Um baixo rendimento escolar de uma criança - na grande maioria das vezes - dá-nos muito mais informação do que apenas a indicação de que existem dificuldades de aprendizagem. Um artigo das psicólogas clínicas Cátia Lopo e Sara Almeida, da Escola do Sentir.
A saúde emocional é a capacidade de conseguirmos lidar de forma eficiente com as nossas emoções e com o nosso mundo interno, sendo uma condição essencial ao nosso bem-estar.
Repetimos padrões com amigos, com a família e nas mais diversas circunstâncias, mas é, principalmente, nas relações amorosas que eles mais se expressam.
É muito importante que todos tenhamos consciência que a cura da ansiedade não é rápida, nem simples. Um artigo das psicólogas clínicas Cátia Lopo e Sara Almeida, da Escola do Sentir.
Não nos podemos esquecer que as crianças não têm ainda a maturidade suficiente para expressar as suas necessidades através da palavra, por isso expressam-nas pelo corpo e pelos comportamentos.
A ansiedade quando surge esconde muitas das nossas fragilidades emocionais, muitos dos nossos padrões de vida e de relação disfuncionais e muitas das nossas dores. Um artigo das psicólogas clínicas Cátia Lopo e Sara Almeida, da Escola do Sentir.
A verdade é que um pai será tão mais pai quanto mais estiver envolvido no processo da parentalidade. Um artigo das psicólogas clínicas Cátia Lopo e Sara Almeida, da Escola do Sentir.
Nunca nos esqueçamos que se, por algum motivo a tristeza se chega até nós, devemos senti-la, ouvi-la e responder ao apelo que ela nos faz. Um artigo das psicólogas clínicas Cátia Lopo e Sara Almeida, da Escola do Sentir.
Crescer implica, naturalmente, dúvidas, experimentar diferentes papéis, avanços e recuos. E é quando exercemos uma força de bloqueio a tudo aquilo que realmente somos que paramos de crescer, que nos sentimos muitas vezes sufocados pelo mundo exterior.
O burnout caracteriza-se por cansaço físico e psicológico extremo associado a fatores laborais e é uma realidade difícil de gerir, principalmente porque os primeiros sinais de burnout são, regra geral, desvalorizados e considerados, pela maior parte de nós, apenas “cansaço”.
A felicidade é diferente para cada um de nós, ainda assim, há um conjunto de comportamentos que, por norma, têm o poder de contaminar a nossa felicidade.
Sempre que estamos perante um adolescente com ansiedade o mais importante é levarmos o adolescente a olhar para a sua ansiedade de frente, a expressá-la e a desconstruir tudo aquilo que está por de trás daquilo que sente.
O amor é, provavelmente, o melhor combustível para a vida, para a alegria e para o bem-estar. É o amor que nos prende à vida e são as relações saudáveis que nos alavancam para conquistarmos os desafios que vão surgindo ao longo da vida.
A capacidade de dormir bem e ter um sono reparador é absolutamente essencial para o bem-estar e para todas as exigências da vida diária. A boa qualidade de sono influencia a saúde física, a saúde mental e a performance.
O medo é uma emoção natural que nos protege e que nos leva a encontrarmos segurança necessária para mantermos o equilíbrio. Porém, quando em excesso, pode ser nocivo.