A José Maria da Fonseca, produtor de vinho da Península de Setúbal, inaugura nas suas Caves, em Vila Nogueira de Azeitão o segundo espaço By the Wine. O novo Winebar irá nascer na primavera de 2019, integrada na Casa Museu José Maria da Fonseca. Mantendo o mesmo conceito gastronómico que o original,
Várias casas portuenses especializadas em Francesinha vão descer até Lisboa, de 4 a 9 de dezembro, para a participação no festival dedicado a esta especialidade nortenha. No decorrer do evento, com entrada gratuita, acontece um concurso de rapidez. O vencedor tem francesinhas à borla para o resto da
Sabores de Natal é como se denomina a iniciativa que de 5 a 9 de dezembro transforma a Praça da Figueira, no espaço mais apetitoso da capital. Momento para boas compras no que respeita aos acepipes da época. Tudo acompanhado de música.
Há vinhos e vinhos. Há-os impacientes e aqueles outros que são fruto de paixão pela arte de os produzir. Aqui, uma seleção de néctares que preenchem este segundo requisito. Dos vinhos madeirenses de casta “amaldiçoada”, ao duriense produzido com 25 castas e a um par de Tricot e Crochet que seduziram
Luís Gaspar, o chefe de cozinha que assina a carta do restaurante Casa Lisboa, prepara a 6 de dezembro um jantar com um prato vencedor. Trata-se do Arroz Pica no Chão que venceu na categoria “Melhor Prato Regional” o concurso Troféu Portugal 2018 Um pitéu que será servido em harmonização com cerveja
O Alentejo vai acolher, de 4 a 7 de dezembro chefes de cozinha estrangeiros, de restaurantes premiados pelo Guia Michelin, degustadores de azeite e críticos gastronómicos internacionais. Uma ação que visa dar a conhecer, fora das nossas fronteiras, as qualidades do azeite alentejano, ingrediente ess
Este novembro a revista Condé Nast Traveler aponta os 20 restaurantes lisboetas que mais a convenceram no ano de 2018. Depois de elogiar o carisma e a dinâmica da capital portuguesa a publicação detida pelo gigante norte-americano da edição, elenca as casas mais sedutoras à mesa.
Conhecido como um espaço de encontro entre locais e viajantes num palacete localizado num dos eixos mais cosmopolitas de Lisboa, o que liga o Bairro Alto, o Chiado e o Príncipe Real, o restaurante The Decadente está a sugerir novidades ao almoço.
Constância, Abrantes e Sardoal vão receber três mercados de produtos locais e artesanato, nos primeiros fins de semana de dezembro. Certames que incluem atividades relacionadas com a época do ano que atravessamos, a poucas semanas do Natal.
Vão ser dois fins de semana de festa em Marvila, Lisboa. O The Food Villa, um mercado pop-up vai juntar de 7 a 9 do mesmo mês a gastronomia, vinho e cerveja artesanal. Tudo reunido sob o mesmo teto, no Armazém Marvila 105.
Valença, no Alto Minho, oferece um programa mágico este Natal recheado de atividades para pequenos e graúdos a partir de 6 de dezembro. Em destaque mais uma edição da “Fortaleza de Chocolate” e a “Duendelândia”, com atividades para os miúdos.
O Natal invade o Mercado da Vila Cascais, com uma iniciativa dedicada a miúdos e graúdos. Durante os próximos três domingos de 2, 9 e 16 de dezembro, o Pai Natal vai chegar a Cascais, assim como espetáculos para a família e muitos petiscos associados a esta época do ano.
Dinner Time Story, o conceito de jantar que junta projeções 3D inspiradas nas aventuras de Marco Polo, chega a Portugal a 1 de dezembro. Le Petit Chef será o anfitrião virtual na viagem gastronómica que terá lugar no restaurante Pintas.
Até 8 de dezembro, o restaurante Come Prima, em Lisboa, propõe a harmonização entre a trufa italiana e os produtos portugueses. O exemplar transalpino que chegou ao nosso país pela mão do chefe Tanka Sapkota, “Cavaleiro das Trufas Brancas e dos vinhos de Alba”, é o maior da década. Uma trufa com mai
Em 2017, dez mil milhões de animais foram criados, transportados e abatidos para consumo humano. Não os vemos em vida, mas comemo-los depois de os ´encontrarmos´ processados nos lineares dos supermercados. Para nos falar desta indústria oculta, a norte-americana Melanie Joy visitou Portugal. O SAPO
O número é uma estimativa, mas tem peso. Julga-se que no planeta existam mais de 800 milhões de oliveiras. Qualquer coisa como 80 oliveiras para cada português. Extrapolando, são muitas azeitonas e, naturalmente, muito azeite, produto de que somos grandes consumidores. Uma produção com uma sumarenta
O Adegga WineMarket Lisboa está a chegar e, a 1 de Dezembro, há 500 vinhos da loja online pop up em prova gratuita, entre as 14h00 e as 21h00. Ao longo de um dia, o Armazém 16 em Marvila é sala de provas de vinhos de 15 regiões, representadas por 70 produtores.
Beber uma cerveja à beira-mar, em Lisboa, não parece ser nada de novo. Mas, e se beber essa cerveja for um ato acompanhado de uma boa pedalada? Ficou curioso? Então tem de conhecer o Bike Bar Tours que, de 2014 até ao momento, já percorreu dez mil quilómetros nas margens do Tejo.
De 24 de novembro a 2 de dezembro o concelho de Grândola dedica uma semana aos comeres com um produto emblemático da região, a batata-doce. Em simultâneo, no fim de semana de 24 e 25 de novembro, decorre a Festa da Batata-Doce, em Carvalhal.
A 21 de novembro as trombetas soaram para Trás-os-Montes. Descentralização foi palavra de ordem na Gala Michelin de decorreu em Lisboa. O G Restaurante, da Pousada de Bragança, ganhava uma estrela. A cozinha com base no produto português conquistava os inspetores do “Guia Vermelho”.
A Confraria dos Enófilos do Alentejo apresentou a sexta edição do concurso “Melhores Vinhos do Alentejo”. Scala Coeli – Touriga Nacional tinto 2015, Valcatrina by Santos Lima – rosado 2017 e Vidigueira – Grande Escolha branco 2016 foram distinguidos com o “Prémio de Excelência”.
A empresária de origem asiática Siew Boon transformou a paixão pela pastelaria num negócio, a Jelly Alchemy. Nos períodos mais difíceis da luta contra a doença, foi a ela que se agarrou para enfrentar as dores e não perder a esperança.
Um dia após revalidar a sua estrela Michelin, o Hotel Restaurante Fortaleza do Guincho anuncia o seu novo chefe de cozinha. Gil Fernandes, 28 anos, sucede a Miguel Rocha Vieira, que deixou o cargo já este novembro de 2018.
O chefe português que conquistou a segunda estrela Michelin para o seu restaurante Alma (Lisboa), afirmou que esta distinção representa “um peso” e “uma responsabilidade”, mas também “uma motivação” para prosseguir o trabalho.