O Mercantina Bistro 37, inaugurado em novembro de 2018, abre portas naquele que foi um espaço com história na cidade de Lisboa, um café que em tempos serviu de abrigo às tertúlias de autores ligados ao movimento Surrealista, nomes como Alexandre O’Neill e Mário Cesariny.
No Mercantina Bistro 37 vamos encontrar uma carta com pratos para partilhar, como o Tártaro de atum e abacate com lima, coentros e maionese de wasabi, Arancini de salsicha em vinho tinto com compota de tomate ou a Croqueta basca de presunto com creme de milho fumado.
Sugestões que se espraiam para outros quadrantes de sabor, como os Cogumelos recheados com cremoso de presunto ibérico, a Burratina com tomate cereja, os Pimentos Padrón e Ovos cremosos com farinheira e espargos.
Ainda numa lógica de partição entre comensais, há a sublinhar as tábuas de charcutaria, as focaccia para acompanhar, se for a gosto, e o presunto Cinco Jotas.
Os pratos do Mercantina Bistro 37 foram concebidos pelo chefe consultor Giorgio Damasio e contam com Natanael Silva, como chefe executivo.
Juntos, desenvolveram ainda novos pratos como o Espadarte à siciliana com gnocchi de laranja e azeitonas pretas, Atum marinado e ravioli de massa de arroz de legumes com cremoso de ervilhas e menta; Lombo de bacalhau fresco confitado e fumado, Mil folhas de legumes e tapenade de azeitona, Rabo de boi estufado à antiga com risoto de pera e lima.
A engrossar as novidades há mariscos e carnes grelhadas.
A decoração do novo restaurante tem como elementos preponderantes a enorme garrafeira repleta de dezenas de vinhos nacionais e italianos. Mais adiante o forno Stefano Ferrara, “o Ferrari dos fornos”, assome nas suas quatro toneladas, desenhado à mão. Isto num espaço com assinatura do arquiteto Tiago Silva Dias.
O restaurante tem perto de cem lugares sentados no interior, alguns deles em áreas reservadas, e 60 na esplanada.
Comentários