Há quatro anos, o mestre chocolateiro Daniel Gomes apresentava o excêntrico “bombom mais caro do mundo”. Agora, em 2020, abre em Leiria a Companhia Portugueza do Chocolate, um espaço que é fábrica, loja e cafetaria.
O Bairro do Avillez, do chefe de cozinha José Avillez, reabre este 1 de junho com novidades. Além da Taberna e do Páteo, este espaço lisboeta passa a integrar a Pizzaria Lisboa e o Mini Bar.
Em Lisboa, o Palácio Chiado reabriu portas mantendo os seus cinco conceitos gastronómicos com assinatura de cozinha de autor, pela mão do chefe Manual Bóia.
É com arroz, lentilhas e tofu que a 6 e 7 de junho, Vanessa Andrade, apologista de uma alimentação equilibrada, consciente e responsável, nos propõe preparar cinco receitas num workshop online. As inscrições estão abertas.
A terceira fase de desconfinamento apresentada pelo Governo a 29 de maio trouxe novidades para a operação dos restaurantes nacionais que, a partir de 1 de junho, podem apresentar lotação máxima. Isto, desde que assegurem medidas de distanciamento e barreiras físicas impermeáveis.
Ao celebrar um ano sobre a abertura, a Taberna do Calhau, casa de comeres alentejanos, instalada em Lisboa, vai fazer a festa com um non-stop com dez chefes de cozinha. Fá-lo de acordo com os requisitos de higiene e segurança que o atual momento exige.
Após mais de dois meses de encerramento, a Fábrica Nortada, no Porto, reabre com nova carta, mas também novidades nos horários e no take away. Os eventos públicos mantêm-se suspensos.
As Caves Sandeman, em Vila Nova de Gaia, e a Quinta do Seixo, no Douro, voltam a abrir portas já no mês de junho. Uma retoma de atividade que traz programas especiais e educacionais, mas também novas regras de convívio social.
A Carlotta Cake Boutique lança às famílias um desafio para 1 de junho, Dia da Criança. O de finalizarem em casa os bolos e biscoitos daquela doçaria portuense. Os ingredientes e as instruções para as receitas estão prontos para levantar na loja ou em entrega ao domicílio.
Em Amarante, na cozinha liderada pelo chefe Tiago Bonito, está tudo a postos para a reabertura a 4 de junho. Após dois meses encerrado, o restaurante com uma estrela Michelin volta a pôr a mesa e promete novidades.
As autoridades de saúde estão a preparar o encerramento dos cafés no bairro da Jamaica, no Seixal, para contar o surto de covid-19 detetado entre os moradores, disse à Lusa o delegado regional de saúde de Lisboa e Vale do Tejo.
A época da batata nova em Portugal chegou, com a colheita até setembro próximo. Neste âmbito e, “para desafiar os consumidores a colocarem a batata à sua mesa”, a Associação da Batata de Portugal apela ao consumo do tubérculo nacional. Isto num período em que a fileira enfrenta dificuldades.
A Cereja do Fundão vai juntar o chefe de cozinha Martinho Moniz e o músico Miguel Ribeiro, dos The Gift, em duas sessões de live cooking a 28 e 29 de maio, com a preparação de quatro receitas.
Nascido em Clavering, em Essex, em Inglaterra, a 27 de maio de 1975, o popular e polémico chef e empresário da restauração britânico tem-se batido pela melhoria da alimentação infantil mas o ano passado teve de pedir insolvência.
É espaço de vendas, mas também casa para a maturação de queijos, conta com uma sala de provas e outra para formações. A Queijaria Machado, em Lisboa, após semanas a afinar o projeto, em pleno estado de emergência, abriu as portas ao público com queijos D.O.P. de diferentes proveniências.
O bar portuense Golden Oldie lançou em maio um serviço de entrega de cocktails de autor, já misturados e prontos a beber. Até 31 de maio, as entregas estendem-se à Grande Lisboa. Há um cocktail especial para servir a sul.
Habituado a provas de fundo na cozinha, Gordon Ramsay também não escusa uma boa competição nos palcos do desporto, com participações regulares em provas “Iron Man” e ultramaratonas. Nos escaparates nacionais, o chefe de cozinha corre a partir de 4 de junho com o seu novo livro “Comida Fit”.
Um almoço, jantar ou piquenique, no cenário que idealizarmos, preparados por chefes de cozinha nacionais, alguns com estrela Michelin, ao embalo de música ao vivo e com atuações de artistas. Esta é a ementa de um novo serviço de refeições, o “P.L.A.C.E”, disponível em todo o país.
Embora sem a realização das “Festas do Mar”, Cascais não abdica de convidar para a mesa do concelho. Em ano de restrições impostas pela COVID-19, o festival “Rua Amarela” aposta nos próximos meses nas esplanadas e na cozinha de dez restaurantes.
Para a nutricionista Sophie Deram as dietas restritivas, sejam elas as da moda, ou não, pesam na balança do bem-estar do individuo. A franco-brasileira fala mesmo em “terrorismo nutricional” em “O peso das dietas”, livro que lança em Portugal a 5 de junho.
A 26 de maio, reabre portas o restaurante Alma, o duas estrelas Michelin localizado em Lisboa. Na cozinha, vai estar o chefe Henrique Sá Pessoa e a sua equipa, agora com os menus de degustação numa versão encurtada e com redução no preço.
A maioria dos restaurantes de leitão da Mealhada já reabriu as portas, com lotações reduzidas e cuidados redobrados, mas com confiança reforçada pela inexistência de covid-19 entre proprietários e funcionários que realizaram os testes de despistagem.
Após mais de dois meses fechado, numa altura em que acaba de completar 73 anos, o bairradino Rei dos Leitões, na Mealhada, reabriu a 18 de maio, primeiro dia de “desconfinamento” para a restauração nacional.
Os dias 22 e 23 de maio vão ser os mais doces desta primavera de 2020. Quinze chefes de pastelaria, 12 horas de diretos e temas como macarrons, chocolate, doçaria conventual e pastelaria vegan vão estar em destaque online e abertos ao público em geral. A participação é gratuita.