A sexta edição d´O Chocolate em Lisboa, chega à arena do Campo Pequeno no final de janeiro com uma agenda repleta de apresentações, degustações e outras tentações. Contas feitas, são cerca de 60 os expositores que vão fazer mostra da arte chocolateira. Em estreia nesta edição, o Concurso ADN do Pasteleiro que se junta a um intenso programa de sessões de demonstrações de cozinha com chefes pasteleiros de reputação mundial.
Até 3 de fevereiro sucedem-se n´O Chocolate em Lisboa, as sessões de cozinha ao vivo, as provas especiais de cacau e chocolate e uma exposição de Esculturas de Chocolate com realização de esculturas ao vivo. De destacar, a iniciativa, “Trabalhar o Chocolate Diferente” para crianças com síndrome de Down.
No que respeita ao Concurso ADN do Pasteleiro 2019, este tem como objetivo promover os jovens, futuros profissionais da Pastelaria Nacional. Trata-se de uma iniciativa patrocinada e presidida pela Valrhona, marca de chocolate, com o chefe José Augusto, em parceria com o Turismo de Portugal e as suas escolas de Hotelaria.
O “Palco Chococooking”, patrocinado pela Callebaut, contará com a presença de mestres chocolateiros e chefes executivos de cozinha, distinguidos com estrelas Michelin, os quais vão dinamizar sessões diárias com a sua arte de cozinhar e trabalhar o chocolate.
Nos dias 2 e 3 de fevereiro, está agendado um conjunto de workshops gratuitos. De destacar as temáticas mais direcionadas para as crianças como é o caso de “Avós e Netos” e “Trabalhar o Chocolate Diferente” pensado para crianças portadoras de trissomia 21, em parceria com a Associação Down Cooking e apoio da ProChef.
A oferta inclui provas especiais para todos os gostos e idades. O público pode ficar a conhecer “A Rota do Cacau na Venezuela” ou participar na “Conjugação de Vinhos e Chocolate” ou ainda aprender a identificar num pequeno pedaço de chocolate a proveniência do cacau, as principais características de um chocolate e os mais delicados aromas nele presentes. Sessões sempre acompanhadas por verdadeiros especialistas e com entrada gratuita.
Durante o Chocolate em Lisboa, os visitantes podem dirigir-se ao “Espaço com Cheiro a Chocolate” onde vão encontrar uma cadeira em chocolate do filme GAME OF THRONES que pode ser utilizada como cenário para fotografias divertidas.
Já o Palco Crown Wheel recebe artistas que estarão a trabalhar ao vivo esculturas em chocolate. O evento conta ainda uma exposição de esculturas em chocolate (de 80cm a 1,60m), realizadas pelo Chef Chocolatier Eduardo Cerqueira.
O evento tem um custo de 4,00 euros a entrada. Gratuito para crianças até aos 11 anos (inclusive) - desde que acompanhadas por um adulto portador de bilhete.
Horário:
De 31 de janeiro a 2 de fevereiro 10h30 às 21h30
Dia 3 de fevereiro 10h30 às 21h00.
Para os interessados, fica a lista completa dos chefes de pastelaria/cozinha já confirmados.
Tony Fernandes (Chocolatier) – Uau Cacau
Nuno Jorge (Escanção) e Jose Pedro (Chocolatier) – Cacaodivine
Rui Menezes (Chefe Pastelaria) – Martinhal Cascais Family Hotel
Salomé Inácio (Chefe Pastelaria) – Praia D’el Rey Golf & Beach Obidos
Joaquim Sousa (Chefe Pastelaria) – Ladurée
Fabian Nguyen (Chefe Pastelaria) – Ritz Four Seasons Hotel Lisboa
Gabriel Campino (Chefe Pastelaria), Monica Azevedo e Madalena Morgado – Hotel Tivoli Avenida Liberdade
Aniceto Rocha (Chefe Pastelaria) – Big Seto Pastelaria
Michael Rocha (Chefe Pastelaria) – Farol Hotel Design
Sara Soares – LAB by Sergi Arola 1*
Francisco Siopa (Chefr Executivo Pastelaria) – Midori 1*
Pedro Mendes (Chefe Cozinha) – Hotel Alentejo Marmoris
Comentários