Alberto e Manuel são uma dupla de peso quando o assunto é a melhor forma de tratar o marisco, seja uma lagosta, uma sapateira, camarão ou percebe. Com técnica e método estes marisqueiros da cervejaria Ribadouro, em Lisboa, explicam-nos como escolher, preparar e cozer um bom marisco.
Se pelo Natal há uma tradição vincada no que respeita à mesa de doces, já pelo Ano Novo a liberdade de escolha é maior. O que nos pode deixar confusos na hora de decidirmos quais as gulodices. Deixamos receitas simples, rápidas e capazes de fazer um vistão à mesa.
Barrar um patê em tostinhas, despejar um pacote de azeitonas numa taça não é, convenhamos, um grande momento à mesa. Com poucos ingredientes e em breves minutos consegue produzir aperitivos maravilhosos. Experimente.
Não é difícil produzir em casa cocktails de aspeto profissional e sabor irresistível. O investimento é mínimo quando comparado com o sucesso que fazem estas bebidas caseiras.
Não sabe o que oferecer no Natal? O chocolate costuma reunir consenso e uma garrafa de vinho é sempre um bom presente para apreciadores. Veja as dicas para uma boa escolha.
Diz-se que há mil e uma formas de confecionar bacalhau. Poderá ser exagero, mas é consensual que o “fiel amigo” é escolha de eleição nas nossas mesas. Na hora de escolher o vinho, as opções variam consoante a preparação culinária.
Para cada tipo de queijo há um vinho ideal para potenciar o sabor e garantir uma degustação única. Este é, talvez, um dos “pequenos prazeres” da vida mais transversal e popular de sempre.
A principal ferramenta para produzir estas receitas caseiras de broa são as mãos. Tudo o mais são ingredientes correntes que nos permitem, com um ou outro retoque, introduzir variações. Experimente.
Neste artigo, a autora do livro e blogue A Cozinha Verde apresenta-nos algumas ideias inspiradoras para criarmos uma refeição memorável para toda a família, sem quaisquer ingredientes de origem animal, saudável e consciente.
Leite-creme, rabanadas, bombons, sonhos de cenoura, não há que abdicar de um Natal com doçura por nos pesar na consciência saudável e, também, nos quilinhos a mais. A nutricionista Sofia Oliveira Pinto traz-nos quatro receitas equilibradas e tentadoramente gulosas.
A chef de pastelaria Rita Nascimento prepara cinco doces, nenhum com mais de cinco ingredientes, nem orçando mais de cinco euros. Também em comum, todos prontas em cinco minutos. E não guarda segredo. Aqui explicamos como pode surpreender à mesa com estes doces expresso.
A partir de uma base de batata cozida podemos definir acompanhamentos ricos, variados e plenos de sabor. E, melhor, quase sem trabalho. Do exótico ao saudável, deixamos 4 propostas.
É uma comunicadora, bloguer, autora e uma confessa apaixonada pela cozinha. Há 14 anos que a Teresa, como gosta de ser conhecida, assim mesmo, sem o apelido, nutre de carinho o blogue “Lume Brando”, onde partilha a sua cozinha e afeições. Ao desafio de nos deixar, na primeira pessoa, um pouco desse
Black Friday, o dia que antecipa o período do ano para as compras de Natal é, também, momento de boas oportunidades. O que lhe propomos é antecipar o frenesim e ponderar incluir nas suas prendas para família e amigos uma dose de tradição, criatividade e desafio. Duas experiências, outros tantos cock
Tem duas estrelas Michelin no restaurante Belcanto, em Lisboa. José Avillez talvez o mais mediático chef nacional, prepara-nos, aqui, um trio de receitas com um dos ingredientes mais gratos aos portugueses, o bacalhau.
É inegável a relação entre o outono e o inverno e uma mesa de aconchego. E, nesta, cabem como luva na mão, as compotas de frutos. Não o escondemos, são calóricas, têm uma quantidade considerável de açúcar, mas sabem-nos pelo céu. Ao pequeno-almoço ou lanche, com um chazinho quente.
Nutritivas, saudáveis, saborosas e versáteis, há quem as considere os legumes do mar. Apesar de ainda serem desconhecidas da maioria dos portugueses, há quem lhes vaticine um grande futuro. Saiba já quais são as que os chefs preferem!
No dia-a-dia é cada vez mais importante não perder tempo, sobretudo à hora das refeições. Imagine que tem um jantar combinado com os seus amigos ou um jantar ao fim de um dia de trabalho, em sua casa. O tempo é pouco mas a solução pode ser simples e deliciosa.
É versátil no consumo, rica em fibra, vitamina A e C. A batata-doce, uma raiz tuberosa nativa das américas, está a ser redescoberta no prato. Deixamos-lhe cinco originais sugestões para saborear esta doce batata, também usada em dietas de emagrecimento.
Anda a preocupar-se mais com o que ingere? Saiba quais são os métodos que lhe permitem confecionar os alimentos de uma forma mais saudável, mantendo o paladar, seguindo as recomendações da nutricionista Alexandra Bento.
Muitas receitas de pratos completos usam caldo de carne de vaca, de galinha, de peixe ou de vegetais. A produção é simples e obstamos ao uso de caldos industriais. Também a favor dos caseiros, o facto de os podermos confecionar a partir de sobras de alimentos usados em outros cozinhados.
Estes são conselhos com tanto de simples como de útil. Cozinhar ao vapor é um método saudável, eficaz e nutricionalmente equilibrado. Estas são dicas para quem utiliza uma panela para este tipo de confeção.