A 20 de setembro, vive-se o Dia Mundial da Paella, data que celebra o reconhecimento do prato mais universal da gastronomia valenciana, em Espanha. A comemorar a data realiza-se um campeonato para encontrar o melhor chefe do mundo a cozinhar paella.
O restaurante Forno d’ Oro, do chefe de cozinha Tanka Sapkota, conquistou o 21º lugar do top das “50 Melhores Pizzas da Europa de 2021” da “Big Seven” em todas as categorias, incluindo Itália.
Mais de um milhar de candidaturas, provenientes de todo o país, resultaram numa lista de 140 iguarias finalistas à edição deste ano do concurso “7 Maravilhas de Portugal”. Em 2021, a competição tem como mote “7 Maravilhas da Nova Gastronomia”. Há muitos argumentos de norte a sul do país para nos del
O Brewpub Nortada reabriu a 1 de julho com novidades. Há mais cervejas à pressão, uma nova carta, um novo horário e serviços de take away e delivery. Para celebrar a ocasião, a Nortada oferece a cerveja até 9 de julho, ao jantar e mediante reserva do mesmo.
A sua popularidade corre o mundo e apesar do seu nome, formato e sabor variar consoante o país, o tradicional rolo de carne num espeto giratório está representado no menu de muitos restaurantes em Portugal. Com julho, Lisboa assiste ao nascimento de um novo projeto apostado nas Kebabs, a Québabes.
Receitas sem proteina animal não têm de ser sinónimo de alimentação desinteressante e menos rica. Estas sugestões provam exatamente o contrário, com diversidade de sabor, de cor e nos produtos utilizados. A saúde agradece.
O chocolate é um alimento que permite dar um requinte extra a qualquer sobremesa ou receita, por isso, no Dia Mundial do Chocolate, celebre-o de forma consciente e saborosa. Aceite uma das três sugestões abaixo (ou todas, mas para semanas diferentes).
Elaborado a partir do cacau, um ingrediente alimentar muito apreciado pelos astecas, é rico em ferro, magnésio e vitamina A, B1, C, D e E. Há quem goste de o derreter na boca suavemente mas também não são raros os que o apreciam em sobremesas irresistíveis, como estas.
Vinte sessões de cinema, sob o tema “A Viagem”, vão decorrer em diferentes pontos do país em palcos menos comuns como adegas. O ciclo que decorre de 10 de julho a 11 de setembro, apresentará filmes portugueses e estrangeiros, sempre na companhia de Vinho Verde.
O Mercado de S. Domingos de Benfica, em Lisboa, passou a contar com o Mixed Martial Rice, restaurante de inspiração tailandesa, direcionado para o take away e entregas ao domicílio. Todos os pratos são feitos com três versões: frango, gambas ou veggie.
Para esquecer tristezas e adoçar quem visita Óbidos, a produtora Ginja Mariquinhas anunciou a abertura da loja Mariquinhas Experience, na vila histórica, berço da empresa.
Julho é o mês em que se celebra o Dia Mundial dos Avós. Para recordar a data, a Dr. Bayard, marca nascida em 1944, apresenta a iniciativa “Avós do peito, Avós para sempre”, recordando o papel destas figuras junto das gerações mais novas. A campanha conta com o lançamento de uma edição exclusiva de u
Até 11 de julho, a sardinha de Setúbal recebe destaque nas ementas do concelho, no decorrer de uma semana gastronómica que inclui um passeio interpretativo, uma atividade para crianças e, no último dia, uma sessão de degustação comentada.
Inspirado nas rotas das grandes viagens marítimas portuguesas e na sua influência na gastronomia mundial, o Anantara Vilamoura Algarve Resort inaugurou um restaurante pop up da marca Passage to India.
Localizado nas Avenidas Novas, em Lisboa, o Provincia, o mais recente restaurante do Grupo Non Basta, acaba de inaugurar uma esplanada onde não faltam pratos inspirados na cozinha italiana.
O Terra Nova by Populi reabriu em Lisboa, no Terreiro do Paço, sem que lhe falte uma esplanada com vista sobre o Tejo. Risotto, tataki de atum e entrecôte são algumas das novidades na carta. Quem visitar o Centro Interpretativo da História do Bacalhau tem 10% de desconto no restaurante.
Este é um quarteto que nos dá prova de que café não casa apenas com a chávena. Também tem vida dentro do copo de cocktail, carregadinho de criatividade.
A 10 e 11 de julho, decorre o Palmela Wine Jazz, no Parque Venâncio Ribeiro da Costa, com concertos e feira de vinhos. Presentes estarão algumas das mais importantes casas vitivinícolas da região.
Com um bar de espumantes e ostras, a Bairrada vai estar presente na estreia do “Essência do Vinho – Porto / Edição de Verão”, na sua versão ao ar livre. O evento decorre de 2 a 4 de julho, no Jardim das Camélias do Palácio de Cristal, no Porto, reunindo cerca de 150 produtores e uma zona de restaura
Chefe de cozinha do grupo Jase Hotels & Resorts, no Porto, Tony Martins conquistou o primeiro lugar na 31.ª edição do concurso Chefe Cozinheiro do Ano. Criada em 1999, a competição premiou, entre outros, Henrique Sá Pessoa, João Rodrigues e Luís Gaspar.
A 3 e 4 de julho, decorre a edição inaugural do Altitudo, o primeiro festival de gastronomia de altitude a realizar-se em Portugal, na cidade da Guarda. A iniciativa acolhe chefes de cozinha nacionais e internacionais, mesa rica em produtos locais e o contributo da restauração que junta às habituais
O enoturismo da Quinta do Hospital abre portas nos fins de semana de 2 a 4 e 9 a 11 de julho, no evento “Bem-vindo a Monção, o Reino do Alvarinho”, com piqueniques, jantares vínicos e provas vínicas. O convite é extensível a uma visita à propriedade histórica em Monção, que remonta ao século XII.