Nos tempos que correm, os nossos níveis de energia parecem diminuir. As 24 horas do dia não chegam para realizar todas as tarefas que temos entre mãos, mas há uma forma simples recuperar o ânimo, aumentando o consumo deste mineral.
Precisa urgentemente de emagrecer? Então este é o esquema que deve seguir! Um plano alimentar hipocalórico validado por Marisa Costa, dietista no Hospital de São João, no Porto, que, além de eliminar gordura, também reduz volume e líquidos.
A cor e o sabor transportam-nos para terras longínquas mas as suas propriedades nutricionais é que conquistam os que já descobriram esta especiaria. O açafrão-da-índia, como também lhe chamam, tem muitas vantagens. Descubra já quais são.
Em média, consumimos cerca de 100 gramas de açúcar por dia, quando a Organização Mundial de Saúde recomenda que não se deveria ultrapassar os 50, precisamente metade. Saiba, por isso, quais são os preparados alimentares a evitar a todo o custo.
Saber distinguir o que tem e/ou o que põe no prato nunca foi tão importante como nos dias que correm. Os avisos e as recomendações de Anthony Fardet, engenheiro agro-alimentar e investigador francês, doutorado em nutrição humana.
Protege a saúde cardiovascular, combate o colesterol e fornece cálcio, fósforo, sódio, potássio, magnésio e ferro ao organismo. Um estudo internacional garante que o escocês é o mais saudável mas o português não se lhe fica nada atrás.
Não existem alimentos, medidas caseiras ou suplementos associados à prevenção ou tratamento da infeção por COVID-19, desmistifica Ana Rita Lopes, coordenadora da Unidade de Nutrição Clínica do Hospital Lusíadas Lisboa.
Apresentamos uma lista de alimentos ricos em carotenóides, vitaminas C, vitamina E e polifenóis que ajudam a proteger-nos dos raios UV. As informações são de um estudo do Instituto de Bioquímica e Biologia Molecular de Düsseldorf, na Alemanha.
Comer devia ser fácil. Em teoria, sim. A prática não se revela tão linear. Após dezenas de dietas de perda de peso, a norte-americana Caroline Dooner disse-lhes “que se lixem” e terminou um ciclo de restrições, obsessões por comida. Ao SAPO Lifestyle conta como travou o inimigo.
Se ingerir cada alimento na altura própria, aproveita todo o seu sabor e tira maior partido da relação qualidade/preço. Essenciais numa alimentação sã, estes devem ser consumidos numa dose diária mínima de cinco porções, cerca de 400 gramas.
Temos vindo a assistir a uma diminuição efetiva do consumo deste alimento em Portugal. A explicação? Estudos científicos cujos resultados são, na opinião de Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas, "inconsistentes". Saiba porquê.
Rico em vitamina C, em vitamina B6, em cálcio, em cobre e em selénio, este ingrediente alimentar tem uma reconhecida ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória. Além de diminuir a pressão arterial, também ajuda a reduzir o colesterol.
Pelas suas propriedades terapêuticas, há quem o considere uma autêntica poção mágica. Diurético, dilata as vias respiratórias, estimula a produção de ácido no estômago e reduz a sensação de fadiga. Mas tende a criar habituação.
Esta técnica permite a manutenção da estrutura e da natureza das proteínas, dos lípidos e dos hidratos de carbono dos alimentos mas as soluções líquidas utilizadas tornam-nas mais ou menos saudáveis. As recomendações a ter em conta.
No Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis, conheça os alimentos em que deve incluir e retirar da sua dieta. Um artigo da médica e nutricionista Sandra Alves, membro da Sociedade Portuguesa do AVC.
Delicioso e fragrante, este fruto apresenta uma extensa lista de propriedades que o tornam obrigatório na nossa dieta alimentar. Para além de ser rico em vitamina C, em ácido cítrico e em ácido ascórbico, inclui sais minerais essenciais.
Se ingerir cada alimento na altura própria, aproveita todo o seu sabor e tira maior partido da relação qualidade/preço. Essenciais numa alimentação sã, estes devem ser consumidos numa dose diária mínima de cinco porções, cerca de 400 gramas.
A pandemia de COVID-19 que está a isolar os portugueses em casa não tem de ser uma desculpa para o desleixo. No interior da sua habitação, há regras que deve seguir para proteger a sua saúde e também para valorizar a sua imagem.
A nova estação traz novas frutas e novos vegetais da época, que os especialistas recomendam nesta altura. Mas não só. Saiba quais são os ingredientes alimentares que devem integrar a sua alimentação nos meses que antecedem o verão.
Também conhecido como tomate-da-árvore, é fácil de cultivar em Portugal e muito rico em vitaminas A e C. Também fornece cálcio, magnésio e ferro. O seu sabor remete para uma combinação entre o tomate tradicional e o maracujá-roxo.
O segredo é manter a calma e seguir as recomendações das autoridades de saúde. Tome nota das explicações dos nutricionistas Carla Correia e Marcelo Dias.
Mais tempo em casa é sinónimo de maior sedentarismo. A tendência é para comer mais e para nos movimentarmos menos. Para conseguir um ventre liso, não basta seguir uma dieta. Acima de tudo, vai precisar de desenvolver bons hábitos.
Cuide-se e cumpra as recomendações para que este tempo de quarentena seja o menor. As explicações e recomendações são dos nutricionistas Carla Correia e Marcelo Dias.