As origens do gelado não são claras. Há quem o atribua a sua invenção aos persas mas também há historiadores que defendem que terá sido o imperador romano Nero, que viveu entre 37 e 68, a mandar trazer neve e gelo das montanhas e a misturá-lo com fruta. Uma outra tese afirma que foi o imperador chinês King Tang, que viveu entre 618 e 697, que desenvolveu um método para combinar leite com água do rio. Independentemente da origem, é hoje uma sobremesa muito apreciada em todo o mundo.

1. Gelado de chocolate com pistácios

É uma aposta sempre ganha. Não há quem resista a este sabor, que aqui ganha uma nova vida com o toque daquele que é um dos frutos secos mais apreciados pelos portugueses. Uma receita caseira saudável e nutritiva. Em vez de pistácios, pode usar outros frutos secos. Este gelado também combina bem com nozes, amêndoas e avelãs caramelizadas.

Gelado de chocolate com pistácios
Gelado de chocolate com pistácios
Ver receita completa

2. Gelado de pêssego branco e uísque com mel

Mais saudáveis e nutritivos do que os que são produzidos industrialmente, os gelados caseiros, como este, saboroso, económico e muito fácil de preparar, são uma alternativa que deve considerar. Do que está à espera? Apesar dos ingredientes alimentares pouco convencionais que usa na sua confeção, vai ser difícil não comer mais do que uma bola!

Gelado de pêssego branco e uísque com mel
Gelado de pêssego branco e uísque com mel
Ver receita completa

3. Gelado de abacate com leite condensado

Mais fácil de preparar era praticamente impossível. Saborosa, nutritiva e muito fresca, esta confeção gastronómica hidratante e cremosa é rica em vitamina C, vitamina E, vitamina K, potássio e magnésio. Substitua três dos abacates por uma quantidade aproximada de papaia para um gelado mais tropical. Também pode usar açúcar branco.

Gelado de abacate com leite condensado
Gelado de abacate com leite condensado
Ver receita completa

4. Gelado de baunilha e manjericão com natas frescas

Delicie-se com esta opção caseira, mais saudável e mais saborosa do que as de produção industrial. E nem sequer precisa de esperar por um dia de calor para a preparar porque sabe bem em qualquer altura do ano. Pode acompanhar o gelado com natas frescas batidas com um pouco de açúcar baunilhado ou com topping de morango ou caramelo.

5. Gelado de tomate com quefir e folhas de hortelã

Delicie-se sem engordar. Se está à procura de uma sobremesa fresca e com poucas calorias, não procure mais. Temos aqui a sugestão ideal para si! Esta especialidade saborosa contém apenas 101 calorias por dose. Em vez de quefir, pode utilizar um iogurte natural magro e, no lugar do tomate, pode recorrer a morangos, amoras ou framboesas.

Gelado de tomate com quefir e folhas de hortelã
Gelado de tomate com quefir e folhas de hortelã
Ver receita completa

6. Gelado light de iogurte com sabor a café

Dantes é que só se comiam gelados no verão. Esta, uma receita, no mínímo diferente, é a forma ideal de terminar a sua refeição ou até de fazer uma pausa gulosa. Prepara-se num ápice e saboreia-se em qualquer altura. Utilize, na confeção desta receita, um adoçante que resista a altas temperaturas. Pode usar descafeinado, se não aprecia o outro café.

Gelado light de iogurte com sabor a café
Gelado light de iogurte com sabor a café
Ver receita completa

7. Gelado de morango light com essência de baunilha e limão

É outro dos clássicos e surge aqui reinventado mas igualmente irresistível. Pode substituir os morangos por framboesas, por amoras ou por uma mistura de frutos vermelhos congelados. Se preferir, também pode adicionar uma banana pequena cortada em pedaços quando juntar a fruta, a baunilha e o sumo do limão ao preparado.

8. Gelado de iogurte com alperce e baunilha

Esta é uma receita saudável, fresca, leve, saborosa e nutritiva, que também pode preparar com frutos como o pêssego ou a manga, para ser saboreada em qualquer altura do ano sem nenhum problema de consciência. Substitua os alperces pela mesma quantidade de pêssegos, de polpa de manga ou papaia ou até de ananás, para ir variando.

Gelado de iogurte com alperce e baunilha
Gelado de iogurte com alperce e baunilha
Ver receita completa

9. Gelado de bolachas de gengibre com baunilha

Diferente, original e (muito) saborosa, esta receita é uma proposta tentadora que quem gosta de preparar este tipo de sobremesa vai querer repetir com regularidade. Uma forma distinta de saborear estes biscoitos natalícios. Para um resultado mais frutado, substitua o mel por compota de frutos vermelhos. Também pode utilizar natas de soja.

Gelado de bolachas de gengibre com baunilha
Gelado de bolachas de gengibre com baunilha
Ver receita completa

10. Gelado light de pêssego e baunilha

Esta receita, fresca e leve, surpreende pela versatilidade. Substitua os pêssegos por morangos, por framboesas, por amoras ou por uma mistura de frutos vermelhos congelados. Se preferir, também pode adicionar uma banana pequena cortada em pedaços quando juntar a fruta, a essência de baunilha e o sumo do limão ao preparado.

Gelado light de pêssego e baunilha
Gelado light de pêssego e baunilha
Ver receita completa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.