Iogurte

É uma alternativa magra às natas e fica bem às colheradas ou aos ziguezagues sobre sopas indianas picantes. Para fazer ziguezagues, use iogurtes mais líquidos ou junte um pouco de leite a iogurtes mais espessos, como o iogurte grego.

Iogurte

Citrinos

Casca ralada de limão, de laranja ou de lima dá um toque especialmente fresco e especial às sopas, bem diferente do que usar somente sumo. Uma sugestão: espalhe as raspas de casca de um citrino sobre uma simples bruschetta acabada de grelhar.

Citrinos

Bruschetta

Fatias de baguete ou pão ciabatta, pinceladas com azeite e depois grelhadas até estarem estaladiças e douradas, ligam lindamente com as sopas mais fortes, seja para decoração ou acompanhamento. Depois de grelhadas salpique-as com um pouco mais de azeite, ervas aromáticas e pimenta preta moída. Cubra a bruschetta com tomate sem grainhas e picado, ou com um ou duas colheradas de molho picante.

Bruschetta

Vegetais fritos

Uma mão-cheia de batatas fritas ou outros vegetais fritos, bem estaladiços, são uma ótima alternativa aos croûtons para acompanhar a sopa. Batata-doce, beterraba, cenoura, cortadas em fatias muito finas e fritas, dão cor e um sabor adocicado. Espalhe-os na sopa na hora de servir.

Vegetais fritos

Aros de cebola

Rodelas finas de cebola crua, separadas em aros, dão um ar apetitoso e um toque de sabor adicional a sopas mais suaves. Para este efeito, as cebolas vermelhas são uma boa escolha pela cor e pelo seu sabor suave, as cebolas brancas ou as chalotas são também deliciosas.

Aros de cebola:

Cebolinhas

Frescas, cortadas em rodelas muito finas ou em juliana, dão à sopa um toque adstringente e especial. São muito usadas em sopas asiáticas e em caldos, mas ficam também bem em diversos outros tipos de sopas, por exemplo um simples creme de tomate.

Cebolinhas

Crostini

Barre estas tostinhas com um pompom de natas ácidas ou de maionese e por cima um pedacinho de salmão fumado ou salame, enrolado. As possibilidades são ilimitadas.

Crostini

Croûtons

Estes quadradinhos de pão frito, estaladiços, são uma das decorações clássicas das sopas, fazendo contraste com a sua textura. Os croûtons mais simples são fritos em azeite ou manteiga, que ficam a escorrer sobre papel de cozinha. Pode fazer croûtons grandes de fatias grossas de pão. Quadrados ou triângulos de pão naan, ciabatta ou focassia, torrados, fazem ótimos croûtons.

Croûtons

Ervas aromáticas frescas

Para dar cor, sabor e aroma, as ervas aromáticas frescas são uma alternativa simples e deliciosa para decorar a sopa. Cebolinho picado ou uma mão-cheia de salsa picada, algumas folhas de hortelã ou de salva, são excelentes complementos. Devem ser picados finamente. As ervas de folhas suaves podem ficar inteiras ou serem grosseiramente partidas com as mãos. Corte em juliana fina – enroladas e cortadas - as folhas de salva. Ervas em flor são excelentes para decorar sopas delicadas e cremes de cor pálida.

Ervas aromáticas frescas

Malaguetas

Sopas picantes ficam muito bem se as decorarmos com malaguetas às rodelas picadas, mão não se esqueça de retirar as sementes brancas, pois é a parte mais picante.

Malaguetas

Natas

As natas brancas ficam bem numa sopa rica, de cor forte, sendo especialmente apropriadas para cremes. As natas líquidas podem ser misturadas à sopa ou usadas para fazer ziguezagues. Natas espessas, como as natas ácidas ou a crème fraîche, por exemplo, podem ser postas às colheradas. As natas enriquecem o sabor da sopa, tornando-a mais cremosa.

Natas

Sementes

Sementes torradas, como as de sésamo, pevides ou sementes de girassol, decoram lindamente qualquer sopa, dando não só um aspeto apetitoso como uma textura e uma cor muito boas. Use-as em vez de croûtons combinando-as, por exemplo, com ervas aromáticas.

Sementes

Peixe, presunto e bacon

Tiras de salmão fumado ou pedaços de peixe fumado dão às sopas um toque especial. Coloque-os sobre a sopa mesmo antes de servir. Para um toque estaladiço, grelhe umas fatias finas de bacon até estarem quebradiças, corte-as em tirinhas e espalhe-as sobre a sopa.

Peixe, presunto e bacon

Queijo

E porque não espalhar queijo ralado, como por exemplo queijo Stilton ou feta, ou lascas de queijo parmesão sobre uma sopa forte de legumes? Queijos mais cremosos, como o gorgonzola ou queijo de cabra, podem ser cortados em cubos pequenos e espalhados por cima da sopa. O queijo derrete-se com o calor da sopa, tornando-a mais cremosa e intensificando o sabor.

Cubos de gelo

Os cubos de gelo são uma decoração perfeita para sopas frias, dão um toque sofisticado e mantêm a sopa fresca num dia quente. Acrescente-os mesmo antes de servir.

Cubos de gelo

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.