A partir de 13 de abril, o mais mediático chef britânico regressa ao nosso convívio no pequeno ecrã em “Jamie Oliver: Refeições Mediterrânicas com 5 ingredientes”.
Este lançamento, que viralizou nas redes sociais nas últimas semanas, vai estar disponível entre 12 e 21 de abril em exclusivo nas lojas do Grupo Celeste.
A primeira edição da Expo Dão, uma feira de produtos endógenos, especialmente dedicada à pinha, pinhão e ao vinho realiza-se em maio em Carregal do Sal.
Ponte da Barca prepara-se para tentar bater um recorde na doçaria. A 14 de abril, a localidade minhota propõe-se apresentar o maior bolo de mel de Portugal. Em 2023, a especialidade doceira alcançou os 210 metros de comprimento.
A padaria artesanal francesa Lully 1661 lança em Portugal um híbrido de croissant e cookie americana que tem sido uma tendência em Paris e que se tornou viral nas redes sociais. Para provar nas lojas do Beato e dos Anjos.
Aveiro foi a cidade escolhida para o primeiro evento da Associação Viveiro. As iniciativas, que se estendem ao longo do ano, arrancam a 4 de maio e contam com o chef Ricardo Costa, natural da região, como primeiro protagonista. No mesmo fim de semana, será lançado o “Guia Gastronómico de Aveiro”.
As pizzas Exclusivas da Telepizza - disponíveis em quatro versões e tamanho médio - destacam-se pela sua massa rústica e ingredientes exclusivos que prometem surpreender os amantes de pizza de norte a sul de Portugal.
A 18 de abril, a editora Contraponto publica o livro Pap’açôrda. A obra faz uma viagem de 40 anos até às origens do restaurante lisboeta. Escrevem nas páginas deste livro figuras como Marcelo Rebelo de Sousa e Miguel Esteves Cardoso.
A 22.ª edição do evento, a 20 de abril, vai contar com um total de 50 produtores nacionais e a participação especial de vinhos de talha. Este ano, nas provas comentadas exclusivas, um dos protagonistas é o Czar 2014, uma verdadeira raridade.
Integrado na iniciativa Santarém Capital da Gastronomia, o município local promove o quarto encontro Petiscos & Vinhos do Tejo em 27 espaços da cidade. O evento junta as iguarias ribatejanas aos vinhos produzidos e certificados pelos Vinhos do Tejo. Não faltam descontos e um passatempo integrados na
A Manteigaria abriu recentemente as portas de uma nova fábrica de Pastéis de Nata no Parque das Nações. Tal como nos restantes espaços Manteigaria, todo o processo de fabrico decorre frente ao cliente.
De 26 a 28 de abril, Melgaço celebra a 30.ª edição da Festa do Alvarinho e do Fumeiro. O certame reunirá 29 produtores de alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço e 16 produtores de produtos locais.
O Time Out Market, em S. Bento, no Porto, cuja abertura chegou a estar prevista para o final de 2023, vai ser inaugurado em maio, pretendendo afirmar-se como “um novo centro gastronómico e cultural da cidade”, foi anunciado.
A Ode Winery, adega localizada em Vila Chã de Ourique, Cartaxo, organiza a 13 de abril o seu primeiro Ode Market, um evento que combina vinho, gastronomia, produtores locais, workshops, música ao vivo e muita animação.
A 5 de abril, a chocolataria artesanal Pedaços de Cacau, em Vila Nova de Gaia, junta-se à Quinta da Tapada para uma edição da “Pedaços & Sentidos” que harmoniza chocolate negro artesanal e queijos.
Os chocolates vão ficar mais caros nos próximos tempos, impactados pelo valor do cacau, mas a diferença ainda não deverá sentir-se nesta Páscoa, com as empresas portuguesas a garantirem que estão a suportar parte dos aumentos.
Alerta, fãs de panquecas. Esta semana, o Zenith está a propor a Panqueca Ferrero Rocher e está aberto esta sexta-feira santa, dia 29, tal como vai estar no domingo de Páscoa, dia 31 de março.
A Páscoa é sempre uma boa ocasião para reunir a família à mesa, no entanto, convenhamos, nem sempre é fácil agradar todos e seguir a tradição à risca. Ou é o mais novo que não gosta de cabrito ou a irmã, por exemplo, que não come carne por ser vegetariana. Já está a sentir ansiedade? Relaxe. O SUD L
Não é de hoje que a amêndoa, fruto seco, é apreciada com diferentes coberturas. Os antigos gregos mergulhavam-na em mel. Mais tarde, a introdução do açúcar na Europa vem apurar a técnica dos confeiteiros e França descobre a amêndoa açucarada que hoje conhecemos.
Folares, amêndoas, ovos, coelho, borrego. A Páscoa gastronómica é rica em alimentos que associamos à tradição. Mas, será que conhecemos mesmo as origens desta mesa?
O brunch faz cada vez mais parte do nosso dia a dia. Quem é que não gosta de fazer um almoço tardio? A pensar em todas essas pessoas pode visitar o Seventh Brunch em Liberdade, Chiado, Cascais e brevemente no Porto. Nós fomos conhecer o restaurante da Liberdade e saímos de lá satisfeitas.
Chegada a Páscoa multiplicam-se os votos de prosperidade, saúde e fortuna, associando-os aos ovos. A prática tem uma tradição antiga, anterior mesmo ao Cristianismo, associando-se a deuses pagãos.
Seja para enfeitar a sua mesa pascal ou para oferecer aos membros mais novos da família, o SAPO Lifestyle reuniu diferentes opções bem gulosas para festejar esta época festiva. Clique na galeria e veja as nossas sugestões.