Panqueca é assunto sério na cozinha. Diríamos que está para o tema pequeno-almoço/lanche, como está o do ponto certo da cozedura do bacalhau para o almoço e jantar. Importará dizer que não dedicamos tantas páginas de boa – apetecível – literatura culinária à panqueca, tal como fazemos ao fiel amigo. Ou que dediquemos um dia por ano a esta gulosa combinação de ovos, leite e farinha, como o fazem os britânicos, na Terça-Feira Gorda, antecedendo a Quaresma; ou mesmo corridas de panquecas popularizadas a partir de Terras de Sua Majestade.

Por cá, sem entusiasmos como os expostos, também temos os nossos arrufos sobre a melhor farinha para a panqueca, qual a consistência perfeita, ou de como lhe devemos dar acompanhamento à mesa.

Certo é que à tradicional panqueca tem ao rol de receitas acrescentado algumas novidades, como a panqueca suflé ou recuperado versões menos revisitadas no nosso canto luso, mas que nos trazem gulosas alternativas.

Vai fazer panquecas pela primeira vez? Não perca pitada destas dicas
Vai fazer panquecas pela primeira vez? Não perca pitada destas dicas
Ver artigo

Uma destas versões em formato XXL é a panqueca germânica, ou Bismark que, não obstante o nome, teve a origem cozinhada do outro lado do Atlântico, nos Estados Unidos da América. Isto, não obstante, acreditar-se que a receita encontrada em terras do Tio Sam desde os inícios do século XX seja neta da congénere Pfannkuchen alemã.

Que ingredientes para esta panqueca de forno?

Antes de se lançar na confeção desta panqueca de proporções generosas (a receita apresentada serve facilmente quatro adultos) prepare os ingredientes.

Vai precisar de duas colheres de sopa de manteiga (para a forma que vai ao forno), seis ovos médios (estamos a ser generosos), uma chávena de leite, uma colher rasa de sobremesa de baunilha, uma chávena de farinha sem fermento, duas colheres de sopa de açúcar, uma colher de café de sal.

Como opcional, reserve meia colher de chá de raspa de limão e meia colher de chá de sumo de limão.

Como preparar?

Pré-aqueça o forno entre os 180 e os 200 ºC.

Leve uma assadeira ou frigideira ao forno onde acrescentou a manteiga.

Entretanto, numa taça funda (também chamada batedeira), vai juntar todos os ingredientes secos e, logo de seguida, e no mesmo recipiente, os ingredientes líquidos (o que inclui os ingredientes opcionais).

Com uma vara de arames, misture todos os ingredientes até obter uma massa homogénea. Verá que fica líquida, não se preocupe.

Chegou o momento de levar ao forno. Com cautela, movimente o recipiente que está no forno, de forma a que a manteiga unte as laterais.

Posto isto, verta a massa na assadeira e deixe no forno por 20 minutos. Verá que a panqueca cresce e a doura.

Tirando-a do forno, irá decrescer um pouco, não estranhe.

Desenforme e bom apetite.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.