Emagrecer é, na essência, uma questão matemática: é preciso ingerir alimentos que nos ofereçam as calorias e os nutrientes necessários ao funcionamento do organismo e subtrair as calorias em excesso, oriundas de alimentos pouco saudáveis que apenas servem para somarmos quilos a mais.

Para além desta regra, existem pequenos cuidados que pode adoptar no seu dia a dia que ajudam a cumprir este objectivo de forma equilibrada e eficaz.  Apresentamos-lhe 12 ideias para pôr em prática.

1. Reduza o sal

O sódio retém líquidos e incha os tecidos. Prefira alimentos não embalados e escolha sempre produtos frescos.

2. Corte no açúcar e nas gorduras

Promovem processos digestivos complexos que facilitam a acumulação de toxinas e ajudam a formar tecidos adiposos.

3. Renuncie ao café e ao tabaco

Reduzem a flexibilidade dos vasos sanguíneos, bem como a quantidade de sangue que chega às extremidades do corpo, reduzindo a oxigenação essencial.

4. Consuma menos álcool

Favorece a sensação de inchaço e potencia a retenção de líquidos.

5. Beba muita água

Ajuda a purificar o organismo porque ajuda a eliminar toxinas, evitando a retenção.

6. Evite a prisão de ventre

Coma alimentos com fibras para que o intestino funcione bem e elimine os resíduos facilmente.

7. Evite o excesso de especiarias

Regra geral, são saudáveis e boas substitutas do sal mas nunca em excesso. A pimenta, por exemplo, irrita o estômago e potencia a acumulação de toxinas. Evite o glutamato monossódico, um potenciador de sabor identificado como E-621. Ainda que não esteja totalmente provado que seja prejudicial para a saúde, pode gerar reacções alérgicas.

8. Evite bebidas gaseificadas

Têm muito açúcar e não são nutritivas.

9. Faça exercício físico

É a chave para gastar gordura, criar massa muscular e evitar a flacidez. Assim, queima mais calorias, impede a acumulação de gordura, tonifica os músculos e favorece a circulação sanguínea.

10. Tenha atenção aos métodos contraceptivos

A pílula, por exemplo, por fornecer uma dose extra de estrogénios, favorece a retenção de líquidos e o aparecimento de celulite.

11. Evite os saltos muito altos

Tal como a roupa demasiado justa. Guarde estas peças para ocasiões especiais porque dificultam a normal circulação do sangue.

12. Evite manter-se sentada ou em pé durante muito tempo

Caminhe e mexa-se para activar a circulação nas pernas.

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Texto: Ana Catarina Alberto com Marisa Costa (dietista no Hospital de S.João no Porto)