Depois de períodos de excesso ou em fases da vida em que já não nos conseguimos ver ao espelho, surge a necessidade premente de emagrecer. Saiba o que deve comer para o conseguir, seguindo um plano validado pela dietista Marisa Costa.
Se ingerir cada alimento na altura própria, aproveita todo o seu sabor e tira maior partido da relação qualidade/preço. Essenciais numa alimentação sã, estes devem ser consumidos numa dose diária mínima de cinco porções, cerca de 400 gramas.
São erros que muita gente comete e que, depois, se pagam caro. Evite, por isso, cair em tentação no dia a dia. Damos-lhe, de seguida, as dicas e as ferramentas de que necessita para poder voltar a fazer rapidamente as pazes com a sua balança.
Fome (do latim faminem) é definida como a sensação provocada pela necessidade de ingerir alimentos. Na realidade, existem dois tipos de fome, a fome fisiológica e a fome psicológica, também designada por fome emocional. Conheça as diferenças de ambas.
Urtigas, violetas e morugem constituem a trindade vegetal que, todos os anos, sem exceção, anuncia a aproximação do inverno e que, em tisanas, em infusões ou até mesmo em saladas, ajudam a prevenir e a combater as doenças típicas da estação.
Os meses de maior frio exigem, além de mais líquidos quentes e de refeições reconfortantes, uma alimentação com uma dose reforçada de vitamina C. Saiba quais são os 10 ingredientes alimentos que mais deve privilegiar nesta altura.
Ainda relativamente desconhecido de muitos portugueses, este fruto fornece, além de açúcar, bons níveis de cálcio e de vitaminas C, A, B1 e B2. Para além de ser diurético, também previne doenças urinárias e problemas das vias respiratórias.
Começou por ser um autêntico sucesso em França mas rapidamente se alastrou a outras partes do mundo. Este regime alimentar implica, basicamente, evitar os (muitos) problemas de digestão causados por incompatibilidades alimentares.
Antigamente muito utilizada na culinária, esta planta, que se assemelha à pastinaca, está a tornar-se cada vez mais popular entre os chefs de cozinha. Saiba porquê. Descubra ainda a que é que faz bem e como é que a deve cozinhar.
Um livro é sempre um bom pretexto para uma conversa. No caso vertente, a mais recente obra da nutricionista Lillian Barros, “A Comida Que Vai Mudar a Sua Vida”, dá-nos mote para prosa a dois, com tempo e disponibilidade para abordar questões que nos preocupam enquanto consumidores de informação sobr
Se ingerir cada alimento na altura própria, aproveita todo o seu sabor e tira maior partido da relação qualidade/preço. Essenciais numa alimentação sã, estes devem ser consumidos numa dose diária mínima de cinco porções, cerca de 400 gramas.
É uma das bebidas preferidas de milhões de pessoas em todo o mundo. Descubra os benefícios das principais variedades, saiba quais são os acessórios mais indicados para a servir e conheça os gestos de degustação fundamentais.
Moderação, bom senso e disciplina. Não precisamos de abdicar de um natal com sabor e diversidade alimentar. Basta seguir as três regras enunciadas para obtermos refeições nutricionalmente mais equilibradas. Mais couves e grão, menos bacalhau e peru. Doces, sim, mas em doses reduzidas. Uma sopa como
É um daqueles legumes que aconselhamos. De cultivo fácil, são resistentes a pragas e a doenças, mantêm-se na horta quase todo o ano, exceto no pico do verão. Versáteis e saborosas, são fonte de niacina, de vitamina A e de vitamina C.
Bebido com moderação, ajuda a reduzir a tensão arterial. As substâncias antioxidantes que contém também melhoram a circulação sanguínea, previnem patologias associadas ao envelhecimento humano e estimulam o cérebro.
Nos dias que correm, temos a vantagem de já não estarmos dependentes da sazonalidade. Em qualquer altura, encontramos à venda fruta, legumes e hortaliças de todas as estações. Mas, ao optarmos pelos de agora, só temos a ganhar!
Cozidos em água e sal ou salteados com azeite e alho, são o acompanhamento perfeito de carnes grelhadas ou assadas e também de peixes como o bacalhau, que costuma acompanhar. Fonte de vitamina C, previne e combate doenças.
Há (muitas) pessoas que, mal descem as temperaturas, queixam-se de imediato. Costuma sentir frio nas mãos? Saiba que ingredientes alimentares que deve eliminar da sua dieta quotidiana para prevenir e combater o problema!
As doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morte em Portugal. Um artigo da médica Mónica Mendes Pedro, especialista em Cardiologia e coordenadora do Grupo de Estudo de Risco Cardiovascular da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.
Descubra um menu de um dia equilibrado, validado por Teresa Branco, fisiologista do controlo do peso, que privilegia a ingestão de alguns alimentos ricos em hidratos de carbono de absorção lenta. Inclui uma receita do chef Olivier.
Apesar de a cessação tabágica estar associada ao aumento de peso, existem formas acessíveis de o evitar. Assuma o controlo da situação e deixe-se de desculpas... De uma vez por todas! Célia Francisco e Susana Simões explicam como.
É uma planta de tal maneira comum no nosso território que acaba por ser pouco valorizada, mesmo nos dias de hoje. No entanto, a sua composição nutricional, rica em ómega-3, vitaminas e minerais essenciais, tem muito para oferecer.
Sim, é possível não engordar nesta fase da vida da mulher, com duas condições. Conhecer o impacto que as alterações hormonais têm no seu humor, apetite e metabolismo e abraçar um estilo de vida diferente, como explica Teresa Branco.