São muitos os que pensam que é só ir para a rua e começar a andar. Longe disso! Para garantir uma boa preparação e prevenir problemas de saúde, respondemos às suas principais dúvidas que habitualmente surgem.
Não é possível afirmar com precisão a data, mas estima-se que a técnica de Moxabustão tenha começado a ser usada há cerca de 4000 anos pelos povos da China. Mais tarde foi levada por monges para o Japão e aí ganhou o seu nome atual (derivado de Mogusa).
Andar de bicicleta faz bem à saúde. Ativa a circulação, faz ginasticar os músculos e queima calorias. Mesmo que seja só para dar uma volta aos fins de semana, precisa de um modelo que lhe garanta segurança e conforto.
As motivações dividem-se em duas categorias: emocionais e físicas. Na hora de iniciar a prática de exercício físico, há que ter em conta as mais variadas razões e cada indivíduo deve ser movido pelos seus próprios motivos.
Muito populares no império otomano e no mundo islâmico, os hamams atraem hoje muitos ocidentais, interessados numa experiência relaxante e sensorial. Fique a par dos seus inúmeros e reconhecidos benefícios para a saúde.
Começa a primavera e com ela a ideia de que devemos ir mais ao ginásio para fazer desaparecer a celulite que se instalou no nosso corpo e que ficou sem pedir autorização.
Caracteriza-se pela dificuldade em evacuar e tende a melhorar com o aumento da ingestão de líquidos. Algumas plantas estimulam as contrações intestinais e emulsionam as fezes. Saiba quais!
Os benefícios deste desporto são muitas vezes menosprezados quando comparados com outros desportos como o atletismo ou a natação. Conheça todos os motivos para praticar este desporto.
O frio desta altura é tudo menos motivador mas, depois de um período de festas e de excessos, nada melhor do que o exercício físico para gastar calorias e tonificar os músculos.
Se pensa que o par que usa nas aulas de ginástica serve para um jogging, está na hora de ler este artigo! Porque nem todos os ténis, como também lhes chamam, servem para todas as modalidades...
Vive em permanente correria sem tempo nem disposição para nada? Há pequenos comportamentos que deve, então, adotar. Saiba o que deve começar a fazer já para prevenir doenças e aumentar o seu bem-estar!
Os meses de inverno, tradicionalmente mais rigorosos, exigem cuidados acrescidos. As crianças e os idosos são os que mais devem fazer por manter a temperatura mas os adultos também se devem resguardar.
Caminhar menos tempo, mas mais rápido, aumenta a frequência cardíaca, o que pode reduzir o risco de diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro, avança um estudo da Universidade de Sheffield Hallam, no Reino Unido.
Sintomas como stress, ansiedade, distúrbios do sono, fobias/medos, controlo de peso, dor, entre outros, podem ser tratados através desta terapia, os quais, sendo comuns a crianças e adultos, todos podem e devem usufruir da mesma.
Estão na moda e têm vindo a ganhar terreno mas será que fazem jus à fama que têm? Duarte Galvão, fisioterapeuta e docente de fisiologia do exercício, responde à pergunta, uma dúvida muito comum.
O cenário é perfeito e a música ambiente também. No entanto, correr na na praia é bastante mais desafiante do que na estrada. Saiba porquê e siga os nossos conselhos.
Fechar a boca não chega. O treino físico também favorece a perda de peso. Saiba quais são os exercícios que o personal trainer Duarte Galvão recomenda para emagrecer.
Ana Catarina Ribeiro, Ana Isabel Temudo e Diana Maia, enfermeiras e autoras do livro "Do Hospital para Casa. E Agora?", enumeram as regras que os cuidadores devem sempre seguir no seu dia a dia.
O povo com maior longevidade é adepto do ikigai, uma filosofia de vida que os anciãos de Ogimi, no Japão, seguem. Descubra, de seguida, os mandamentos que a maioria deles segue para viver mais.