menino Júlio dos Caracóis

A casa remonta aos idos dos anos de 1950. Este 2020, depois de semanas de atividade interrompida, a cervejaria anunciou, a 9 de maio, o recomeço das entregas em take away. Para além da dose de caracol, não faltam as moelas à Júlio, a salada de polvo, o pica-pau de porco, as tiras de choco frito, a gamba frita.

Morada: Rua Vale Formoso de Cima 140 - B Lisboa
Contacto: 218 596 160

Certos assuntos à mesa são para levar muito a sério. O pires e travessa de caracol é um deles. Por enquanto, resta-nos a miragem de uma reabertura condicionada das casas petisqueiras a 18 de maio. Mas, alegremo-nos, a época da “caracolada” já arrancou no take away e entregas ao domicílio.
créditos: O Filho do Menino Júlio dos Caracóis

A Tabuense

A casa tem mais de 30 anos e faz dos caracóis um dos trunfos dentro dos pires e travessas. A 5 de maio, A Tabuense reabriu com serviço de take away. Para além dos caracóis, a 8,00 euros a dose, não desmereça as iscas nem o bife à Tabuense, assim como a açorda de marisco.

Morada: Avenida do Brasil 182, Lisboa
Contacto: 218 490 709

Breve roteiro em busca do pires de caracol perfeito em Lisboa e arredores

Apolo Loures

Há quem não se canse de lhe tecer o mérito de ter os melhores caracóis de Portugal. No Apolo Loures o caracol à moda Saloia começou a ser servido em regime de take away a 4 de maio. A equipa do restaurante pede a reserva prévia até às 17h00. As encomendas poderão ser levantadas a partir das 16h00 e até às 20h00.

Morada: Rua de Dili 3, Loures
Contacto: 965138653

Agora estamos mesmo bem. Abriu a época da “caracolada” no take away
créditos: Apolo Loures

Cervejaria Boa Esperança

Saladas de polvo, de ovas, de orelha, de búzio, gamba, camarão e percebes. Isto, citando alguns dos petiscos destá casa no coração do bairro de Benfica. Tentações que incluem os nossos tão lusos caracóis. O take away funciona diariamente entre as 12h00 e as 23h30.

Morada: Avenida Gomes Pereira 3 A Loja, Benfica, Lisboa
Contacto: 217 142 341

Casa dos Caracóis

A 18 de abril, a Casa dos Caracóis anunciava a abertura da época do petisco em torno do pires e da travessa. Por agora, em regime de take away, das 12h00 às 20h00. Nas propostas, encontramos o caracol e a caracoleta cozidos e assados.

Morada: Rua José Joaquim Marques, nº. 237, Montijo

Contacto: 212 321 606

casa dos caracois
créditos: Casa dos Caracóis

O Dias dos Caracóis

A 23 de abril, a casa O Dias dos Caracóis anunciava o início da época do dito gastrópode. Isto em regime de take away e entregas através dos serviços Uber e Glovo (12h00 às 20h00, todos os dias da semana). O negócio familiar, fundado por um dos pioneiros em Portugal na importação de caracol, Manuel Cerqueira Dias, funciona na Charneca da Caparica, Foros de Amora e Torre da Marinha.

Por agora, o caracol encontra-se disponível na loja da Costa da Caparica. Há, ainda, marisco cozinhado, moelas, pica-pau, entre outros petiscos.

Morada: Praceta Tomás Lima, 4, Charneca de Caparica
Contacto:
212 255 497

Breve roteiro em busca do pires de caracol perfeito em Lisboa e arredores
O Dias dos Caracóis

Caracol do Bairro

É em regime de take away e entregas ao domicílio (Uber e Glovo) que vamos encontrar as propostas do Caracol do Bairro com sugestões que vão do gastrópode cozido, à Bulhão Pato, sem perder de vista a caracoleta assada. As doses vão do S ao XL, com preços a variarem entre os 4 e os 18 euros.

Morada: Rua Professor Manuel Valadares nº 19C e D, Lisboa
Contacto: 215 874 069

Caracol do Bairro
créditos: Caracol do Bairro

Loja dos Caracóis

A 23 de abril era dado o alerta oficial para a abertura da época do caracol nesta casa de portas abertas no Algarve, em Lagos, Portimão e Lagoa (venda de caracol cru). Se a opção for pelo caracol cozinhado, encontra-o no Café Cantina, situado no Mercado de Santo Amaro, com serviço de takw away das 15h00 às 19h00.

Morada: Mercado de Santo Amaro, em Lagos.

Contactos:  282 789 582 ou 927741813

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.