Nos meses de verão temos temperaturas mais elevadas, dias maiores, um convite a espreguiçar os dias até mais tarde, à prática de mais atividades com exposição solar e a viver com uma energia mais intensa: a energia fogo.
Para isso, devemos nutrir-nos da melhor forma. Como?
Devemos privilegiar alimentos mais leves, pouco cozinhados (salteados rápidos; escaldados; ao vapor) ou mesmo crus. Isto, para além de alimentos que tenham uma maior composição de água e que nos ajudem a nutrir o coração e o intestino delgado, por serem os órgãos que mais impactam a energia expansiva que vivemos no verão.
Não é por acaso que temos a expressão amores de verão – com uma ligação direta ao coração! E a cor vermelha está também muito presente nesta estação, já repararam? Tomates, Beterraba, Pimentos, Melancia, Framboesa, entre outros.
Para esta estação alguns dos alimentos interessantes a incluir na nossa dieta são o milho, as lentilhas, a beterraba, o tofu, a fruta da época (pêssegos; melancia; alperces; melão, etc), a cevada e o limão (como tempero e para bebidas). Alimentos que explico detalhadamente aqui.
Celebre esta energia e a nova estação com um piquenique, aceita? Convide os amigos e a família e divirta-se.
Para que torne o piquenique num momento memorável, deixo-lhe algumas sugestões de receitas muito simples e práticas de transportar.
Bôla de vegetais
Esta Bôla de vegetais surgiu como uma opção rápida para um piquenique entre amigos para celebrar a chegada do verão. Em versão individual ou familiar é muito saborosa e nutritiva para picar neste tipo de ocasião. Pode também servir como lanche
Almôndegas de Millet
O é um dos meus cereais favoritos, por ser alcalinizante e por estimular o bom funcionamento do estômago. Estas Almôndegas de Millet são ideais para um acompanhamento colorido e bem saboroso. É muito versátil, pois assume um sabor totalmente distinto dependendo do tempero que escolhermos para o millet.
Hambúrgueres Azuki
Estes Hambúrgueres Azuki foram inventados para um jantar de amigos, uns mais conscientes da alimentação do que outros. O desafio foi superado e a receita aprovada. Ideal para surpreender quem é mais desconfiado quanto às receitas sem alimentos de origem animal.
Bolachas de frutos secos e laranja
Esta receita de Bolachas de frutos secos e laranja surgiu quando queria esvaziar a despensa de vários restos de frutos secos que tinha guardados. Ficou deliciosa. Desapareceram num instante.
Comentários