O cenário é frequente: enfrentamos a embalagem de iogurte natural sem vontade de lá meter a colher. Falta-lhe cor, sabor, mas impõe a dieta acrescentar este alimento à refeição. Saiba que há ingredientes que, em segundos, trazem uma nova dimensão ao iogurte. E são ótimos.
O outono chega ainda disfarçado de verão. Não invalida que possamos alterar a ementa no que a saladas respeita. Estas, apesar de mornas, fazem uma boa transição entre a estação mais quente e a da queda da folha.
Muitas pessoas ainda têm alguma relutância em utilizá-las mas, além de tornarem as suas receitas mais aromáticas, têm ainda benefícios para a saúde. Saiba quais são!
Eva deu-a a maçã a Adão, Guilherme Tell acertou-lhe com uma flecha, a bruxa maléfica envenenou-a. Há milénios que as maçãs têm alimentado o nosso imaginário e, também, as nossas mesas. Neste caso com receitas que fogem ao clássico.
A produção das adegas nacionais continua, ano após ano, a dar origem a néctares de excelência. Eis alguns dos que aconselhamos a ter debaixo de olho e a fazer descer pela garganta ao longo do ano.
“Mastigar o vinho”, um vinho “quente”, “fechado” ou “austero”. A linguagem dos vinhos pode baralhar-nos. Para dominar o vocabulário elementar de um verdadeiro profissional há que seguir alguns termos. Confira aqui.
Receitas ligeiras ganham uma nova dimensão com molhos de iogurte. Alguns de inspiração oriental, outros adaptando receitas base. Todos eles garantem sabor acrescido à mesa.
Se há pessoas que não bebem vinho com a sobremesa, outros, quando estão no restaurante, pedem invariavelmente o café junto com o doce e já “agora é a conta também”. Que pena, finalizar uma refeição, sem este êxtase que a sobremesa e um vinho.
As coisas feitas por nós são as que têm mais sabor. Saiba como confecionar uma sobremesa fresca e deliciosa com os ingredientes mais frescos e saudáveis com os conselhos de Mafalda Pinto Leite.
Figo fresco é fruta desta estação do ano. E como é bom quando racha de maduro e emana um odor doce. Um ingrediente soberbo para receitas gulosas, mas também em saladas e bruschetta de inspiração estival.
O queijo fresco é um alimento saboroso e saudável, utilizado em várias receitas e tipos de alimentação. No entanto, é preciso saber garantir a máxima qualidade até ao momento de consumo.
O verão é a estação do ano que melhor combina com gelados! Para que não perca nem um, mostramos quais os melhores sítios de norte a sul do país para se deliciar.
Com os sumarentos, deliciosos e tão estivais pêssegos produzimos sobremesas, doces e batidos que não carecem de muito açúcar, antes fazendo uso daquele que naturalmente existe na fruta.
Nuno Barros, chef do restaurante Taberna 1300, em Lisboa, explica, neste artigo de opinião, como os produtos da época acabam por ter influência nas ementas especiais que marcam a estação.
São picantes devido a uma substância alcaloide que estimula as células nervosas da boca, provocando a sensação de ardor. A geleia de malagueta também está em voga.
Estima-se que a cada segundo os Estados Unidos consumam mais de 300 pizas. Aqui, não vamos tão longe e o que propomos são 7 variações sobre o tema piza. Para fazer em casa e comer sem a voragem americana.
Cozinhá-la bem é uma das recomendações dos especialistas mas existem outras precauções a ter em conta para evitar problemas de saúde. Saiba já quais são!
Preparar a marmita para o trabalho é um hábito de muitos portugueses, mas também um dilema na hora de escolher pratos rápidos e saudáveis. Para não correr o risco de levar todos os dias douradinhos ou atum em lata, conheça três ideias de pratos frios para enfrentar os dias de maior calor.
Uma regra “clássica” das harmonias gastronómicas diz que os vinhos brancos acompanham pratos de peixe e os vinhos tintos são para os de carne… e se a refeição for constituída por pratos vegetarianos? Que garrafa de vinho devemos abrir?
«Nigirizushi», «Temakizushi»… e, pronto, já tropeçámos na língua. Para evitar complicações, fica o abecedário do sushi e de outras especialidades japonesas.
Por falta de tempo, de imaginação gastronómica ou de paciência, tendemos a cair naqueles clássicos dos acompanhamentos insípidos e que não acrescentam valor aos pratos. Aqui, sugerimos 10 caminhos para a mudança.
Estas são receitas para crianças a partir dos 12 meses. Das sopas, aos principais e sobremesas têm um objetivo: levar os mais pequenos a ingerir pratos ricos em nutrientes e com um toque cuidado. Os olhos também comem e, com as crianças, sabemos que assim é.