• SAPO Lifestyle SAPO Lifestyle Início
  • Moda e Beleza
    • Atualidade
    • Dicas e Tendências
    • Beleza e Estética
    • Para Ele
    • Especiais
  • Saúde
    • Atualidade
    • Peso e Nutrição
    • Fitness e Bem-Estar
    • Saúde e Medicina
    • Sexo
    • Especiais
  • Família
    • Atualidade
    • Gravidez
    • Bebé
    • Criança
    • Pais e filhos
    • Relações
    • Especiais
  • Vida
    • Atualidade
    • Comportamento
    • Dinheiro e Carreira
    • Ecologia
    • Especiais
  • Sabores
    • Receitas
    • Atualidade
    • Chefes e Restaurantes
    • Dicas
    • Especiais
  • Fama
    • Atualidade
    • Estilos
    • Especiais
  • Astral
    • Previsões
    • Astrologia
    • Signos
    • Práticas
    • Terapias
    • Espiritualidade
  • Casa e Lazer
    • Atualidade
    • Decoração e Jardins
    • Viagens
    • Passatempos
    • Especiais
  • Mais Menu
    Menu
    • Moda e Beleza
      • Atualidade
      • Dicas e Tendências
      • Beleza e Estética
      • Para Ele
      • Especiais
    • Saúde
      • Atualidade
      • Peso e Nutrição
      • Fitness e Bem-Estar
      • Saúde e Medicina
      • Sexo
      • Especiais
    • Família
      • Atualidade
      • Gravidez
      • Bebé
      • Criança
      • Pais e filhos
      • Relações
      • Especiais
    • Vida
      • Atualidade
      • Comportamento
      • Dinheiro e Carreira
      • Ecologia
      • Especiais
    • Sabores
      • Receitas
      • Atualidade
      • Chefes e Restaurantes
      • Dicas
      • Especiais
    • Fama
      • Atualidade
      • Estilos
      • Especiais
    • Astral
      • Previsões
      • Astrologia
      • Signos
      • Práticas
      • Terapias
      • Espiritualidade
    • Casa e Lazer
      • Atualidade
      • Decoração e Jardins
      • Viagens
      • Passatempos
      • Especiais
    Tópicos
    • Entrevistas
    • Cartoon
    • Passatempos
    • Semana em beleza
    Esquema de cores
    No modo automático o site usa o esquema de cores definido no seu sistema operativo
    Siga-nos
    • Instagram
    • Facebook
    • X
  • Pesquisa
  • Entrevistas
  • Cartoon
  • Passatempos
  • Semana em beleza
MEO à velocidade máxima de 10Gbps

10 bolos que nos reconfortam em dias chuvosos

Sabores Sabores
17 out 2017 15:32
Dicas
  • sabores
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
  • 10 bolos que combinam bem com o chá e com o cafezinho
    Sabores · Dicas · 2 fev 2017 12:42

    10 bolos que combinam bem com o chá e com o cafezinho

  • Os 9 bolos de caneca mais rápidos de sempre
    Sabores · Dicas · 3 dez 2017 10:00

