"A frigideira não é feita em cobre, mas em alumínio, com um revestimento antiaderente. Os alimentos colaram ao fundo e a frigideira apresentou-se difícil de lavar. Como estávamos perante um caso de publicidade enganosa, denunciámos o caso à Direção-Geral do Consumidor, que instaurou um processo contraordenacional contra a EHS, responsável pela comercialização da Master Copper", anuncia a Defesa do Consumidor (DECO) numa publicação feita hoje no Twitter.

"A ação que abrimos para disponibilizar aos consumidores meios para pedirem o reembolso da frigideira está encerrada. Quem ainda não pediu a devolução do dinheiro, ainda pode fazê-lo. Contacte diretamente a EHS e solicite o direito de resolução dentro do prazo de garantia. Justifique com a não conformidade do produto face ao anunciado", explica a associação.

Posso ou não posso sacudir o tapete à janela?
Posso ou não posso sacudir o tapete à janela?
Ver artigo

"Tem direito ao reembolso, desde que devolva o produto. Porém, não pode exigir o valor gasto com os portes de envio", acrescenta.

Garantia abaixo do mínimo legal

De acordo com o anúncio à Master Copper, a garantia desta frigideira é de apenas seis meses. Mas o prazo de garantia de produtos destinados aos consumidores é de dois anos. Qualquer cláusula que reduza esse prazo é nula e considerada ilegal segundo a legislação europeia.

"Nos primeiros meses de 2018, recebemos queixas de consumidores sobre o desempenho da Master Copper. O anúncio televisivo prometia uma frigideira em cobre, que dispensava gordura para preparar os alimentos e que era muito fácil de lavar. Mas chegaram-nos relatos de ovos esturricados, peixe agarrado e frigideiras de molho em água quente para serem lavadas", relata a associação.

DECO alerta: Fritadeiras a ar estão na moda mas podem causar cancro
DECO alerta: Fritadeiras a ar estão na moda mas podem causar cancro
Ver artigo

Para apurar o que estava em causa, a DECO testou as alegações da publicidade da Master Copper em laboratório, juntamente com duas frigideiras antiaderentes que no último teste apresentaram desempenho elevado e preço mais reduzido (uma Silampos e outra IKEA).

"O anúncio à Master Copper pode ser considerado publicidade enganosa perante a lei. Além de não ser feita em cobre, a promessa de que nada fica agarrado à frigideira é falsa", garante a DECO.

"Replicámos as receitas do anúncio e constatámos que a omelete agarrou ao fundo, os ovos não deslizaram, o caramelo aderiu, o bolo de marshmallows ficou no tacho e sentimos muitas dificuldades em limpar a frigideira. Da mesma forma, confirmámos que a resistência mecânica (impactos e choques térmicos) não está de acordo com o anunciado", conclui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.