Pizza, batatas fritas, risotto, estão na categoria de alimentos desengraçados depois de arrefecerem. Contudo, há alguns truques para reanimar a chama do sabor e a textura destes pratos.
Biscoitos de canela, outros de amêndoa e ainda uns integrais com sementes, estão nesta seleção de receitas que lhe trazemos. Todos eles muito fáceis de preparar.
Há na extração imediata do café a partir do grão fresco, um sublime ato de prova. Uma experiência que tenta os nossos sentidos e nos convida à descoberta de novos horizontes numa bebida que é um prazer diário. Agora, contamos com uma nova máquina de café, a Rivelia, da De'Longhi, que potencia a form
E se lhe dissessemos que pode surpreender os seus convidados nesta época festiva com um menu natalício saudável e inclusivo? Siga estas sugestões de 'A Mesa da Sofia'.
Alfarroba como substituta do cacau, iogurte natural ao invés de natas e a linhaça a substituir ovos, são alternativas viáveis na hora de cozinhar. Por questões de saúde, ou porque lhe falta um ingrediente que considera imprescindível, siga as dicas de Joana Andrade Nunes, do blogue “Camomila Limão”.
Tão versátil é o ovo, capaz de nos dar soberbas omeletas assim como pratos de forno, mas também doçaria que é um deleite. Aqui, apresentamos receitas que dão bom uso a gemas, do pudim, aos queijinhos doces e pão de ló.
O que propomos são três sobremesas onde as peras assumem o protagonismo. Isto, a casarem com caldas de vinho do Porto, chocolate quente, sem que falte o exótico toque das especiarias.
Mais doce, menos açucarada, com chocolate de leite ou com chocolate negro? Será que a mousse pela qual se perde de amores define a sua personalidade? Descubra no quiz que lhe propomos. A 30 de novembro assinala-se o dia da mousse.
"Para que os nossos bolos cresçam, devemos utilizar fermento em pó, bicarbonato de sódio ou os dois?". Esta é uma pergunta recorrente na cozinha e uma preocupação para todos aqueles que procuram o bolo perfeito. Seis respostas a seis questões pertinentes deixam-nos esclarecidos.
O tempo mais frio dá-nos a outra face da moeda: com ele podemos acrescentar às nossas vidas a palavra “conforto”. Que aconchego maior do que aquele que nos proporciona a comida que nos aquece alma e corpo? É desta cozinha, a de conforto, que nos fala Inês Gens Mendes nas sugestões de receitas que no
Maçãs, peras ou outras quaisquer peças de fruta amadurecida são um excelente ingrediente para doces. Estes, acompanham muito bem com tostinhas, sobre uma bela fatia de pão ou mesmo a rematar requeijão.
A batata-doce assada serve maravilhosamente pratos de tostas. Aliás, é a base para podermos criar receitas com inúmeros ingredientes. Deixamos-lhe três sugestões.
A banana madura, o molho que sobrou, os dentes de alho que ficaram sobre a bancada da cozinha, não têm de acabar no lixo. Saiba que há estratégias para conservá-los, potenciar as suas qualidades, resgatando-os para pratos deliciosos.
O ovo é uma maravilha da natureza que, na cozinha, nos oferece milhares de receitas. Aqui, apresentamos cinco propostas com os ovos a combinarem com batata-doce, queijo, tomate, entre outros ingredientes.
É fácil preparar uma sopa. Em síntese, há que cozer vegetais em água, temperar a gosto e reduzir (ou não) a puré. Mas, quantas vezes a intensão de uma boa sopa acaba num caldo sensaborão? Saiba que há truques para fazer da sopa uma experiência à mesa que conquista crianças e adultos.
Arroz, sobras de frango, até mesmo cereais de pequeno-almoço, entram nestas receitas que têm em comum a utilização de queijo. Este vai derreter e criar um shot de sabor em cada prato.
São deliciosas, estaladiças, viciantes e, contudo, deitamo-las fora. Aqui, encontra a receita caseira para fazer das sementes da abóbora um petisco viciante em duas versões, doce e salgada, ou como complemento de sopas e saladas.
Quem não gostava de uma fatia de bolo mármore quando era criança? Para recordar sabores que nos avivam boas memórias, deixamos-lhe como sugestão quatro receitas.
Depois de reduzida a puré, a batata-doce oferece-nos inúmeras possibilidade na cozinha. Um dos campos a explorar é o da pastelaria, com bolos, tartes e biscoitos onde apetece trincar.
Henrique Sá Pessoa, “Tia Cátia” e Joana Barrios preparam-nos cinco receitas com castanhas para um São Martinho inesquecível. Dos cremes, às carnes e sem esquecer os doces.