Num mês, rehidrate o seu organismo e elimine gordura enriquecendo algumas refeições com líquidos repletos de nutrientes. O objetivo é perder peso sem renunciar aos nutrientes de que precisa. A dietista Marisa Costa elaborou um plano repleto de água, vitaminas e minerais que mantêm o peso sob controlo face aos excessos. Com uma dieta equilibrada e enriquecida com sumos e batidos, poderá emagrecer, perdendo gordura e não líquidos.

Os mais indicados para perder peso são, segundo a dietista, os compostos por vegetais. São baixos em açúcares e calorias e fornecem as vitaminas e minerais imprescindíveis para que o metabolismo funcione corretamente. Outra opção são os batidos feitos à base de frutas pobres em açúcares, como a maçã, pera, melão ou romã, com um iogurte natural magro.

Mas pode um batido ou sumo substituir uma refeição? Marisa Costa não considera aconselhável fazê-lo de forma habitual. Aliás, o objetivo desta dieta não é substituir as refeições por sumos e batidos mas sim reforçar a ingestão de alimentos menos calóricos (sobretudo, verduras) através dos sumos e batidos.

Batidos que melhoram a sua saúde

As frutas e verduras contêm inúmeras propriedades que as convertem num dos maiores aliados da nossa saúde. Marisa Costa dá-nos alguns exemplos de batidos que respondem mais especificamente a diferentes necessidades:

- Receita de batido para uma saúde de ferro

Misture salsa, um dente de alho, cinco cenouras e três talos de aipo. Triture tudo num liquidificador e beba de imediato.

- Receita de batido para uma boa digestão

Junte 500 g de couve, um talo de aipo, meia maçã sem caroço e quatro ou cinco cenouras. Triture tudo num liquidificador e beba de imediato.

- Receita de batido com efeito desintoxicante

Misture três folhas de beterraba, um molho de salsa, um molho de espinafres, quatro cenouras e meia maçã. Triture tudo num liquidificador e beba de imediato.

- Receita de batido com efeito diurético

Junte um molho de salsa, um molho de espinafres, quatro cenouras e dois talos de aipo. Triture tudo num liquidificador e beba de imediato.

- Receita de batido com efeito remineralizante

Misture um molho de salsa, duas folhas de nabo, uma folha de couve e quatro ou cinco cenouras. Triture tudo num liquidificador e beba de imediato.

- Receita de batido antirrugas

Junte quatro ou cinco cenouras, uma maçã e um limão. Triture tudo num liquidificador e beba de imediato.

- Receita de batido antianemia

Misture damasco, quivi, brócolos e beterraba ou espinafres e abacate ou amora e melancia ou uva e ameixa. Triture tudo num liquidificador e beba de imediato.

- Receita de batido antienvelhecimento

Alterne morango e cereja, laranja e toranja, papaia e gengibre, cenoura e espinafres. Triture tudo num liquidificador e beba de imediato.

- Receita de batido para a circulação

Junte alho, cenoura e beterraba ou, se preferir, alho, maçã, ananás e gengibre. Triture tudo num liquidificador e beba de imediato.

- Receita de batido contra o colesterol

Junte alho, cenoura e beterraba ou, em alternativa, alho, laranja e toranja ou ainda alho, tangerina e melancia ou, se preferir, alho, tomate e aipo. Triture tudo num liquidificador e beba de imediato.

Veja na página seguinte: O plano de emagrecimento que deve seguir

Plano para 7 dias:

- Segunda-feira

Pequeno-almoço: Batido de iogurte líquido magro, 1 maçã e canela + 1 fatia de pão integral com compota sem açúcar + 1 infusão Meio da manhã: 2 tostas integrais com peito de peru fumado + 1 sumo de cenoura, laranja e maçã Almoço: Creme de legumes + lombo de cherne em papillote no forno com cebola e pimento encarnado + 1 batata + cogumelos salteados com alho e salsa Lanche: Batido de 1 iogurte magro líquido, 1/2 manga e cereais sem açúcar Jantar: Sopa de courgette + tortilha de espinafres