    Os 9 bolos de caneca mais rápidos de sempre

Este artigo tem mais de 7 anos
Batata-doce, abóbora, frutos secos, maçã, estão entre os alimentos que privilegiamos com a entrada da nova estação. À mesa, o elenco de bolos muda. Estas 10 receitas acompanham a moda da estação.
  • Batata-doce, abóbora, frutos secos, maçã, estão entre os alimentos que privilegiamos com a entrada da nova estação. À mesa, o elenco de bolos muda. Estas 10 receitas acompanham a moda da estação.
  • Pré-aquecer o forno a 170 ºC. Untar uma forma com manteiga e forrar o fundo com papel vegetal. Bater 10 gemas com 125 g de açúcar até ficar um creme esbranquiçado. Juntar 150 g de amêndoa moída e 340 g de doce de abóbora, misturar muito bem. Verter na forma e levar ao forno durante 35 minutos. Deixar arrefecer e desenformar. Barrar com doce de abóbora e polvilhar com canela em pó. (Fonte: Blogue “Há Alguém Mais Gulosa do que Eu?”)
  • Ligue o forno nos 180 ºC. Forre uma forma quadrada com 20 cm com papel vegetal e reserve. Misture num recipiente 115 g de farinha de trigo sem fermento, 50 g de farinha de amêndoa, 1 colher de chá de fermento para bolos, 1 canela, noz-moscada, gengibre (1/2 colher de chá de cada), 1 colher de chá de sal, 50 g de nozes picadas. Misture com uma colher de pau. Noutro recipiente, bata 150 g de manteiga amolecida com 200 g de açúcar até obter um creme leve e fofo. Adicione 3 ovos, 1 de cada vez e sem parar de bater. Adicione a mistura dos secos, seguida de 150 g de cenoura ralada, e envolva com a colher de pau. Verta a massa na forma e leve ao forno 50 minutos. Faça o teste do palito. Quando cozido, retire o bolo no forno e arrefece 10 minutos sobre uma rede. Desenforme e deixe arrefecer completamente. Cobertura: bata 175 g de queijo creme com 150 g de açúcar em pó. Adicione o sumo e a raspa da casca de ½ laranja e bata mais um pouco. Barre o topo do bolo com o creme de queijo e salpique com algumas nozes picadas grosseiramente. (Fonte: Blogue “Faz&Come”)
  • Derreta 125 g de manteiga e 150 g de chocolate de culinária em banho-maria. Deixe arrefecer um pouco e adicione 150 g de açúcar branco 2 25 g de açúcar baunilhado, 50 g de avelãs moídas, 2 colheres de sopa de farinha e 3 gemas. Bata até obter uma massa homogénea. À parte bata 3 claras em castelo com uma pitada de sal e incorpore-as no preparado anterior com cuidado para não bater. Verta a massa para uma forma de fundo amovível previamente untada com manteiga e polvilhada com o chocolate em pó e leve a cozer em forno aquecido (175 ºC) durante cerca de 25 minutos. (Fonte: Blogue: “Tarte de Limão”)
  • Ligue o forno nos 170 ºC. Descasque 500 g de maçãs, retire-lhes os caroços e corte em fatias bem finas. Regue com o sumo de 1 limão para não escurecerem. Reserve. Numa taça, bata 80 g de manteiga amolecida juntamente com 100 g de açúcar até obter um creme esbranquiçado. Adicione 2 ovos grandes, 1 de cada vez, sem parar de bater. Peneire 100 g de farinha junto com ½ colher de chá de fermento em pó para bolos e adicione ao preparado anterior. Bata numa velocidade mais baixa. Adicione 50 ml de leite e bata mais um pouco. Adicione 50 g de farinha e envolva até obter um creme liso, sem grumos. Barre uma tarteira com manteiga e polvilhe com açúcar. Verta metade da massa na forma e alise. Disponha, espalhando, metade das maçãs. Adicione a restante massa e termine com a maçã laminada. Polvilhe com açúcar em pó e canela e leve ao forno 40 minutos. (Fonte: Blogue “Faz&Come”)
  • Numa taça bata 125 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente, 275 g de açúcar e a raspa de 1 limão. Adicione 3 ovos, 1 a 1, batendo bem entre cada adição. Peneire 188 g de farinha com ¼ de colher de chá de fermento em pó e ¼ de colher de chá de bicarbonato. Junte a farinha e 120 ml de leite alternadamente à massa batendo bem até ter uma massa homogénea e fofa. Por fim, junte 1 colher de sopa de sumo de limão e 150 g de mistura dos frutos secos (a gosto) ralados e envolva com uma colher de pau. Unte uma forma (22 cm) com manteiga e forre com papel vegetal, verta a massa para a forma e polvilhe o topo com a amêndoa laminada. Leve a cozer 50 minutos em forno previamente aquecido (180 ºC). Caso note que o topo está a cozer muito rapidamente, cubra com uma folha de alumínio. Antes de desenformar deixe o bolo arrefecer na forma cerca de 10 minutos e depois de frio polvilhe com o açúcar em pó. (Fonte: Blogue: “Tarte de Limão”)
