Está mais do que provado que o excesso deste alimento prejudica a saúde, sendo este tempero um dos grandes causadores de doenças cardiovasculares. Uma forma de diminuir o seu consumo é utilizar, quando cozinha, ervas aromáticas que o substituam.
Não há fórmulas mágicas para travar o envelhecimento. Contudo, o estilo de vida pode acelerar este caminho natural e inevitável. Na prática, temos controlo nos processos que aceleram ou retardam o envelhecimento, sublinha a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, autora do livro “Revitalizar”.
Um programa de gestão do peso que seja eficaz a longo prazo requer uma transformação pessoal que dê origem a uma perda de peso sustentada, para que no futuro não exista novo aumento de peso. Com este novo vídeo a Prof. Teresa Branco vai ajudá-lo a identificar qual o momento indicado para iniciar o s
Qualquer solução para combater a pele casca de laranja deve ser acompanhada por um plano alimentar equilibrado, exercício e ingestão de água. Só assim poderá evitar a acumulação de gordura no organismo. Siga os conselhos da médica Teresa Laginha, especialista em medicina geral e familiar.
Quando pensamos em petiscos, pensamos em bombas calóricas que explodem a nossa saúde. Mas é possível construir o sabor de um prato através de alimentos que tenham menos calorias nos seus constituintes e dar origem a petiscos que conquistem os convidados. Siga estas dicas.
O desconhecimento que ainda existe acerca destes produtos de venda livre pode dar origem a más interpretações e até gerar muitas confusões nos consumidores. Distinga os factos das ideias erradas com os esclarecimentos da nutricionista Isabel A. Castro.
Vários estudos científicos internacionais tornados públicos nos últimos anos garantem que sim, tal como sucede com muitos nutricionistas e dietistas. Uma investigação recomenda a ingestão de dois copos antes das três refeições principais.
São muitas as ideias pré-concebidas que ainda existem em torno destes produtos. Patrícia Almeida Nunes, coordenadora do Serviço de Dietética e Nutrição do Hospital de Santa Maria, explica o que são, para que servem e como é que (não) devem ser tomados.
O excesso de informação na área da nutrição pode ser, afinal, bastante confuso. Por isso, pedimos a duas nutricionistas para analisarem regimes como o mediterrânico, o flexitariano, o cetogénico e a abstinência descontinuada. Conheça as suas vantagens e desvantagens.
O seu organismo necessita permanentemente de vitaminas, de fibras e de sais minerais. O período de transição do inverno para a primavera não é exceção. Saiba quais são os alimentos fundamentais a não esquecer de incluir na sua alimentação no terceiro mês do ano.
Cuide do órgão que é responsável pela desintoxicação do seu organismo. Descubra alguns dos cuidados que deve ter para estimular o seu bom funcionamento e saiba também quais são os alimentos a evitar a todo o custo para proteger a sua saúde.
Um estudo científico internacional da organização britânica Cancer Research UK aconselha as que têm cancro da mama a evitá-los. À exceção delas, todos os podem ingerir e até cultivar em terrenos com alguma dimensão. Saiba como deve proceder.
Uma maior ingestão de peixes gordos pode ajudar a prevenir e a tratar a depressão. Descubra como e de que forma é que podem e devem ser utilizados na culinária para obter o máximo de benefícios. Os conselhos de quem mais sabe.
São ambas gorduras líquidas de origem vegetal com um teor em ácidos gordos elevado mas será que uma é efetivamente preferível à outra? As explicações de Miguel Ângelo Rego, colaborador da plataforma de combate à obesidade da Direção-Geral da Saúde.
Para além de estimularem o organismo e de fortalecerem o sistema imunitário, melhoram a visão e o coração, protegem a pele e o fígado e evitam a propagação de doenças. Na próxima ida às compras, leve uma lista com os ingredientes que deve passar a ingerir mais.
Reduza a sua pegada ecológica enquanto melhora a sua saúde. Ao consumir cada alimento na altura própria, aproveita todo o seu sabor e tira maior partido da relação qualidade/preço. Deve consumir uma dose diária mínima de cinco porções, cerca de 400 gramas.
O chocolate deve ser tratado como parte de uma dieta infantil saudável e não como um pecado autorizado ou prémio de bom comportamento, alerta a nutricionista Ana Pimenta Ribeiro.
É uma fonte de proteína muito consumida por um grande número de pessoas em todo o mundo, incluindo veganos e vegetarianos. Este ingrediente alimentar também é muito usado na alimentação macrobiótica. Saiba por que deve reforçar o seu consumo.
Os portugueses adoram-nas. São duas bebidas reconfortantes e estimulantes, muito apetecíveis nos dias mais frios. Mas qual delas é que é a mais saudável? Mónica Santos, dietista e membro da Associação Portuguesa de Dietistas, responde à pergunta!
De acordo com o Ayurveda a alimentação tem uma repercussão bastante considerável na saúde do Ser Humano. A velha máxima: “Faz do teu alimento o teu medicamento e do teu medicamento o teu alimento” ganha todo o sentido.
Não existem dúvidas. Somos o que comemos e os ingredientes que ingerimos têm um papel preponderante na nossa saúde e no nosso bem-estar. Pedro Lôbo do Vale, médico de clínica geral, aponta os benefícios de alguns dos mais saudáveis.
Especialistas em todo o mundo estimam que um terço das mortes causadas por esta doença estão diretamente relacionadas com fatores associados ao estilo de vida e à nutrição dos dias de hoje. Saiba quais são e como é que cada um deles o pode ajudar.
Sabia que os alimentos quentes saciam mais, que a gelatina é uma boa opção para enganar a fome e que pode comer dois quadrados de chocolate por dia sem problema? Eis alguns truques para aqueles momentos em que só pensa numa gulodice!
Flavonoides e antocianinas com ação antioxidante são exemplos dos princípios ativos do famoso ginseng peruano, como muitos também lhe chamam. Além da astenia, tem sido usado com êxito para combater o cansaço físico e a fadiga mental.