Verão é sinónimo de riqueza e diversidade à mesa. Olhemos para cinco alimentos que encontram o seu auge nesta estação do ano para lhes percebermos as vantagens no consumo.
Na época dele, há que aproveitar o melhor que a cozinha nos proporciona com o tomate. Frescura à mesa em receitas simples e informais como bruschettas, saladas, tomatadas e cremes. Aceite as nossas sugestões.
Qual a sua maçã favorita? Pode ser uma escolha difícil, já que - em todo o mundo - existem mais de 7500 variedades disponíveis, da Grany Smith, à Jonagold, Pink Lady, Fuji ou Gala.
Quando o calor aperta, há que pensar em receitas que apelem à frescura. No caso das sobremesas, a opção pode passar por doces com gelatina, frescos e deliciosos.
Não há como afastar a imagem deste alimento rico em minerais e fibra a “massajar” olhos cansados. Mas, não fiquemos por aqui. O pepino é nutritivo e, honra lhe seja feita, à mesa é muito mais do que ingrediente para saladas.
Qual é o método que melhor conserva os nutrientes da batata? Fritando-as, como lhes conseguir o estaladiço exterior e maciez interior de que tanto gostamos? Estas, entre outras perguntas, encontram resposta nas 12 dicas que lhe trazemos.
O quivi é um fruto com elevada concentração de vitamina C e um bom fornecedor de fibra alimentar. Aqui, juntamos o quivi a alguns companheiros, da fruta aos vegetais. Três bebidas cheias de genica.
As temperaturas altas chegaram e com elas a vontade de comer alimentos mais leves e frescos. Siga esta vontade e dê ao seu corpo o alimento perfeito para viver estes dias da melhor forma.
Nos dias mais quentes, os que pedem horas de ócio na praia, aposte numa ementa variada. Leve, fresca, hidratante, com boa energia e vitaminas. Damos-lhe caminhos e espaço para muita criatividade.
Chegado o verão não dispensamos gelados, sorvetes, mousses e todo uma corte de doces e sobremesas que nos garantem frescura à mesa. Este ano, arrefeça as suas sobremesas com os pudins que aqui sugerimos.
Pense: que frutas associa imediatamente ao verão? É muito provável que o morango surja na lista. É delicioso simples, mas também nos dá doces divinais. Eis 5 receitas.
Partindo de uma base de banana congelada, ou abacate, com a adição de outras frutas e de bebidas vegetais, é simples preparar gelados caseiros. Frau Glória explica-nos o segredo nas sete receitas que nos sugere.
Dias longos, com muita atividade ou descanso na toalha, mas sempre acompanhados por snacks saborosos. Os dias de praia são exigentes e quentes, por isso pedem snacks que não sejam demasiado pesados e que nutram verdadeiramente o nosso corpo.
Bacalhau, corvina, salmão, mas também a utilização de frutas tropicais estão na base destes frescos ceviches. Ponto número um, use peixe fresquíssimo. Depois, divirta-se na combinação de ingredientes.
A palavra gelado “veste” estas sugestões doces para levar à mesa uma generosa dose de frescura. Mousses, gelados e iogurtes completam esta seleção de receitas.
Verão é sinónimo de temperaturas elevadas (por enquanto ainda envergonhadas) e de dias mais longos para conviver, embora com os cuidados que os novos tempos exigem. Conheça alguns dos alimentos que não pode dispensar se a opção ao ar livre for um piquenique.
Temos três saladas, uma delas com a curiosa forma de sanduíche, mas também uma espetada, um gaspacho e sorvetes. Em comum, a utilização da fresca e saborosa melancia, fruto inseparável do verão.
A receita base para um bom granizado é muito simples. Fruta que reduzimos a sumo e uma base de gelo que vai absorver esse líquido. Uma fonte inesgotável de combinações e sabores. Aceite as nossas sugestões.
O chef Fábio Bernardino aceitou o convite da EPAL para preparar um e-book de receitas com água da torneira. Do desafio nasceu o livro "A irresistível água da torneira à mesa com..." que pode ser descarregado gratuitamente da internet. Aqui, partilhamos três receitas deliciosas.
Nem só de alface vivem as saladas. Como acompanhamento ou prato principal, são multifacetadas e coloridas. Acresce que são nutritivas e, geralmente, pouco ou mediamente calóricas. Para as ter perfeitas à mesa, conheça a cartilha elementar das saladas.
Morangos, morangos e mais morangos neste trio de bolos onde não falta a frescura da lima, o guloso chocolate e a exótica baunilha. Hoje anda à solta o pecado da gula.