  • Descasque 4 maçãs, corte-as aos cubos e misture-as com as 5 colheres de açúcar, 1 colher de sopa de canela e 3 colheres de sopa de Vinho do Porto e reserve. Unte uma forma de bolo inglês com margarina e polvilhe com farinha (também pode fazer numa forma redonda). Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Bata ½ chávena de óleo vegetal com 5 colheres de sopa de açúcar, o sumo de 1 laranja, 1 colher de café de essência de baunilha e 4 ovos. Adicione, aos poucos, sempre a bater, 300 g de açúcar, 260 g de Farinha de trigo com Fermento. Coloque metade das maçãs na forma e verta metade da massa. Aplique novamente as maçãs e termine com a massa restante. Vai ao forno entre 40 a 45 minutos. (Depende se gosta da massa mais húmida). (Fonte: Blogue “Há Alguém Mais Gulosa do que Eu?”)
  • Bolo de batata-doce e chocolate
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre com papel vegetal uma forma retangular. Comece por misturar 330 g de farinha com fermento,1 colher de chá bem cheia de bicarbonato de sódio, 3 colheres de chá de canela, uma pitada de sal e uma outra de noz-moscada. Reserve. Num outro recipiente bata 3 ovos grandes com 500 g de batata-doce cozida, 150 g de açúcar amarelo e 200 g de açúcar branco, o sumo de 2 laranjas e 180 ml de óleo de girassol até obter uma mistura uniforme. Adicione aos poucos os ingredientes secos sem bater em demasia e, por fim, junte 150 g do chocolate negro grosseiramente picado. Deposite a massa na forma e polvilhe com 50 g de chocolate negro também picado. Leve a cozer durante cerca de 50 minutos. Deixe arrefecer e corte em quadrados. (Fonte: Blogue “Flor do Brownie”)
  • Ligue o forno nos 180 ºC. Forre um tabuleiro quadrado com cerca de 20 cm de lado com papel vegetal. Corte as maçãs (200 g já descaroçadas e sem casca) em cubos pequenos, com cerca de 1 cm. Pique 100 g de miolo de noz, adicione-as à maçã. Reserve. Na taça da batedeira, coloque 275 g de açúcar e 2ovos grandes. Bata na velocidade máxima até obter um creme esbranquiçado, fofo e volumoso. Reduza a velocidade e adicione, sem parar de bater, 175 ml de óleo vegetal, 25 ml de leite e 25 ml de vinho do Porto. À parte, peneire para um recipiente 275 g de farinha sem fermento, 1 colher em pó de fermento para bolos e 1 colher de chá de canela. Adicione a mistura dos secos aos ovos e misture bem com uma colher de pau. Adicione as maçãs e as nozes e misture, sem bater, apenas até incorporar. Verta a massa no tabuleiro e leve ao forno 50 minutos. Faça o teste do palito. Pode cobrir o bolo com merengue e queimá-lo ligeiramente com um maçarico de cozinha. (Fonte: Blogue “Faz&Come”)
  • Golpeie 500 g de castanhas e ferva-as 15 minutos em água. Pele-as imediatamente, reserve as 8 castanhas mais bonitas. As restantes leve-as a cozer com 5 dl de leite durante cerca de 45 minutos. Reduza a puré. Bata 5 gemas com 225 g de açúcar e junte o puré de castanhas. Bata 5 claras em castelo bem firme e incorpóreas suavemente no preparado anterior. Deite a massa numa forma de mola com 24 cm de diâmetro untada com margarina e com o fundo forrado com papel vegetal, também untado. Leve a cozer em forno médio (175 ºC) 1 hora. Dissolva 75 g de açúcar em 1 dl de água e leve a ferver sobre lume muito brando. Introduza as castanhas que reservou e deixe ferver 15 minutos. Retire do lume e deixe as castanhas dentro da calda 1 hora. Desenforme o bolo, depois de frio, e cubra com 2 dl de natas batidas com 40 g de açúcar em pó e 1 colher de sopa de conhaque, até ficarem espessas. Retire as castanhas da calda e disponha-as sobre as natas. (Fonte: Blogue “Intrusa na Cozinha”)
  • Esta sugestão faz parte do receituário conventual do Mosteiro de Lorvão (Penacova). Bater 16 gemas e 2 claras com 400 g de açúcar. Adicionar 100 g de manteiga sem sal amolecida e bater novamente. Misturar 400 g de farinha com fermento, 1 colher de sobremesa de canela e a raspa de 1 limão. Deitar a massa numa forma untada com manteiga sem sal  e polvilhada com farinha. Levar ao forno a 175 ºC, durante 40 minutos. Deixar arrefecer e desenformar. (Fonte: Blogue “Há Alguém Mais Gulosa do que Eu?”)
 
