Envolver os pequeninos na confeção dos alimentos, educá-los para o sabor e para o conhecimento dos alimentos, encontrar de forma criativa substitutos para o açúcar. A chefe Joana Byscaia indica alguns caminhos para conjugarmos comida com crianças.
Esqueça o cliché do vinho branco para peixe e do tinto para a carne. Não confie também cegamente nos contrarrótulos das garrafas que lhe indicam apenas que um dado vinho é aconselhável para peixe ou carnes brancas. Siga os nossos conselhos e selecione o melhor vinho para o tipo de peixe pretendido,
Se quer aventurar-se na cozinha vegan e cozinhar de forma mais saudável, rápida e económica, tome nota destes utensílios e acessórios que vai desejar ter por perto.
Chocolate, sobremesas de chocolate e vinho são sinónimo de enormes arrufos, de harmonização muito pouco pacífica, mas que não deixa de ser estimulante, produzindo por vezes resultados altamente surpreendentes. Existem, pois, muitas variáveis e possibilidades de interação.
De um delicioso creme com apenas dois ingredientes a uns elegantes profiteroles com baunilha. O que aqui encontra, por ordem crescente de dificuldade, é uma dezena de receitas com um dos ingredientes de cozinha mais maravilhosos, o chocolate.
No serviço de vinhos para casamentos, não deve pensar somente na quantidade de convidados, mas também em outros detalhes que parecem pequenos, mas que poderão fazer uma grande diferença. Mas não se preocupe, estamos aqui para ajudar!
Se nos perguntarem qual será a sobremesa (sem ser fruta) mais fresca e indicada para crianças, estou certo que todos (ou quase) todos responderão gelatina. Por ser de “fruta”, por ser baixa em calorias e por ser fresquinha.
Tal como muitos outros pratos de cariz rústico, a origem da Bruschetta remonta ao mundo rural, neste caso o italiano. Um aproveitamento das sobras de pão, tostadas na grelha e untadas com alho e/ou azeite que, hoje, ganhou estatuto de prato gourmet.
Surpreenda os seus familiares e amigos com uma refeição japonesa preparada por si. Com as dicas do chef Tomaki Kanazawa à mão e com os utensílios certos por perto, verá que até nem é muito difícil! Pronto para experimentar?
A receita base para um bom granizado é muito simples. Fruta que reduzimos a sumo e uma base de gelo que vai absorver esse liquido. Uma fonte inesgotável de combinações e sabores. Aceite as nossas sugestões.
Não é à toa que os maiores chefs recorrem a uma panóplia de utensílios de corte para preparar as suas confeções. Veja quais são os cuidados que deve ter ao selecionar o modelo perfeito para cortar os diferentes tipos de alimentos.
Nem sempre consegue dar conta de alguns erros que vai cometendo na hora de cozinhar e, embora estes sejam mais frequentes do que parecem, está na altura de eliminá-los de vez.
Conheça as dicas da Vera Ferraz, do blogue Hoje Para Jantar, para tirar o melhor partido das flores comestíveis. Mas atenção, à mesa só vão flores adquiridas para fins alimentares.
Não será por comer dois ou três destes petiscos que vai estragar a sua silhueta de verão. Aliás, até pode atrever-se numa mesa “picando” um pouco de todos. Isto sem abusos, claro. O que até seria normal. Estes petiscos são mesmo bons.
O Origami, a arte nipónica de dobrar papel para representar um número infinito de objetos ou seres, inclui os alimentos. O japonês Fumiaki Shingu, mestre no Origami, ensina-nos algumas dobras elementares para criar esta comida de papel.
Primavera e verão são sinónimos de calor, certo? Tudo isto “rima” com gelados! Já pensou que os pode fazer deliciosos e sem açúcar? Isto sem perder o prazer da degustação.
Dias inspirados e criativos pedem pequenos-almoços saborosos, coloridos e diversos. Para celebrar o Dia do Leite, selecionámos seis receitas plenas de boa onda matinal e cúmplices de muitos sorrisos à mesa. São receitas que têm sempre dois ingredientes: leite e boa disposição. Divirta-se a confecion
É unanime entre a comunidade de nutricionistas e dietistas a importância da sopa numa alimentação equilibrada. O calor do verão não é desculpa para evitarmos um caldo ou creme. Há inúmeras sopas saborosas para servir frescas.
Não há quem não tenha memórias reconfortantes de infância associadas a um queque ou bolo de arroz. Nasceram para casar com o chá, o leite, um chocolate quente. O que propomos é, neste Dia Internacional da Pastelaria, revisitar esse espaço de conforto associado a estes bolinhos.