Nos meses de verão temos temperaturas mais elevadas, dias maiores, um convite a espreguiçar os dias até mais tarde,  à prática de mais atividades com exposição solar e a viver com uma energia mais intensa: a energia fogo.

Para isso, devemos nutrir-nos da melhor forma. Como?

Devemos privilegiar alimentos mais leves, pouco cozinhados (salteados rápidos; escaldados; ao vapor) ou mesmo crus. Isto, para além de alimentos que tenham uma maior composição de água e que nos ajudem a nutrir o coração e o intestino delgado, por serem os órgãos que mais impactam a energia expansiva que vivemos no verão.

Não é por acaso que temos a expressão amores de verão – com uma ligação direta ao coração! E a cor vermelha está também muito presente nesta estação, já repararam? Tomates, Beterraba, Pimentos, Melancia, Framboesa, entre outros.

Melancia: Mitos, verdades e ideias erradas
créditos: Lifestyle

Para esta estação alguns dos alimentos interessantes a incluir na nossa dieta são o milho, as lentilhas, a beterraba, o tofu, a fruta da época (pêssegos; melancia; alperces; melão, etc), a cevada e o limão (como tempero e para bebidas). Alimentos que explico detalhadamente aqui.

Celebre esta energia e a nova estação com um piquenique, aceita? Convide os amigos e a família e divirta-se.

Para que torne o piquenique num momento memorável, deixo-lhe algumas sugestões de receitas muito simples e práticas de transportar.

Bôla de vegetais

Esta Bôla de vegetais surgiu como uma opção rápida para um piquenique entre amigos para celebrar a chegada do verão. Em versão individual ou familiar é muito saborosa e nutritiva para picar neste tipo de ocasião. Pode também servir como lanche

bola vegetais

Almôndegas de Millet

O é um dos meus cereais favoritos, por ser alcalinizante e por estimular o bom funcionamento do estômago. Estas Almôndegas de Millet são ideais para um acompanhamento colorido e bem saboroso. É muito versátil, pois assume um sabor totalmente distinto dependendo do tempero que escolhermos para o millet.

almondegas de millet

Hambúrgueres Azuki

Estes Hambúrgueres Azuki foram inventados para um jantar de amigos, uns mais conscientes da alimentação do que outros. O desafio foi superado e a receita aprovada. Ideal para surpreender quem é mais desconfiado quanto às receitas sem alimentos de origem animal.

hamburguer

 Bolachas de frutos secos e laranja  

Esta receita de Bolachas de frutos secos e laranja surgiu quando queria esvaziar a despensa de vários restos de frutos secos que tinha guardados. Ficou deliciosa. Desapareceram num instante.

bolachas

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.