Em 2008 nascia à beira Tejo o restaurante Ibo. Casa que, na época, desde logo se assumiu como o primeiro restaurante de comida portuguesa com influências moçambicanas. Contava, e conta, a proximidade emocional àquele país africano de João Pedro Pedrosa, um dos proprietários deste espaço no Cais do Sodré e, também, obreiro das sucessivas cartas de sabores luso-moçambicanos. Um trabalho de assinatura e evolutivo com já perto de 11 anos. Isto numa casa batizada com nome de ilha moçambicana.

Ibo Marisqueira - Um gosto a mar com vista para o Cais do Sodré
Ibo Marisqueira - Um gosto a mar com vista para o Cais do Sodré
Ver artigo

Para este inverno a carta do Ibo tem novidades quentes e frias. A nova estação do ano pede algum aconchego à mesa e João Pedrosa concebeu um elenco de propostas que também contemplam pratos de conforto. Isto sem esquecer os clássicos da casa, como o Caril de caranguejo ou o Chacuti de cabrito, que mantêm lugar cativo na carta.

“Temos clientes que não nos deixam tirar certos pratos, que já se tornaram de tal forma a ‘cara’ do Ibo, que se tornaram parte da família. Mesmo assim, há sempre espaço para novas criações e novos sabores”, afirma João Pedrosa.

IBO a casa inspirada nos comeres de Moçambique propõe-nos um inverno de aconchego

Entre as novidades, as Vieiras em beurreblanc de lima e tártaro de maçã, o Ceviche de peixe branco em lima, limão e coentros. Do mar, chega mais um sabor de Moçambique, o Lombo de garoupa em molho de curcuma e coentros com arroz basmati ou o Arroz de garoupa com amêijoas e coentros.

Restaurante IBO

Rua da Cintura do Porto de Lisboa, Armazém A, Compartimento 2, Cais do Sodré, Lisboa

Horário: Terça a sexta – 12h30 – 15h00 e 19h30 – 23h00. Sábado – 12h30 – 15h30 e 19h30 – 01h00. Domingo – 12h30 – 15h30.

Contatos: Tel. 961 332 024

Mais assentes na terra, as novidades dos pratos de carne do Ibo recaem no Rib-eye maturado com legumes assados e puré de batata trufado e a Costeleta Tomahawk maturada com migas de cogumelos e espinafres.

De sobremesa há um novo Carpaccio de ananás com mel e lima.

João Pedro Pedrosa, de 40 anos, vindo da área da gestão, cresceu numa família em que todos cozinham. Procurou algumas formações na área e em 2005 abriu o primeiro restaurante no Algarve, onde esteve durante três anos.

No verão de 2008 regressa a Lisboa para abrir o atual Ibo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.