Não há como as esquecer no Natal. Filhoses, rabanadas, azevias e sonhos fazem parte da nossa tradição doceira. Com alguma paciência e carinho podemos produzi-la nas nossas cozinhas.
Não frite, coza ao vapor ou no forno. Evite o açúcar processado, preferindo o mascavado. Reduza na quantidade de açúcar. Pode seguir todos estas regras sem com isso comprometer a qualidade dos seus doces de Natal.
Convidámos Inês Simas, proprietária do restaurante A Carpacceria, em Lisboa e autora do livro, “Cru - Carpaccios, Tártaros e Ceviches”, a apresentar-nos propostas para uma Ceia de Natal alternativa. Inês faz um voto de saúde à mesa e enche-a de cor e sabor.
É inegável que uma boa posta de bacalhau cozida, com batata, couve e grão é um deleite. Mas não menosprezemos a capacidade deste peixe para incorporar pratos plenos de criatividade. Deixamos 9 sugestões que vão conquistar.
Um sushi de banana, uns ovos no forno, umas flores de maçã e três outras maravilhas em jeito de comida são aqui explicadas, com todo o empenho pela dupla com a identidade mais bem guardada da blogosfera, o "Casal Mistério". Todas as receitas, no máximo, com cinco ingredientes principais (mais alguns
Portugal atravessa uma revolução na área dos vinhos. Sucedem-se os lançamentos, os produtores que investem na qualidade e imagem e métodos inovadores (ou mesmo recuperados do passado) de produção de vinhos. Aqui, sugerimos alguns néctares que valem uma boa oferta.
Porque cozinhar também inclui uma boa dose de carinho, reserve alguns minutos do seu dia para mimar aqueles que mais gosta com panquecas, um prato singelo, reconfortante e que é base para muita criatividade.
Se há ingrediente que coopera para sobremesas ensopadinhas onde nos apetece mergulhar a colher, esse alimento é a laranja. Quem não recorda a torta de laranja das avós?
A principal ferramenta para produzir estas 6 receitas caseiras de broa são as mãos. Tudo o mais são ingredientes correntes que nos permitem, com um ou outro retoque, introduzir variações. Experimente.
Regra número um nestas receitas de almôndegas: carne de bovino, suíno, ovino ou aves não entra e a única exceção faz-se com a carne de peixe e sapateira. De resto, há tofu e muitos vegetais e legumes.
Fáceis de produzir, económicas, com recurso a poucos ingredientes. Por si, estes argumentos bastam para aquecermos o forno e prepararmos estas delícias. Depois, é resistir-lhes e não as comer ainda quentes.
Quer uma entrada rápida, deliciosa e com poucos ingredientes? O queijo presta-se a isso tudo. Casa com um grande número de alimentos e confere elegância à mesa.
Remonta ao já longínquo ano de 1906 a invenção desta especialidade norte-americana que vai buscar o nome aos duendes da memória oral britânica. Tradicionalmente o Brownie leva apenas cinco ingredientes: açúcar, chocolate, manteiga, farinha e ovos. A inventiva gastronómica não tem limites e acrescent
A preparação é um dos procedimentos mais importante numa dieta crudívora, pois é aquilo que vai conferir sabor e textura aos ingredientes. Mas, por uma questão de saúde, quem não a segue também deve experimentar!
Outono é por tradição época de conservar o que de melhor nos trouxe o verão. As compotas são um método ancestral, e delicioso, de guardar uma memória estival. Aqui, em 8 variações de produção muito simples.
SymmetryBreakfast é o nome do curioso projeto fotográfico de Michael Zee, um apaixonado por gastronomia e culinária, que também gosta de especialidades portuguesas. Aproveite e experimente uma por dia durante um mês!
Batata-doce, abóbora, frutos secos, maçã, estão entre os alimentos que privilegiamos com a entrada da nova estação. À mesa, o elenco de bolos muda. Estas 10 receitas acompanham a moda da estação.
Não é difícil surpreender à mesa com uns simples ovos. Um pouco de criatividade, alguma técnica e ingredientes certos tornam uma receita do quotidiano numa excelente experiência culinária. Siga as nossas dicas.
Porquê simplesmente assá-la ou cozê-la, apresentando-a de forma aborrecida à mesa? A batata-doce é um ingrediente versátil e maravilhoso como acompanhamento ou prato principal.
São comercializados em fresco, desidratados ou em conservas. Decidido o tipo de cogumelo que queremos cozinhar, basta recorrer a alguma imaginação gastronómica para o levar à mesa. Faz excelentes entradas, cremes e acompanha pratos principais. As suas características exigem, contudo, alguns cuidados
Sal de pele de tomate, extrato de limão, manteiga de alho preto, são apenas 3 exemplos dos muitos temperos caseiros originais que pode produzir. Carnes, peixes, saladas e mesmo doces agradecem.
A torra do café é fundamental para se alcançar o resultado desejado. Durante este processo, o grão “verde” do café aumenta quase para o dobro do seu tamanho e muda de cor (vai escurecendo até ficar castanho quase negro, proporcionalmente ao tempo e intensidade da torra.
O expresso perfeito não é para qualquer máquina. Depois de muitas medições, calibragens, comparações e provas, eis algumas regras para retirar o máximo proveito do seu café.