Ele é “Ele”, ela é “Ela”. Juntos formam o “Casal Mistério”, um dos segredos mais bem guardados da blogosfera nacional [segredo que procurámos desvendar aqui, numa conversa a três vozes]. São mordazes, irónicos, críticos. Ele, “atlético e arrojado” (assim se vê) e Ela, “loura e viajante”.

Os dois levam uma vida dupla. Na internet alimentam uma das páginas sobre gastronomia mais visitadas e também premiadas. Não obstante tanto afã na blogosfera, ainda lhes sobra tempo para a rádio, para a visita a dezenas de restaurantes e para publicar livros, “As Escolhas do Casal Mistério”, em 2016 e, este novembro de 2017, o segundo título dado ao prelo, “50 Receitas com apenas cinco ingredientes”. Ambos os livros editados pela Manuscrito.

E é deste segundo livro que publicamos agora, algumas receitas amavelmente partilhadas pela dupla mais misteriosa da paparoca lusa.

Tudo apresentado na primeira pessoa e explicado com pormenor. E, claro, todas as receitas com cinco ingredientes, ou menos. Nada de complicar.

Sushi de banana e manteiga de amendoim

Diz-nos "Ela": "Gosto de receitas em que as quantidades dependem única e exclusivamente da nossa gula e esta faço-a sozinha (e esta, hein? Estou a ficar um ás na cozinha!), porque os nossos filhos adoram-na, e a verdade é que é tão fácil que, se eu não a conseguisse fazer, seria um caso grave de inaptidão culinária. Digamos que é a minha receita maternal, equivalente ao beijinho na testa à noite, na cama.

Confesso que sou um bocadinho mãe-galinha e, por isso, peço sempre ao meu querido Marido Mistério para fazer lanches caprichados para os nossos `Minimisteriosos` levarem para a escola, para a praia ou para passarem o dia com os amigos.

Mas mãe-galinha que se preze tem de aprender a fazer esta receita. Faz uma vistaça gigantesca, e é facílima de preparar. Além disso, não há criança que lhe resista. Só precisa de quatro ingredientes. Adivinha quais são?"

[Clique na imagem para ver a receita]

Sushi de banana e manteiga de amendoim

Sopa de castanhas sem batata

Diz Ele: "Sabia que as castanhas são um dos frutos secos com menos quantidade de gordura e que contêm substâncias alcalinizantes que neutralizam o excesso de ácidos no sangue e facilitam a sua eliminação?

E dou-lhe uma, e dou-lhe duas e dou-lhe três! Vendido para aquela senhora ali ao fundo, que por acaso sou eu.

Toda esta conversa de Nuno Rogeiro da Nutrição é só um pretexto para dizer que como castanhas de todas as formas e feitios. Adoro castanhas! E adoro ainda mais sopa de castanhas: além de cremosa, tem um sabor único a outono.

Então, se lhe juntarmos queijo de cabra e maçã, acho que posso dizer que é, de longe, a minha sopa preferida para os dias de frio".

[Clique na imagem para ver a receita]

sopa de castanhas

 Ovos no Forno em cama de queijo e batata-doce

Diz Ela: "Eu sei, pareço uma chef Michelin a falar, mas não resisti a utilizar a expressão em cama de... pelo menos uma vez neste livro. É a nossa pequena homenagem à nova moda das descrições pomposas para pratos simples.

E este prato consegue ser das coisas mais simples e fáceis de fazer do mundo.

Trata-se de um fabuloso brunch que o deixará satisfeito quase até à hora de jantar (OK, pode abrir uma exceção para trincar qualquer coisinha a meio da tarde) e que é simplesmente divinal: a mistura do queijo derretido com a batata-doce é o sonho de qualquer mulher (isto, na impossibilidade aparente de ter o George Clooney sentado ao seu colo)".

[Clique na imagem para ver a receita]

  Ovos no Forno em cama de queijo e batata-doce

Piza de queijo e Pepperoni sem base

Diz Ela: Uma piza transforma-me num emoji com corações nos olhos. Automaticamente. Com língua de fora e tudo!
Controlo-me para não comer piza todos os dias por causa, obviamente, das muitas calorias, mas eis que levei a piza a uma clínica de estética e voltei, feliz, com uma piza sem base.

Esta é praticamente uma receita isenta de culpas – e de hidratos de carbono. Na prática, o queijo é que vai fazer de base; depois, é só acrescentar o pepperoni. Não foi uma lipoaspiração completa, convenhamos, mas reduziu pelo menos um número na cintura da piza…

De qualquer maneira, facilita porque tem menos um ingrediente e tem todo o sabor de uma piza normal! É a receita ideal para me sentir mais magrinha e também para alimentar os nossos `Minimisteriosos` e o bando de amigos que vive permanentemente cá em casa".

[Clique na imagem para ver a receita]

piza de queijo

 Flores de maçã folhadas

Diz Ele: "Minhas senhoras e meus senhores, o Júri Mistério reuniu-se e acabou de eleger a Miss Sobremesa de 2017. E esta receita venceu o merecido título por unanimidade, não só por ser bonita mas também por ser light e saudável (miss que se preze tem de ser magra e dizer que tem uma alimentação equilibrada).

Parece uma flor, mas é uma maçã com massa folhada e compota de alperce. É ou não é uma das sobremesas mais deslumbrantes que esses olhinhos larocas já viram? E sabe qual é a grande notícia por detrás da grande sobremesa?

É que esta sugestão não é fácil de fazer – é facílima! Tudo o que leva é massa folhada, maçã, limão e compota de alperce. Pode ainda salpicar por cima canela e açúcar de confeiteiro, se gostar e não estiver de dieta".

[Clique na imagem para ver a receita]

flores de maçã

Mousse de chocolate e coco

Diz Ele: "Já percebeu que sou dado a paixões assolapadas. Esta próxima receita é um daqueles temas a que devo uma obediência cega, servil e inquestionável. Porque a mousse de chocolate é, para mim, um dos pratos mais maravilhosos que a humanidade já conheceu. E continua a conhecer. Cada vez mais.

É por isso que eu passo metade do meu dia a pesquisar e a testar novas formas de fazer mousse de chocolate. E outra metade a comê-las. Adoro a mais tradicional e simples de todas as mousses, gosto ainda mais se lhe puder acrescentar café, e até como mousse de chocolate com malaguetas, com húmus, com abacate ou com banana. Esta receita com coco é daquelas que me deixam num estado de mais profunda euforia. E sabe que mais? Também só leva três ingredientes. Veja lá se não vale a pena perder a cabeça com isto..."

[Clique na imagem para ver a receita]

mousse de chocolate com coco

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.