A gastronomia nipónica já conquistou os portugueses. Um roteiro com os pratos mais comuns, sem esquecer algumas regras básicas para o guiar à mesa, além de um glossário de termos desconhecidos e ainda dicas essenciais.
Páscoa é sinónimo de amêndoas. Não desfazendo na tradição, podemos incorporar este fruto seco em deliciosas sobremesas e petiscos gulosos. Deixamos algumas sugestões.
Um piquenique, uma ida à praia ou mesmo uma visita à esplanada podem ser atividades potencialmente poluidoras. A pensar nesta questão e procurando minimizar o impacto dos nossos hábitos no ambiente, a organização ambientalista Quercus deixa-nos conselhos para práticas mais ecológicas nesta e em toda
É verdade, há alimentos que quando consumidos juntamente com vinho fazem o vinho não saber bem. São os chamados “inimigos do vinho”. A lista pode ser composta por couve-de-bruxelas, espargos, ovos, vinagre, alcachofras, mas há outros.
Um enólogo virtual, permanentemente disponível para ajudar a fazer as escolhas de vinhos é o novo serviço que a cadeia de grande consumo Continente disponibiliza aos clientes. Preço, tipo de vinho, região ou tipo de comida que vai acompanhar são alguns dos critérios de escolha.
Um simples arroz branco pode ser o chamado Bicho de Sete Cabeças da cozinha. Seco, empapado, queimado é, muitas vezes, o fim último reservado a este acompanhamento. Queremos ajudá-los com estas receitas simples.
Em 2007 a italiana Sara Rosso, fã incondicional de Nutella, um creme de chocolate com avelã, cacau e leite, lançou uma campanha de divulgação de receitas gulosas. A moda pegou e, atualmente, a Nutella, criada em 1963, tem um dia, o 5 de fevereiro, celebrado mundialmente.
Vinho e romance andam de mãos dadas. No Dia dos Namorados dê folga ao cupido e arme-se, não de um arco e flecha, mas de uma boa garrafa de vinho para seduzir. Tintos carnudos, Portos Vintage, Espumante Rosé. A sommelier Teresa Gomes deixa-nos uma crónica plena de sedução.
Carlos Santiago, o Melhor Bartender Português de 2017, vencedor da Final Nacional da Competição “World Class Bartender of the Year”, apresenta três cocktails de fácil execução para que todos possam impressionar a sua cara-metade no Dia dos Namorados
Pudins, bolos, compotas, um grande número de doces e sobremesas beneficia com a adição do tão nosso vinho do Porto. Um licoroso que também nasceu para casar com o lado mais guloso da cozinha.
Melhore a sua alimentação sem ter de revolucionar os seus hábitos alimentares. Aprenda, passo a passo, a técnica que os povos orientais mais utilizam para confecionar os alimentos.
Muito apreciado pelos portugueses, é também a bebida estimulante, não alcoólica, mais consumida no mundo. Conheça um fascinante mundo com inúmeras variantes e variedades irresistíveis.
Gosta de ser tratado com cuidado e carinho. Se seguirmos a receita o sucesso está assegurado para estas oito sugestões de arroz doce. Sabia que lhes pode acrescentar especiarias, compotas, fruta? Experimente, verá que a sobremesa ganha outra dimensão.
Não há estação do ano em que mais apeteça um caldo aveludado, consistente, perfumado e rico nutricionalmente. O inverno é território culinário para estas sopas encorpadas, repletas de vegetais.
Servem bem em mesas de festa, mas também no dia-a-dia, quanto aperta a fome e nos apetece trincar algo guloso. Todos estes patês preenchem esses requisitos, alguns juntando outro argumento: são pouco calóricos.
Se pelo Natal há uma tradição vincada no que respeita à mesa de doces, já pelo Ano Novo a liberdade de escolha é maior. O que nos pode deixar confusos na hora de decidirmos quais as gulodices. Deixamos receitas simples, rápidas e capazes de fazer um vistão à mesa.
Na sua mesa de Natal, seja na Consoada ou no almoço de dia 25, não dispense a presença de uma (ou várias) garrafas de vinho do Porto. A maioria dos doces de Natal combinam com vinho do Porto, já para não falar dos queijos, habitual presença à mesa nestas alturas.
Barrar tostinhas com um simples patê, um despejar um pacote de azeitonas numa taça não é, convenhamos, um grande momento à mesa. Com poucos ingredientes e em breves minutos consegue produzir entradas maravilhas. Experimente.
É tão grande a diversidade de receitas que podemos criar quão vasta são as qualidades de chás que encontramos mundo fora. Um alimento intemporal que tempera com carisma o que levamos à mesa.
Que tal surpreender a sua família neste natal com uma ceia com sugestões assentes na dieta alcalina? Com os alimentos certos poderá ter uma mesa recheada e saudável. As sugestões são da nutricionista Rita Boavida.
Muitos portugueses ainda o ignoram mas este é um legume que deve fazer parte da sua dieta alimentar. No entanto, há umas que são preferíveis a outras. Saiba quais são as mais recomendadas.