Primeira sugestão, apenas dois ingredientes

Os pães de dois ingredientes fazem-se com uma chávena de farinha com fermento, uma outra de iogurte natural (preferencialmente iogurte grego). Amasse com as mãos (não custa, a massa é leve) até obter uma consistência homogénea.

Obtida a massa, divida-a em iguais porções (oito, por exemplo), rolando-as até obter a forma de pãezinhos. Leve-as a um tabuleiro de ir ao forno, enfarinhado e pré-aquecido nos 180 ºC. Querendo, antes de levar os seus pães ao calor, pincele-os com um ovo batido.

Também pode "brincar" com a massa e fazer, por exemplo, um pão maior entrançado ou um cacete.

Cinco minutos no forno a 180 ºC e estão prontos os seus pãezinhos.

Aileen Cox Blundell, autora de um multipremiado blogue irlandês, “Baby Led Feeding” dá-nos a sua receita.

Segunda sugestão, com seis ingredientes

Também o SAPO Lifestyle já havia apresentado anteriormente a mesma receita, embora com a adição de levedura biológica seca, azeite e ovo.

De resto, um processo igualmente simples, como pode constatar abaixo, embora aqui obrigue a algum tempo para levedar a massa (45 minutos).

Pão de iogurte
Pão de iogurte
Ver receita completa

Terceira sugestão com o mestre Matt Preston

O inglês que ganhou o mundo com a sua participação no concurso de cozinha australiano “Masterchef” e que o SAPO Lifestyle teve a oportunidade de entrevistar aquando da sua visita a Portugal, há anos que apregoa o seu pão de três ingredientes. O pão de Preston contém 14 gramas de leveduras secas, um quilo de farinha, uma colher e meia de sopa de sal (pode reduzir) e 950 ml de água quente. Tudo bem amassado, pronto para fermentar quatro horas no frigorífico. Posto isto, modela os seus pães e leva-os por 30 minutos ao forno pré-aquecido a 180 ºC.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.