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
 

Veja também

  • 10 bolos que combinam bem com o chá e com o cafezinho
    Sabores · Dicas · 2 fev 2017 12:42

    10 bolos que combinam bem com o chá e com o cafezinho

  • Os 9 bolos de caneca mais rápidos de sempre
    Sabores · Dicas · 3 dez 2017 10:00

    Os 9 bolos de caneca mais rápidos de sempre

Em destaque

  • Cannes 2025. Os primeiros looks (extravagantes) do festival de cinema
    Notícias ao Minuto · Atualidade · 13 mai 2025 20:20

    Cannes 2025. Os primeiros looks (extravagantes) do festival de cinema

  • Do Douro para o mundo: QURA é mais do que vinho, é estilo de vida
    SAPO Lifestyle · Atualidade · 14 mai 2025 13:19

    Do Douro para o mundo: QURA é mais do que vinho, é estilo de vida

    por Daniela Costa
  • Portugal teve a sua “Corte das Mulheres”. Uma história de luz e sombra recuperada por André Canhoto Costa
    J.M.A · Atualidade · 14 mai 2025 11:02

    Portugal teve a sua “Corte das Mulheres”. Uma história de luz e sombra recuperada por André Canhoto Costa

    por Jorge Andrade
  • A Hourglass, famosa pelos produtos de alta performance e cruelty-free, chega a Portugal
    SAPO Lifestyle · Atualidade · 14 mai 2025 12:27

    A Hourglass, famosa pelos produtos de alta performance e cruelty-free, chega a Portugal

Últimas

  • Notícias ao Minuto · Atualidade · 14 mai 2025 23:59

    Sem nada a esconder. Maya Jama e Rúben Dias 'apanhados' em almoço

  • Notícias ao Minuto · Atualidade · 14 mai 2025 23:29

    "Câmara de Sintra, podem acelerar a emissão das licenças de habitação?"

  • Notícias ao Minuto · Atualidade · 14 mai 2025 23:09

    Blake Lively terá ameaçado expor mensagens de Taylor Swift

  • Notícias ao Minuto · Atualidade · 14 mai 2025 22:43

    Liliana Filipa e família de férias em destino de sonho

  • Notícias ao Minuto · Atualidade · 14 mai 2025 22:28

    "A Carla tem um corpo muito bonito, sem dúvida que me agrada"

  • Notícias ao Minuto · Atualidade · 14 mai 2025 22:07

    Cannes. Para estas celebridades o lema é: 'Com preto nunca me comprometo'

 

Comentários

Entre com a sua conta do Facebook ou registe-se para ver e comentar
  • Moda e Beleza

    • Atualidade
    • Dicas e Tendências
    • Beleza e Estética
    • Para Ele
    • Especiais
  • Saúde

    • Atualidade
    • Peso e Nutrição
    • Fitness e Bem-Estar
    • Saúde e Medicina
    • Sexo
    • Especiais
  • Família

    • Atualidade
    • Gravidez
    • Bebé
    • Criança
    • Pais e filhos
    • Relações
    • Especiais
  • Vida

    • Atualidade
    • Comportamento
    • Dinheiro e Carreira
    • Ecologia
    • Especiais
  • Sabores

    • Receitas
    • Atualidade
    • Chefes e Restaurantes
    • Dicas
    • Especiais
  • Fama

    • Atualidade
    • Estilos
    • Especiais
  • Astral

    • Previsões
    • Astrologia
    • Signos
    • Práticas
    • Terapias
    • Espiritualidade
  • Casa e Lazer

    • Atualidade
    • Decoração e Jardins
    • Viagens
    • Passatempos
    • Especiais
  •  
    • Instagram
    • Facebook
    • X

      Notificações

      Última hora
      Geral

      Notificações bloqueadas pelo browser

      Veja também

      Relacionados Playlist

      Autoplay