“Cresci em Cascais, cidade pela qual sou apaixonado e senti que estava na hora de voltar às minhas raízes”, afirma o chefe Miguel Laffan. “Este ano farei 40 anos e há 20 que estava fora da minha terra natal. É o momento perfeito para voltar, com toda a experiência que acumulei neste percurso tão rico de experiências e memórias”.
Laffan despede-se do LAND Vineyard´s, em Montemor-o-Novo, casa onde encabeçou a cozinha desde a abertura, em 2011, o único restaurante no Alentejo com uma estrela Michelin.
Agora, Laffan assume o cargo de novo chefe executivo, fazendo também parte da estrutura acionista, do Porto Santa Maria, restaurante do Guincho que conta com 70 anos de história.
Um dos propósitos de Miguel é o de levar este espaço para uma nova fase da sua história, reconquistar clientes do passado e de seduzir novos amantes da cozinha costeira e do seu peixe e marisco.
Sob os seus comandos ficará ainda o seu espaço no Mercado da Ribeira - “Miguel Laffan” - e a consultoria ao restaurante Atlântico no Monte Estoril, este último com rasgos de cozinha de autor contemporânea, à beira-mar. Laffan é ainda Embaixador da TAP, no programa “Taste the Stars”, e da marca de bacalhau Riberalves.
Natural de Cascais, Miguel Laffan procura, na sua cozinha, criar novas sensações e experiências. Acredita que só através de uma pesquisa insaciável, com determinação e rigor se atinge a excelência. Para ele é tão importante a frescura de um alimento como a frescura mental de quem o transforma. Este equilíbrio é a sua grande referência. Reinterpreta de uma forma contemporânea as raízes da cultura gastronómica portuguesa, equilibrando sabores e viagens pelo mundo fora, com ingredientes secretos e exóticos.
A sua base é de cozinha francesa. Constam no seu curriculum restaurantes de uma a três estrelas Michelin em Espanha, França, Brasil, Ilha da Madeira e Alentejo. Agora, Miguel Laffan vai estar ainda mais próximo das suas raízes, pronto para continuar a surpreender.
Comentários