Um espaço histórico da hotelaria e da restauração nacional, o Vidago Palace Hotel, acolhe a 30 de outubro o despique entre dois chefes de cozinha: Vítor Matos e Tiago Bonito.
Procurar uma garrafa escondida, num cenário mágico como o é uma adega, é uma experiência que pode ser vivida em Estremoz. Esta é apenas uma das muitas atividades que o produtor João Portugal Ramos convida a descobrir na Adega Vila Santa.
Após obras de renovação, o portuense Mercado do Bom Sucesso apresenta agora dezenas de espaços de restauração, num convite à prova da cozinha tradicional, às propostas contemporâneas.
As de trigo e ovo são as mais comuns mas, no continente asiático, as de arroz são as preferidas de muitos. Os italianos elevaram-nas à condição de ícone gastronómico e as novas variedades no mercado, com alfarroba, algas e até ervilhas, atraem ainda mais consumidores.
Planear as refeições quotidianas é um desafio permanente. Recorrer ao take away dos restaurantes e/ou às aplicações digitais de encomenda de comida é uma alternativa prática mas, além de ser mais dispendiosa, também não é das mais equilibradas.
A 10.ª Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã decorre de 11 e 21 de novembro com visitas às adegas, provas de produtos da região e mostra de cozinha nos restaurantes locais.
É chegado o fim de semana e, com ele, mais tempo para cozinhar, mas também para o lazer. Para lhe facilitar o compromisso entre descanso e tarefas domésticas, deixamos-lhe seis sugestões.
No bairro de Alvalade, em Lisboa, abriu a mais recente loja da Manteigaria que conta, agora, à escala nacional, com seis espaços. Tal como nos restantes, os pastéis de nata são 100% artesanais e confecionados frente aos clientes.
É uma das frutas mais apreciadas e consumidas pelos portugueses e surpreende pela sua versatilidade, uma vez que, devido à acidez de algumas das variedades, pode ser facilmente incorporada em pratos salgados, conferindo-lhes um travo agridoce.
Um novo estudo, elaborado pela GfK Portugal para a Riberalves, sugere que a maior parte dos portugueses está a cozer este peixe em excesso. O ideal são, segundo a empresa que transforma e vende este pescado, 10 minutos. Mas há quem demore quase o dobro.
Edição especial, limitada a 5300 garrafas numeradas, a Selecção 1927 Barrel Aged Premium Lager, apresenta cervejas envelhecidas em barricas de madeira. Trata-se de um lançamento da Super Bock Selecção 1927 que chegará aos consumidores a 25 de outubro.
As pizzarias Massa Fina, do grupo Vila Galé, introduziram novos pratos nas suas cartas. Para assinalar a novidade, até ao final de outubro o restaurante Massa Fina do Estoril tem uma promoção especial, oferecendo 15% de desconto na compra de pelo menos uma pizza.
O Alentejo é terra de tranquilidade, paisagens serenas e gastronomia irresistível. Como tal, o Montargil Monte Novo apresenta o “Pacote de Experiência Gastronómica” que junta ao jantar de degustação e pequeno-almoço buffet, o alojamento e um cesto de boas-vindas com produtos locais.
A Mesa na Praça, a nova área de restauração da Praça, o Mercado Municipal de Braga, acolher a OctoBEER Fest – A Festa da Cerveja na Praça. Até 31 de outubro, há festa da cerveja com happy hour, provas guiadas e muita música.
É no Mercado de Campo de Ourique, em Lisboa, que a Festa da Cerveja vai espevitar os ânimos de 22 a 24 de outubro. Prometida está a presença de inúmeras referências cervejeiras, sem que falte um concerto na voz de Raquel Pinto.
O Halloween vai chegar à cozinha do Akla Restaurant para assombrar o menu do Brunch do Parque. A 31 de outubro, o menu estará pronto para “assustar” com muito sabor miúdos e graúdos.
É caso para se dizer que chegou, viu e venceu o concurso “O Melhor Pastel de Nata”. A Padaria da Né, sediada na Damaia de Cima, arrebatou o galardão que há 12 edições leva estabelecimentos da capital e concelhos limítrofes a competirem pelo título de melhor pastel de nata.
No seu conjunto perfazem 110 anos de história do vinho do Porto as sete miniaturas que encontramos no novo “Boeira Tasting Pack”, o mais recente lançamento da Quinta da Boeira, num desafio a recriarmos em casa uma sala de provas de néctares durienses.
Abrantes volta a ser a grande montra da doçaria tradicional portuguesa, de 22 e 24 de outubro, com a organização da 19ª Feira Nacional de Doçaria, no centro histórico da localidade. Queijadinhas, ovos-moles, pão de rala, entre dezenas de outras delícias, também poderão ser entregues ao domicílio.
Cozinheiro, empresário e autor de livros de culinária, é um dos chefs nacionais mais conhecidos da atualidade. Nas redes sociais, são muitas as especialidades que ensina a fazer aos milhares de seguidores que tem. É o caso das que integram este menu especial.