Rita Nascimento é a boa disposição em pessoa. Quem lhe segue as receitas no canal que criou o “La Dolce Rita”, conhece-lhe o humor e a vontade de descomplicar os doces. Aqui, explica-nos como preparar o Bolo-Rei em cinco minutos, tempo que exclui o forno.
É tempo dela, da constipação e da malfadada prima direita, a gripe. Para que possa mitigar esta convidada indesejada do inverno, eis quatro receitas com a poderosa laranja, também o gengibre e o sempre bem acolhido mel.
Como prato principal, estes croquetes fazem boa companhia a um arroz branco e salada. Pode preparar uma dose extra, congelar e, mais tarde, torná-los numa refeição caseira pronta a comer.
“O melhor pão de leite chama-se Hokkaido” assim o afirma o chef Rui Ribeiro que nos dá a receita. Para completar o trio de pãezinhos fofos, há os semidoces e de noz.
Muitos entre nós experimentam nestes primeiros dias do ano uma sensação de abatimento após as festas. Os primeiros dias do ano podem ser vividos com menos energia e motivação. Nestes momentos, há que incrementar a alimentação. Experimente uma das receitas que lhe propomos.
Sem pedir muito à imaginação, falar de natas leva-nos, invariavelmente, para o pastel tornado sinónimo de portugalidade. Também o temos nesta seleção gulosa, assim como tartes e mousse.
Uma série de regras sobre a forma correta de abrir uma garrafa de vinho são quebradas no momento de servir um espumante, ou não fosse este tipo de bebida especial. Vamos por partes, do transporte do espumante até ao momento do serviço.
Zero proteína animal e 100% de sabor e diversidade. A cozinha vegan traz-nos um mundo de receitas, de entradas criativas, aos pratos principais e sobremesas deliciosas.
Antes da festa de arromba do Ano Novo e depois dos excessos alimentares do Natal, tome nota destas receitas para um detox de açúcares, gorduras e outros "pecados" da mesa.
A simples menção à alfarroba remete-nos para paisagens do sul do país. Com a farinha de alfarroba preparamos das delicadas mousses a bolos de textura rústica e aconchegante. Temos cinco receitas.
Uma tábua bonita e apelativa é um “must have” numa mesa de entradas e faz um sucesso em jantares de família e amigos. Seguindo a regra dos dez passos terá, sem complicações, uma tábua de queijos, enchidos e frutos secos irresistível.
Este é um desafio deixado aos adultos, mas que pode envolver as crianças. Em família, com a calma que lhe traz, por exemplo, o fim de semana, prepare estas broas com sabor a Natal. Oportunidade para reencontrar memórias e afetos.
Sem deixarmos de levar à mesa o trio infalível dos comeres de Natal, o bacalhau, o peru e o polvo, podemos inovar. Encontrar novas preparações e apresentações para a mesa tradicional é um desafio superado com estas receitas.
A época natalícia já chegou e com ela os preparativos para a ceia de Natal. Quer tenha uma dieta vegetariana, esteja a reduzir o consumo de carne no dia a dia, ou apenas a tentar cozinhar mais refeições à base de vegetais, não tem de optar por soluções restritivas nesta altura do ano.
“Quero algo diferente para a noite de Natal, mas o quê?”. Esta é uma pergunta repetida vezes sem conta ao chegar a época do ano mais festiva. Para acrescentar novidade e criatividade à mesa, Inês Gens Mendes apresenta-nos um trio de sugestões que trazem um delicioso twist às nossas consoadas.
Com a aproximação do Natal coloca-se a pergunta: "O que levar à mesa no que toca a doces?" Procuramos a tradição, mas também inovação. A resposta está nestes doces de Mafalda Agante do projeto "Há Alguém Mais Gulosa do Que Eu?"
Não há como as esquecer no Natal. Filhoses, rabanadas, azevias e sonhos fazem parte da nossa tradição doceira e, com alguma paciência e carinho, podemos prepará-los nas nossas cozinhas.
Banana, coco, fruta, até mesmo o café e a bolacha, estão entre os ingredientes de bolos que prometem animar os lanches em casa. Vamos dar uso ao forno?
A massa filo entra na categoria de salva-vidas na cozinha. Com esta massa estaladiça preparamos maravilhosos pratos de forno, adequados a diferentes ocasiões e momentos à mesa. Eis cinco receitas.
A pouco mais de uma semana do Natal é tempo de começarmos a desenhar a ementa para a noite que junta a família. Entre as oito sugestões de receitas que aqui encontra, algumas já trazem um ‘cheirinho’ a Natal.
Este Natal, há espaço para todos na hora de cozinhar. Entre filhoses, sonhos e a presença obrigatória do bacalhau, as festas podem ser uma excelente oportunidade para juntar miúdos e graúdos à volta do mesmo prato. Dotes culinários para que vos quero! A festa está na cozinha.
Deixamos-lhe a receita tradicional de caldo verde como nos foi explicada por Maria de Lourdes Modesto no seu livro “Cozinha Tradicional Portuguesa”. De resto, temos mais quatro receitas com alguns retoques no sempre tão aconchegante caldo verde.
Uma torta de curgete, uma outra de camarão e ainda a sugestão de uma receita com ervilha e outra com alho-francês estão nas quatro propostas que lhe trazemos.