- Terça-feira

Pequeno-almoço: Batido de 1 iogurte líquido magro, 1 pêra e cereais sem açúcar + 1 infusão Meio da manhã: 1 fatia de pão torrado com fiambre de peru + batido de cenoura, pêra e limão Almoço: Creme de abóbora + frango guisado com cebola, pimento e alcachofra + 2 colheres de sopa de arroz branco + couve-flor cozida e gratinada + 1 iogurte magro Lanche: Batido de 1 iogurte líquido magro, 10 morangos e 4 bolachas Maria Jantar: Sopa de legumes + salada de atum (em água) com alface, tomate e pepino

- Quarta-feira

Pequeno-almoço: Batido de 1 iogurte líquido magro, maçã e canela + 1 fatia de pão torrado com compota sem açúcar + 1 infusão Meio da manhã: 1 torrada de pão integral com presunto (magro) + batido de cenoura, maçã e limão Almoço: Sopa de agrião + lulas grelhadas + salada de arroz + batido de salsa Lanche: Batido de 1 iogurte líquido magro, 1 banana e cereais Jantar: Creme de brócolos + tortilha com alcachofras + batido de gengibre, beterraba e 4 ou 5 cenouras

- Quinta-feira

Pequeno-almoço: Batido de 1 iogurte líquido magro e 1 pêra + 1 torrada de pão integral + 1 infusão Meio da manhã: 3 tostas integrais com fiambre de frango + 1 sumo de cenoura, pera e limão Almoço: Bife de peru grelhado com 2 colheres de sopa de arroz + salada de pimento, beringela, tomate e cebola grelhados Lanche: Batido de 1 iogurte líquido magro, maçã, pêra e cereais Jantar: Creme de legumes + pescada cozida com 1 ovo e brócolos + batido de couve, maçã e cenouras

- Sexta-feira

Pequeno-almoço: Batido de 1 iogurte líquido magro, maçã e canela + 1 fatia de pão integral torrado com mel + 1 infusão Meio da manhã: 3 tostas integrais com presunto (magro) + batido de cenoura, tangerina e limão Almoço: Creme de legumes + 1 bife de vitela grelhado com esparguete e verduras + 1 batido de salsa, cenoura, aipo, maçã e beterraba Lanche: Batido de 1 iogurte líquido magro, melão e cereais Jantar: Sopa de espinafres + linguado no forno em papillote com cebola e limão + brócolos

- Sábado

Pequeno-almoço: Batido de iogurte líquido magro e cereais + infusão Meio da manhã: Batido de ½ maçã, ½ limão e 4 cenouras + 3 bolachas Maria ou torrada Almoço: Salmão grelhado com verduras + 1 batata assada + batido de couve, aipo, maçã e cenoura + 1 iogurte magro Lanche: Batido de 1 iogurte líquido magro, 3 nozes e 2 colheres de sopa de cereais Jantar: Creme de cenoura + camarões grelhados + batido de dente de leão, 3 rodelas de ananás e 3 rábanos

- Domingo

Pequeno-almoço: Batido de iogurte líquido magro e cereais + 1 kiwi.Meio da manhã: 3 tostas integrais com queijo fresco + batido de cenoura, pera e limão Almoço: Creme de espinafres + frango assado com acelgas saltedas e 1 batata salteada Lanche: Batido 1 de iogurte líquido magro com 3 nozes + 1 fatia de pão de integral com queijo fresco Jantar: Creme de legumes + salada de atum (em água) e tomate + batido de espinafres, alface, salsa, cenoura e nabo

Veja na página seguinte: Conselhos para potenciar os resultados desta dieta

Conselhos para seguir esta dieta

Para aproveitar os benefícios deste plano alimentar, siga os conselhos da dietista Marisa Costa e defina uma meta curta, um mês. Verá como facilmente resulta:

- Evite os doces em geral. Substitua o açúcar por adoçante.

- Os aperitivos salgados, os folhados, os panados e os fritos estão proibidos.

- Nada de álcool. As bebidas light só de vez em quando.

- Pode beber sumos e batidos de verduras, água e infusões sem limite. Os sumos de frutas devem estar limitados a três peças por dia, pois são ricas em açúcar.

- Pode utilizar ervas aromáticas sem restrições.

- O pão, a massa, o arroz e os cereais devem ser, de preferência, integrais. Saciam mais.

- A melhor gordura é o azeite virgem, tanto para cozinhar como para temperar.

- É importante nunca esquecer que para perder peso é fundamental o exercício físico de preferência diário (30 a 40 minutos).

Texto: Joana Martinho com revisão científica de Marisa Costa (dietista no Hospital de São João no Porto)