Este é um exercício de criatividade cujos limites se encontram a 58 milhões de quilómetros da Terra. O Centro de Astrobiologia de Madrid está a promover, em cooperação com outras entidades, um concurso mundial singular e aberto a todos os que gostam de cozinhar: criar a receita perfeita de batata. Até aqui nada do outro mundo. Contudo, a proposta destina-se mesmo a outro mundo, mais concretamente ao planeta vermelho, Marte.

O objetivo do concurso “La Patata Marciana” é criarmos a receita de batata perfeita para consumir nas condições de vida em Marte. Isto perspetivando uma futura colonização do planeta e a plantação local de batata.

A meta final do concurso é recolher uma série de receitas em que o ingrediente principal é uma das variedades de batata selecionadas pelos cientistas (no nosso caso a Desirée) para serem cultivadas no planeta vizinho à Terra, o terceiro do sistema solar. Receitas que serviriam de alimentação base aos futuros humanos inquilinos de Marte

Até 10 de janeiro de 2019 cozinheiros amadores de todas as proveniências podem submeter as suas receitas na página criada para o concurso. A 20 de janeiro ficaremos a saber quais são os finalistas. Mais tarde, a 20 de fevereiro será anunciado o vencedor. Este receberá um prémio pecuniário no valor de 2 mil euros.

Mas, atenção, há regras para a produção da receita, entre elas o de não obrigar a grande dispêndio de energia, nomeadamente tempo de forno em excesso (por exemplo a 220 ºC por duas horas); assim como não criar muito desperdício, evitando fazer de Marte uma lixeira.

Em Portugal esta iniciativa está a ser encabeçada pelo chefe de cozinha Kiko (restaurantes A Cevicheria e O Talho) que criou uma receita de ingredientes e travo bem português. O vídeo promocional pode ser consultado aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.