Tal como nos bolos, há versões rápidas de quiche que se preparam em caneca, no micro-ondas. Também encontramos quiches de forno em doses individuais. Para satisfazer ambos os casos, deixamos três receitas.
Entre os alimentos em natureza e os congéneres ultraprocessados há um mundo de diferença. Com a ajuda da nutricionista Cláudia Viegas, vamos descomplicar os rótulos alimentares e evitar “comer gato por lebre”.
De A a Z podemos percorrer a história e curiosidades do mundo da batata em 14 factos. Um périplo que vai do singular cheiro da batata, às suas peripécias geográficas e superstições.
Dos leites não lácteos, o de aveia é o que melhor se adapta a receitas que pedem temperaturas elevadas, especialmente sopas e estufados, onde irá evaporar e servirá para engrossar.
A sua versatilidade permitiu tornar-se um símbolo gastronómico de inúmeros países. Veja-se o caso da paella espanhola, do risotto italiano ou do pilaf húngaro. Já para não falar do nosso arroz de pato ou arroz doce, cujas receitas conhecem diversas variantes.
Fruta em pedaços, quente, sob uma camada estaladiça de farinha, flocos de aveia, manteiga, entre outros ingredientes, é uma delícia chamada crumble. Mas, saiba que pode aplicar crumbles em muffins, bolos caseiros e combiná-lo com iogurtes.
O maravilhoso leite creme fica uma delícia quando preparado com maçã reineta. A receita é do chef Fábio Bernardino e vem juntar-se a outras duas propostas de leite creme, cada uma delas com características muito particulares.
Sem carne ou peixe, mas com todo o sabor que pedimos à melhor mesa. Preparámos-lhe oito receitas vegetarianas, dos petiscos como as asinhas picantes de couve-flor, aos principais, representados nos hambúrgueres “desperdício zero”.
Uma cocada de coco que prepara com pouquíssimos ingredientes, um bolo de coco com cenoura e manteiga de amendoim incluem o quarteto de sugestões que lhe deixamos.
Uma deliciosa tosta de frango, uns saudáveis legumes à Brás e uma salada de cogumelos grelhados estão entre as sugestões de receitas que lhe deixamos para preparação nos próximos dias.
Tem um sabor admiravelmente semelhante ao cacau e prepara doces e sobremesas que nos apetece repetir. A farinha de alfarroba aqui apresentada em mousses, bolachas e bolos.
Sabemos que este é um tema importante para muitos e que a alimentação em família é uma parte fundamental da vida quotidiana, uma vez que dá a oportunidade de nos reunirmos, partilhar, celebrar e desfrutar. Mas, como podemos envolver os diferentes membros da família na melhoria da nutrição de todos?
Ovos, atum, frango, carne de porco estão entre os ingredientes que associamos a cozinha simples, sem grandes demoras. Estes ingredientes integram a seleção de receitas que reunimos para lhe apresentar esta semana.
Com chuchu ou amendoim preparam-se belíssimos pudins, com a textura que procuramos nesta sobremesa: macia, embora consistente. Juntamos a esta seleção de pudins uma proposta que reaproveita sobras de pão.
Acompanham muito bem com salada, servem uma refeição informal entre amigos e é um vício encontrar-lhes novos ingredientes e combinações de sabores. Contudo, há que saber tratar bem as quiches. Eis algumas dicas e receitas.
Umas bolachinhas, um bolo de cenoura e uns quadrados de aveia estão incluídos nestas receitas onde a manteiga de amendoim protagoniza. Abrimos apenas uma exceção no bolo de queijo creme. Inclui amendoins inteiros, não a sua manteiga.
O coco ralado oferece-nos belos bolos de massa húmida e fofa. Neste caso, selecionamos quatro receita onde não falta o sabor do iogurte e dos frutos vermelhos.
A nutricionista Ana Isabel Monteiro apresenta uma alternativa à clássica Roda dos Alimentos, neste caso apresentando-a numa versão estritamente vegetariana. O gráfico e as respetivas porções correspondem a um dia alimentar vegetariano. Um artigo a partir do livro “Vegetariano nas Quatro Estações”.
É difícil não o utilizar à mesa. O arroz, para além de ser um dos alimentos mais ricos em vitaminas (sobretudo a casca) e hidratos de carbono é uma excelente fonte de energia. Este alimento entra em inúmeras confecções, das sopas, aos principais e sobremesas. Mas, saberemos obter o melhor do arroz?
A rotina diária, a vida profissional e familiar, podem deixar-nos tensos e sem tempo para uma gestão equilibrada da alimentação. Esta é, precisamente, uma ferramenta para relaxarmos. Sumos naturais, creme de cereais e batidos são ótimos para iniciarmos o dia. No campo oposto, há que abdicar do café
Num mundo cada vez mais extremado, sabe bem encontrar redutos tolerantes, o que inclui a alimentação. Neste caso, a dieta flexitariana que se refere a quem, seguindo a dieta vegetariana, abre pontualmente a mesa à proteína animal. Apresentamos três exemplos partilhados a partir do livro “Vegetarian
Se na gula mora o pecado, mais não seja pelo peso de consciência, pode com estas mousses descansar o espírito. Estas sobremesas são um docinho pouco calórico e, imagine, dão-lhe pouquíssimo trabalho a preparar.
Certas receitas na cozinha deixam-nos com “bloqueio”, aquele receio de nos lançarmos na execução do prato. Um destes casos é o cheesecake. Sim, tem duas fases de confeção, mas, quer a base, quer o recheio, não trazem dificuldade acrescida. Experimente.
Estes Falafel de verão são muito rápidos e fáceis de fazer. Além disso, são saborosos e completos, contendo hidratos de carbono, proteína, vitaminas e minerais.