Além de ser um método de cozinhar muito saudável – preserva os nutrientes, sabor e textura dos alimentos – é também económico e ecológico, pois utiliza menos água e energia do que a necessária na cozedura tradicional.
Morna ou fria, apta a todas as refeições, aconchegada a uma infinidade de ingredientes, quem pode dizer que a massa não está entre os imperdíveis na cozinha? Para nos dar prova da versatilidade dos pratos de massa, Inês Gens Mendes, apresenta-nos sete sugestões de receitas. Não falta uma receita vir
Não é grande, é enorme aquela que é conhecida como a panqueca germânica. Uma receita de forno muito gulosa e em formato familiar. Combina bem com iogurte natural, frutos vermelhos e mel.
Com o café despertamos, ganhamos energia e fazemos dos nossos dias momentos melhores. Nestas receitas, o cafezinho salta da chávena para nos dar apetitosos bolos.
Os festejos do Halloween trazem um destaque especial à abóbora. Para tirarmos partido da sua componente mais saborosa, vamos rechear a nossa mesa com propostas deliciosas, dos doces aos salgados.
Com a noz está meio caminho feito para termos bolos de perdição. Aqui, damos bom uso ao fruto seco em cinco sugestões que vão do bolo de caneca ao bolo para uma mesa sofisticada.
Em tempo de contenção de despesas, há que combater o desperdício alimentar. O pão que sobra de dias anteriores pode trazer nova vida às refeições, das entradas, aos principais e sobremesas.
Não precisamos de referir marcas para, de imediato, sabermos qual é 'aquele' creme de chocolate e avelã que nos conquista a gula. Aqui, não lhe apresentamos creme, mas sim quatro bolos que nos arrancam suspiros.
Um prato de massa com um molho bem saboroso é sinónimo de satisfação, concorda? Hoje, 25 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Massa. Pois façamos deste dia uma celebração com duas receitas apetitosas.
Consumir alimentos fermentados é uma estratégia simples, prática e económica para otimizar a saúde do seu intestino. Com a fermentação, estes alimentos vão ficar repletos de microrganismos benéficos que irão colonizar o seu corpo e reequilibrar a sua microbiota. Um artigo que é excerto do livro “As
Um bolo com um toque de vinho do Porto, um outro onde ao sabor da laranja se junta o das passas levemente trituradas e, ainda, um bolo de tâmaras com um guloso molho de caramelo. Três sugestões para lanches felizes.
Sabia que a abóbora é um fruto apesar de ser conhecida como um vegetal? Por ter sementes no interior, inclui-se na categoria de fruto, mas com muitos benefícios extra ao sabor doce e reconfortante que todos conhecemos.
Com o outono, os cogumelos tornam-se soberanos à mesa. Para que desfrute deste alimento em receitas novas e criativas, eis que lhe sugerimos cinco pratos. Responderam à chamada uma caldeirada e uma versão à Bulhão Pato.
Têm nome de sopa ou creme, embora as possamos levar à mesa como prato único. A adição de peixe ou carne, massas, arrozes, vegetais, leguminosas fazem destas sopas de conforto refeições completas.
Nas cascas, nos caules, na água da cozedura de frutas e vegetais há nutrientes que muitas vezes esquecemos. O que lhe deixamos são estratégias que asseguram o máximo benefício na hora do consumo.
Barrinhas para um snack a meio do dia, um bolo que prepara em dois minutos e o pão da chef Anna Lins estão entre as seis sugestões de receitas com aveia que lhe sugerimos.
Sobem os preços, diminui o orçamento mensal disponível também para as compras de supermercado. Para o ajudar a equilibrar as contas chegado o fim do mês, deixamos-lhe 10 receitas económicas, algumas entre elas a fazerem aproveitamento de refeições anteriores.
Para restituir aos seus ovos cozidos o calor do momento em que os retirou da água em ebulição, basta seguir um dos métodos que aqui lhe trazemos. Deixamos-lhe, ainda, duas receitas facílimas.
São tartes salgadas que faz em casa sem grandes complicações. Cozinha de forno para refeições em família e com a vantagem de poder, em certos casos, aproveitar sobras de refeições anteriores. Experimente.
Estamos em outubro, com o outono a amadurecer no calendário. Contudo, o estado do tempo engana a estação e oferece-nos um verão tardio. As oito receitas que lhe propomos trazem o compromisso entre as duas estações do ano.
Propomos-lhe três receitas com o creme de cacau e avelãs que tanto gostamos de barrar no pão, em tostas, ou mesmo saborear à colher. Não falta uma opção saudável.
Umas originais almôndegas de feijão frade, um arroz que faz o aproveitamento das sobras de carne assada e uma torta estendida em jeito de pizza. Eis três entre as sete receitas que aqui lhe sugerimos.
Quando os dias da semana se contam ao segundo, agitados e repletos de compromissos, é bom saber que o tempo para a preparação das refeições não é uma sobrecarga, antes um desembaraço no novelo da nossa agenda.