À semelhança da 1ª edição decorrida em 2018, a 17 de janeiro de 2019 a capital acolhe a comemoração do Dia Mundial do Pizzaiolo, o profissional que produz a verdadeira piza napolitana. Uma profissão reconhecida pela UNESCO Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Só os verdadeiros apaixonados por pizzas superam este quiz em 10 perguntas
Só os verdadeiros apaixonados por pizzas superam este quiz em 10 perguntas
Ver artigo

Para além da oferta de centenas de fatias de um dos mais emblemáticos pratos da gastronomia italiana, a iniciativa que decorre na Praça da Figueira, inclui espetáculos acrobáticos entregues às mãos da Seleção Portuguesa de Pizzaiolos que, em 2017, se sagrou campeã em Nápoles.

Na mesma altura, irá ser anunciada, a partir das 12h00, a nova parceria entre a Associazione Sapori Italiani, presidida por Michele Mezzero e a Cruz Vermelha Portuguesa. Nesta ocasião, será apresentada a "Piza Solidária", que irá estar disponível por todo o país, revertendo uma percentagem das receitas da sua venda para a Cruz Vermelha Portuguesa, nomeadamente para a construção de uma Unidade de Cuidados Continuados em Gondomar.

Logo após a abertura do evento, os três fornos a lenha presentes entrarão em ação, com a demonstração da arte do pizzaioli assumida pelo Campeão Mundial e membro integrante da Associazione Sapori Italiani, António Mezzero.

Na restante parte do dia serão distribuídas fatias de piza e águas solidárias da Cruz Vermelha Portuguesa, a todos os que passarem pelo local até às 19h30 horas. Isto sem esquecer a música tradicional italiana.