A sopa revela-se um alimento de eleição para reforçarmos as defesas do organismo. Reconforta, alimenta e sacia, fazendo parte de uma alimentação equilibrada.

- Uma boa dica para intensificar o sabor dos vegetais que leva à sua sopa é fazer um refogado simples antes de os cozer. Um pouco de azeite, a que acrescenta cebola fatiada e dois dentes de alho, fazem maravilhas pelo produto final.

- A base para uma sopa simples é batata, cebola e cenoura. Pode variar com leguminosas (ervilhas, feijão, grão...), abóbora, couves diversas, curgete e alho-francês.

- Partindo do refogado já descrito, use a seguinte base para a sua sopa: três batatas médias descascadas e cortadas em cubinhos, quatro cenouras descascadas e cortadas em cubos, uma curgete cortada em cubos; tempere com uma colher de chá de sal e, se quiser um resultado mais guloso, acrescente uma noz de manteiga. Deixe cozer e, no final, reduza a creme. Tempere com um pouco de pimenta-preta moída na altura. Fica irresistível.

- Para diversificar as suas sopas a partir da base acima indicada, acrescente-lhe, após triturar, algum arroz, ou massa, ou folhas de espinafres/agrião, ou mesmo leguminosas (por exemplo grão-de-bico). Deixe cozer mais uns minutos. Verta um fio de azeite para finalizar.

15 ingredientes que vão fazer das suas sopas um sucesso
15 ingredientes que vão fazer das suas sopas um sucesso
Ver artigo

- A quantidade de água que usa deve ser a suficiente para cobrir os vegetais na cozedura, não mais do que isso.

- Se a sopa ficar demasiado aguada, coza duas batatas à parte, desfaça-as em puré e misture na sopa. Em casos de urgência, use flocos de puré de batata. Dissolver um pouco de Maizena em água também ajuda a engrossar a sopa.

- Quando temperar, troque parte do sal por ervas aromáticas como salsa, tomilho ou manjericão; ou por especiarias, como a noz-moscada e a pimenta. Obterá mais sabor e aroma.

- Não se resuma à água simples para a cozedura, aproveite, por exemplo, o caldo que tenha sobrado da cozedura de outros vegetais, de carne (da cozedura de uma galinha é excelente) ou de peixe.

5 sopas e cremes para quem procura receitas que aconcheguem
5 sopas e cremes para quem procura receitas que aconcheguem
Ver artigo

- Se o problema for sal a mais, acrescente à sopa uma batata crua descascada e cortada em rodelas. Leve ao lume por breves minutos e, no final da cozedura, retire os pedaços de batata. Estes terão absorvido o excesso de sal.

- Para sopas mais leves, troque as batatas por curgete ou chuchu; evite as natas ou a utilização de enchidos. Pode acrescentar cereais integrais com fibra e uma mão-cheia de grão ou feijão para dar mais consistência.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.