Se os pratos propõem uma viagem guiada pelo sabor do sul da Europa, os produtos são locais. A Natureza está em destaque na nova carta do Somos Restaurant and Lounge, que já pode ser provada ao almoço ou ao jantar, aproveitando a esplanada da Avenida da Boavista, no Porto.
Brunchs, buffets, noites de ópera e iniciativas em torno de pratos portugueses, como a Francesinha, o Bacalhau à Brás, o Arroz de Polvo, animam a mesa dos hotéis Vila Galé, de norte a sul do país.
A pizzaria e restaurante Oh! Sorte, em Lisboa, reabre a 28 de maio, com uma carta renovada. No dia de reabertura, o restaurante recebe os seus clientes com a animação do DJ Zecka Pinheiro e com uma Happy Hour que oferece duas imperais pelo preço de uma.
O Torre de Palma Wine Hotel, no Alto Alentejo, comemora sete anos e apresenta o seu novo restaurante Palma, liderado pelo chefe de cozinha Miguel Laffan. À mesa, uma carta que não esquece produtos imperdíveis da cozinha alentejana, das carnes de porco, ao bacalhau e pão.
Junho é um mês especial, momento para celebrar os Santos Populares, com todo o seu rol de tradições e comeres. Entre os incontornáveis à mesa está a tão adorada sardinha assada. Peixe que chega às mesas dos restaurante Boato e o LouQura.
O restaurante lisboeta RIB Beef & Wine, casa especializada em diferentes cortes de carne, reabriu portas. A carta mantém-se fiel aos pratos clássicos do estabelecimento localizado a dois passos do rio Tejo.
Com data de abertura a apontar para o final da primavera, o restaurante Encanto, de José Avillez, promete uma ementa com especial carinho pelos vegetais. Uma nova casa lisboeta que também não desmerecerá os peixes, mariscos e carnes portuguesas.
O Il Gallo D´Oro, único restaurante com duas estrelas Michelin da ilha da Madeira, reabriu portas a 14 de maio com decoração renovada e uma mesa muito especial, com vista privilegiada para o trabalho da equipa de cozinha.
Localizado no Largo do Palácio Nacional de Queluz, o restaurante Cozinha Velha reabriu ao público após uma curta pausa e com novidades, quer na ementa, quer na abertura de um novo espaço para refeições.
No mês de maio regressa a experiência gastronómica que deixa os participantes às escuras em três restaurantes de Lisboa e Porto. Os jantares de olhos vendados, para maiores de 18 anos, terão uma ementa surpresa.
Com vista para o Parque Eduardo VII, em Lisboa, o brunch do Akla Restaurant & Terrace está disponível todos os domingos. O menu apresenta alguns dos imprescindíveis à mesa, como os ovos, seleção de bolos, iogurtes, frutas e granolas.
O Mano a Mano, restaurante italiano do Grupo SushiCafé, tem novidades na carta, com pratos mais frescos e inspirados no mar. Ementa com a mão do chefe de cozinha Giovanni Pellegrino e com produtos italianos.
“Lugar à mesa para todos” é o movimento solidário que nasce com o objetivo de apoiar famílias carenciadas através da oferta de refeições confecionadas em restaurantes parceiros da iniciativa. O contributo é o de todos os cidadãos interessados em associarem-se à causa.
Em julho de 2020, nasceu o Yohei, espaço lisboeta de cozinha nipónica, herdeiro no anterior restaurante Hanaya, embora com uma assinatura própria. A carta, ampla, faz criativa viagem pela cozinha herdeira da tradição japonesa, embora sem descartar apontamentos de outras latitudes.
Os jantares temáticos estão de regresso ao Casino Espinho. Durante o mês de maio, os “Sabores Solverde” irão apresentar um ciclo gastronómico com pratos tradicionais portugueses de quatro regiões: Douro Litoral, Trás-os-Montes, Bairrada e Minho.
A Francesinha à Vila Real é uma receita familiar de Trás-os-Montes, com mais de duas décadas, distinta da versão portuense. O segredo deste prato é mantido no restaurante Cotorinho, na zona antiga de Belas, que está a celebrar o desconfinamento com uma oferta especial durante todo o mês de maio.
O restaurante Largo do Paço, com uma estrela Michelin, reabriu as suas portas ao público, bem como o hotel Casa da Calçada Relais & Châteaux, em Amarante. Para este regresso, o chefe de cozinha Tiago Bonito preparou dois novos menus de degustação. Também como novidade a harmonização das refeições co
Bonjovi, Queen, U2 estão entre os memoráveis da música das décadas de 1980 e 1990 que, de quarta a sábado, animam os fins de dia no restaurante lisboeta Selllva. Tudo com assinatura da discoteca Jamaica.
A esplanada que também é um elétrico lisboeta regressou ao Chiado com novos petiscos. O Elétrico Chamado Tágide faz na ementa homenagem a ingredientes portugueses, embora com um piscar de olhos a sabores internacionais.
Uma “little Italy” na Rua de Corte Real, no Porto, é como se define o Lucrécia, novo espaço de cozinha transalpina, vizinho do restaurante Portarossa, também com carta inspirada nos comeres de Itália.
A Casa de Pasto da Palmeira, no Porto, lançou a sua nova carta com autoria do chefe de cozinha João Pupo Lameiras. Os destaques vão para o Bife de atum fresco com salada de feijão-branco, a Sopa fria (ou quente) de alho-francês com mexilhão fumado. Nos doces, a Terrina de suspiro com morangos e ovos
Numa altura em que reabre portas, o restaurante Mesa de Lemos, casa com uma estrela Michelin, no distrito de Viseu, apresenta uma carta com novidades e o lançamento de um vinho com mão do chefe de cozinha Diogo Rocha.