Uma das melhores aprendizagens que os adultos podem promover às crianças é a capacidade de se sentirem confiantes, de se sentirem seguras e de gostarem de si próprias. No fundo, criarem um ambiente propício ao desenvolvimento de uma boa autoestima por parte das crianças.
Com as máscaras, além de nos protegermos da COVID-19, tivemos um longo período a esconder sorrisos, a esconder emoções e a guardar apenas para nós próprios uma parte muito significativa da nossa identidade e da nossa comunicação com o mundo.
O luto é, por si só, um processo doloroso e, muitas vezes, difícil de gerir. No entanto, quando o luto é de um filho não só a dor tende a ser exponenciada, como nos atira para um lugar de injustiça - afinal perder um filho vai contra a ordem natural da vida! - e se estivermos a falar de um filho que
Sorrir é, a par do choro, uma das primeiras formas de comunicação do ser humano. Mesmo antes de sermos capazes de falar, somos capazes de sorrir. O Dia Mundial do Sorriso celebra-se a 1 de outubro.
A verdade é que, muitas vezes, não deixamos a Páscoa e o renascimento acontecer dentro de nós porque ficamos demasiado assustados com o novo. Um artigo das psicólogas clínicas Cátia Lopo e Sara Almeida.
O nosso corpo e a nossa mente estão diretamente ligados e influenciam-se mutuamente, por isso, para termos saúde, precisamos de um corpo e de uma mente ligados entre si e sintonizados.
Quantas vezes não dá por si às voltas para adormecer? Quantas vezes acorda a meio da noite e já não consegue dormir mais? Ou, simplesmente, não se permite dormir o tempo suficiente?
Passamos grande parte dos nossos dias preocupados com aquilo que está certo e com aquilo que está errado e queremos a todo o custo fazer o que à partida consideramos correto. Mas no que toca às nossas emoções temos tendência a ter comportamentos e ações “anti-saúde”, tal como, muitas vezes, fazemos
Devíamos educar diariamente para a importância da igualdade entre mulheres e homens, e principalmente para a liberdade que quer mulheres, quer homens, podem e devem ter no seu dia a dia
É comum para alguns de nós ficarmos presos aos nossos pensamentos e acabarmos nos deixar enredar neles de uma forma que, não só não nos permite a clareza mental, como introduz confusão e um bloqueio ao nosso dia a dia.
Ouvimos com frequência que “religião e futebol não se discutem”, assumimos isto quase como uma verdade universal e respeitamos essa verdade como forma de nos protegermos de intrigas e discussões que - dêem por onde derem! - nunca terão uma saída.
Não nos esqueçamos que quando estamos na relação com o outro, precisamos de, com sabedoria, ser capazes de olhar para os nossos ‘fantasmas’ com tranquilidade, para que eles não se projetem maciçamente na relação.
As crianças têm uma incrível capacidade inata para imaginar, transformar e criar. E, essa capacidade que torna cada criança única e especial é uma alavanca absolutamente fundamental não só para a aprendizagem, mas também para o desenvolvimento humano no seu todo.
Quantas vezes não deixamos as coisas por fazer simplesmente porque a preguiça parece dominar-nos? Quantas vezes nos escondemos atrás da preguiça e a utilizamos como uma bengala para fugir dos nossos objetivos e dos nossos sonhos?
A doença de Alzheimer é das formas de demência mais frequentes e leva à deterioração global e progressiva de diversas funções cognitivas, como por exemplo, a memória, o pensamento e a atenção. O Dia Mundial da Doença de Alzheimer comemora-se a 21 de setembro.
Cada gravidez é vivida de forma única e tem contornos diferentes consoante a fase de vida em que os pais se encontram, seja individualmente, seja enquanto casal.